QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

NEM SEMPRE AS PESSOAS ESTÃO DEVIDAMENTE PREPARADAS PARA ASSUMIREM POSIÇÕES, DETERMINADOS POSTOS NA VIDA, PORQUE MESMO SEM TER O QUE IMAGINAM, SE ACHAM EM DETERMINADOS MOMENTOS, OS DONOS DO MUNDO E PENSAM QUE TUDO PODEM, QUANDO AS COISAS NUNCA SÃO BEM ASSIM.

O PROBLEMA MAIOR É NÃO TER O PODER QUE SE IMAGINA TER, MAS MESMO ASSIM, SE SENTIR O DONO DO MUNDO


     Nem sempre as pessoas estão preparadas para viver como se deve, dentro dos limites impostos pela própria vida e pela sociedade jurídica e politicamente organizada. Uns, que em muitos casos vem lá do fundo do poço, sem muito preparo para a vida, não que isso sempre acontece nessa ordem, mas quando tem uma inesperada oportunidade ou jamais imaginava que viria a ter, se acham os eventuais donos do mundo, e por isso mesmo, dotados de um poder fenomenal que tudo podem, quando na verdade, não é bem assim que acontece com o refreamento existente nos próprios batentes que a gente tem que enfrentar pela vida, pois no princípio de pesos e contrapesos, ou seja, na balança que mede a vida de cada um, um lado pode pesar para do que o outro, sem o devido equilíbrio e vice-versa. O ideal seria com certeza, o equilíbrio entre os dois lados, mas isso no geral, é impossível de acontecer, porque o ser humano não aprendeu ainda que a harmonia na vida, o respeito ao próximo, o reconhecimento de que todos nós somos iguais uns aos outros, nem sempre é seguido por todas as pessoas, que uns se acham donos do mundo, outros que podem ainda mais que os outros e se imaginam acima de tudo, os próprios Deuses do Olimpo, a exemplo de determinadas categorias sociais ou estamentos sociais que não veem o mundo com o devido preparo para à vida que deveriam ter. Visão de mundo, a bem da verdade, não é sapiência ou privilégio de todo mundo não senhor!
   Alguns veem praticamente do nada. Nunca foram absolutamente coisíssima alguma, mas quando tem uma oportunidade, como se fora um prêmio vindo dos céus, se posicionam como se estivessem num pedestal acima de tudo e de todos e por isso mesmo, se imaginam numa condição que tudo podem. A vida, minha gente, é por demais problemática e cheia de armadilhas no nosso caminho, de percalços invariáveis, de pedras, então nada melhor do que diante de tudo isso buscar trespassá-los dentro das limitações de cada um, dentro do que a própria vida nos permite. Que adianta a gente dar um passo além de nossas pernas, não atingirmos o outro ponto no chão e, quando chegar a complementar o passo, levar uma queda para não mais se levantar, hem? – É isso que muitas lições nos tem mostrado. Por isso mesmo, é que só devemos fazer o que nos é permitido e dentro de nossas próprias limitações no que nos reservou o curto lapso temporal de vida. A questão maior, é quando a alguém é dado o poder de mando, é que realmente a gente chega de verdade a conhecer a quem foi que demos o poder e isso é um fato que acontece diuturnamente ao nosso redor. Não precisamos ir a lugar algum para saber de ciência própria de tais façanhas, porque isso acontece em nossos próprios monturos de convívio social. Existem segmentos da vida da gente, em que cada um tem o livre arbítrio de escolher, em alguns casos, as coisas caem como uma luva, assim de graça, como um presente dos deuses e como se fora um acerto da sena acumulada, aí sim, é que realmente o sujeito que foi alvo dessa benesse, se sente o máximo, se acha e por isso mesmo, faz o que bem entende, age como se não mais existisse ninguém, não imaginando o lacaio, que tudo por ser passageiro na vida, tudo que tem começo, quando menos se espera, tem o seu fim e, se o indivíduo, qualquer que seja, não estiver devidamente preparado para outra variável de vida, um outro mundo diferente daquele imaginário no qual estava em sonho, pode se dissipar assim de repetente e a realidade com certeza não vai ser nada fácil de ser enfrentada, isso porque, muitas coisas que facilmente vieram às mãos de alguém, da mesma forma se vão assim como num passe de mágica, se dissipam como fumaça. É a lógica da vida, ou será que pode ser diferente?
   Por isso mesmo é que sempre tenho escrito e falado em minhas prelações, enquanto me for permitido, que ninguém pode ir com muita sede ao pote, porque, na pressa, na fragilidade do corpo, pode assim de repente, vir a ter um infarto e fenecer sem mais nem menos, como uma reles formiguinha. O problema maior que o ser humano tem enfrentado, não é ficar melhorado na vida, enriquecer, viver num mundo de todo tipo de regalias, de ostentação de poder e de riquezas, mas sim, o dia seguinte que vem depois de tudo isso, porque nem sempre na vida, existem pessoas devidamente preparadas para viver o “day after” , sabem por que? – A questão é bem simples, porque ninguém se preparou para viver o pós, sem ter previamente se preparado para vive-lo, e aí as consequências podem ser dantescas, trágicas, desastrosas e irrecuperáveis, como é costume a gente observar na vida de muitas pessoas que já passaram pela nossa frente. Isso acontece em consequência de falta de uma boa estrutura, de uma história de vida. Existem pessoas que até certo tempo de sua vida, existe um quadro negro que só começa a ser escrito com letras de giz, somente depois de certo tempo, e que de uma hora para outra, poderá vir a ser de repetente, sem mais nem menos, completamente apagadas. No mundo real das coisas, a gente perfeitamente observa, que quando se erige uma grande construção, um edifício, um grande prédio, uma grande ponte, com toda certeza, se não se fizer uma boa estrutura com boas qualidades de ferro, concreto, cimento e demais ingredientes, além de profissionais hábeis e gabaritados, com toda certeza, quando menos se espera, àquela construção rui de uma hora para outra e aí reconstruir o que foi perdido, fica sempre mais doloroso e difícil. Isso também se pode perfeitamente aplicar à vida de cada um de nós, pois é dessa forma que mais a gente ver os acontecimentos que acontecem em muitas pessoas que estão bem próximas da gente mesma. 

Nenhum comentário: