QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

NOSSA ENTREVISTADA DE HOJE, É A JOVEM E TALENTOSA ARTISTA PLÁSTICA BUIQUENSE DA GEMA, MARIA VANUSA DA SILVA, OU SIMPLESMENTE WANUSA, COMO ASSINA EM SUAS TELAS, QUE NOS FALA DE SEU TRABALHO, DE COMO PRETENDE DESENVOLVER AINDA MAIS NA ARTE DE PINTAR E NOS REVELA UM FATO INUSITADO, DE QUE TAMBÉM É ESCRITORA, JÁ TENDO QUATRO LIVROS ESCRITOS, ENTRE OBRAS DE ROMANCE E DE FICÇÃO, ALÉM DE TER A VEIA POÉTICA, COMO BEM DEMONSTRA NAS TELAS QUE PINTA COM ESMERADA BELEZA. LEIAM E CONFIRAM O QUE DISSE NOSSA ENTREVISTADA DE HOJE.

PASSANDO a LIMPO – ENTREVISTA COM MANOEL MODESTO


SÉRIE BLOG DE ENTREVISTAS

Nossa entrevistada de hoje, na SÉRIE DO BLOG ENTREVISTA COM MANOEL MODESTO – PASSANDO A LIMPO, é MARIA VANUSA DA SILVA (MV), artista plástica de nossa terra, cuja atividade já vem desenvolvendo há cerca de dez anos, mas tendo seu trabalho pouco conhecido, mas é uma pessoa talentosa nas artes plásticas que vem desenvolvendo, mas que pretende avançar cada vez mais nessa importante veia artística da pintura, principalmente na pintura em telas, que a artista cria majestosamente através de suas hábeis mãos, paisagens e pinturas inimagináveis, que ao serem observadas cada uma dessas obras, quem fita o olhar, pode fazer uma viagem imaginária a um mundo encantado da própria artista que criou à obra, ou então, criando o seu próprio mundo aos olhos de quem observa uma exímia arte fruto de mãos divinas, que só uma grande pintora buiquense, poderia vir a transmitir através de uma pintura em tela pintada à tinta acrílica ou à óleo. Então minha gente, vamos ao que disse nossa entrevistada de hoje:

P - MM– Você é daqui de Buíque mesmo, mas vem desenvolvido a arte da pintura há quantos anos e se fez algum curso especializado na área?
R – MV – Sou natural de Buíque mesmo, venho desenvolvendo minha arte há mais de dez anos e aprendi por mim mesma. Sou autodidata. O meu interesse pela pintura é algo que veio se acentuado de há muito tempo dentro de mim mesma e procurei externar esse sentimento através das artes plásticas.

P - MMPara realizar a sua obra de pinturas, você é inspirada em alguma escola de belas artes, em algum pintor importante?

R – MV – Sou inspirada na Escola de Pintura Clássica. Adoro Leonardo da Vinci. Também gosto muito das pinturas de Vang gogh, Michelangelo, Rembrant, entre outros de origem europeia.

P – MM – Como é que você vê o campo de sua arte aqui em Buíque e na região?
R – MV – Minha obra ainda é pouco conhecida aqui na cidade, mas foi a partir de uma exposição na Câmara Municipal de Vereadores, uma vernissage, incentivada por uma minha professora de português, Ângela Maria, que passei a ser mais conhecida. Mas acredito que a minha arte ainda vai ganhar limites além de minha terra, pois pretendo sempre me aprimorar no que mais gosto de fazer.

P – MM – Sua obra de arte é voltada assim para que tipo de tema? – Já chegou a pintar assim alguma série de obra temática?
R – MV -.Eu sou uma pessoa muito eclética, faço de tudo um pouco, mas um dos temas que mais me agradam, são os casarios. Casas antigas, paisagens de Veneza, da França, de época da Europa atual, além de arte sacra. A única série que fiz foi relativa a essa que citei, mas penso em fazer uma série de casarios de Buíque, principalmente as mais antigas ou as que ainda restam. Pretendo também fazer algumas pinturas de algumas ruas mais famosas. Também pretendo fazer algumas fotos do Catimbau, para depois, reproduzir em tela. Pretendo pintar algumas passagens rurais, que existem muitas lindas e belas.

P – MM –Você já imaginou em fazer alguma pintura surrealista?
R – MV -.O surrealismo é uma desconstrução do mundo real, partindo de uma viagem de nosso imaginário. Pretendo sim fazer pinturas e adentrar nesse misterioso mundo das artes.

P – MMA nobre pintora só é voltada para à pintura ou faz também, desenhos à bico de pena?
R – MV – Às vezes eu arisco, mas do que eu gosto mais mesmo, é da pintura em tela, porque dá mais um traço de realidade nos traços que busco carregar em minha arte de pintar.

P - MM– Quais as cores mais predominantes em sua arte?
R – MV -.A cor predominante em minhas telas é a azul, mas há uma grande variação de tonalidades de azuis.

P – MM– Você em cada tela que pinta, cada obra que produz, retrata algum sentimento de sua alma?

R – MV – Sim. Sou muito sentimental. Busco retratar em algumas telas em especial, a tristeza, a solidão, a alegria, principalmente em alguns momentos de minha vida, quando me sinto muito alegre, busco então, retratar em minha obra de arte, como assim, o é todo e qualquer artista. Também, claro, como todo ser humano, retrato momentos de raiva, de tristeza e de dor. O pintor é uma espécie de artista, que como se fora um poeta, retrata em sua arte aquilo que vem de dentro de sua alma, de seu coração.

P – MM – Em seus trabalhos você costuma usar tela ou outra espécie de material e que tinta você usa para desenvolvê-los?
R – MV – Costumo usar tela, mas já cheguei a usar outros materiais, a exemplo de madeira, papel, etc. A tinta que uso para o desenvolvimento de meu trabalho, é a acrílica, mas em casos especiais, faço uso da tinta à óleo. A tinta acrílica tem um período rápido de secagem, enquanto que, a tinga à óleo, demora em torno de até quinze dias para secar, a depender do tamanho da tela pintada, podendo chegar mesmo até aos trinta dias. A tinta à óleo, procuro usar mais, quanto busco retratar pessoas. Em meus quadros também, retrato pinturas de natureza morta.

P – MM – Como você pretende desenvolver sua arte e leva-la ao conhecimento da massa popular? – A recém-fundada Academia Buiquense de Letras e das Artes – ABLA, da qual você faz parte, seria um meio de ajuda para você atingir parte de seus objetivos?
R – MV – Bom, eu acho que pretendo desenvolver de forma simples, para que o povo venha a entender à minha arte. A Academia recém-criada, com certeza vai ajudar a todos nós que lidamos com a arte de um modo geral, porque é uma entidade sem fins lucrativos e que pretende ajudar a todo o conjunto de nossa cidade e região, em iniciativas no campo das letras e das artes, no qual estou inserida. Além da pintura, escrevo também poesias, romances policiais, ficções, contos, etc. Tenho uns quatro livros já prontos, faltando tão-somente algum patrocínio ou financiamento próprio para que venha a publicar algumas de minhas obras voltadas para à literatura. O primeiro livro que escrevi, intitula-se Diário de Um Príncipe, é um livro de época, que fala de relacionamentos entre pessoas medievais, traições, romances às escondidas, etc. O segundo que escrevi, foi Anjos ou Demônios, que trata da personalidade das pessoas, naquilo que a gente é e no que a gente deve ser; o terceiro livro, é Blooded, Diário de Um Caçador, um romance vampiresco, em que me inspirei numa série de TV e o quarto, trata da minha veia poética, Cartas de Um Apaixonado, que trata de um homem apaixonado escrevendo poesias para a sua amada. Estou criando outros temas em construção, porém sem me descuidar da pintura. Aproveito esta oportunidade para mandar uma mensagem para os nossos jovens, de que eles aproveitem o tempo não para ficar no computador, mas sim, para ler livros, boas obras, grandes escritores, conhecer museus, os valores de nossa própria terra e ler muito para alargar conhecimentos e novos horizontes, para na idade própria cada um ser alguém na vida, para não se descaminhar para outras vertentes.

    Pela primeira vez, nosso Blog nesta série, entrevista uma artista plástica de nossa terra, que embora seja uma desconhecida, mas é uma pessoa de talento, inclusive chegamos a descobrir que além de artista plástica, Vanda também é escritora, já tendo quatro livros prontos para ser publicados, só restando tão-somente patrocinadores, o que é meio difícil, mas não impossível. Foi para isso que criamos a ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES – ABLA, justamente, dentro tantos trabalhos, na medida do possível, escolher os melhores e buscar meios de financiamento de edição e publicação de tais obras, para que a nossa cultura venha finalmente a se desenvolver como se deve e nossa terra venha a ser fortalecida. Na Academia recém-fundada, não podemos esquecer também, da diversidade de manifestações cultuais, pois foi para isso que a fundamos e plantamos a primeira semente. Por ser uma Associatividade Academicista sem fins lucrativos, vai depender muito da ajuda da iniciativa privada, das parcerias público-privadas que fizermos, no sentido de buscarmos os recursos necessários para implementarmos os nossos projetos culturais em nosso município e região. Agradeço ter conversado com você, Vanusa, dizendo que adorei sua simplicidade e a pessoa talentosa e lutadora que você é. O que depender de nós, estaremos ao seu inteiro dispor.

Nenhum comentário: