QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

AFINAL, O QUE É ESSE CHAMADO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE, COM A SIGLA DE SUS, QUE NINGUÉM SABE COMO FUNCIONA E QUE COMO É IMPLANTADO, ESTÁ MAIS PARA UMA FÁBRICA DE MATANÇA, DO QUE PARA O SALVAMENTO DE VIDAS, HEM MINHA GENTE? - POR QUE NOSSOS GESTORES PÚBLICOS NÃO TEM A DEVIDA RESPONSABILIDADE COM O DINHEIRO PÚBLICO, PRINCIPALMENTE NA SAÚDE E EDUCAÇÃO? - SERÁ QUE JÁ NÃO ESTÁ NA HORA DE SE DAR UM BASTA NISSO TUDO?

AFINAL, O QUE NA REALIDADE É ESSE SISTEMA DE SAÚDE, APELIDADO DE SUS?


    Os mentores e criadores, pelo menos em tese, desse chamado Sistema Único de Saúde – SUS, dizem ser o melhor do mundo. Agora fico a me perguntar, melhor em que porra, se desde sua criação e implantação nunca funcionou e nossa população, por mais hospitais que se construam, mas médicos que se tragam até mesmo da Conchichina, não muda em nada o quadro de abandono e sucateamento em que padece de doença crônica nossa saúde, hem minha gente? – Se a gente parte para os chamados hospitais regionais, o atendimento é péssimo, falta médicos, medicamentos de primeiros socorros e se for em final de semana, aí sim, é que o bicho pega mesmo, porque médico nenhum vai deixar de tomar as suas caninhas, fazer as suas farras, para estar dando expediente num purulento hospital público, ganhando uma ninharia, para atender pessoas da gentalha, que para muitos deles, com uma ajudazinha da falta de atendimento, melhor morrer mesmo, porque só assim, a densidade demográfica pode ser que venha a ter um certo equilíbrio. É de se lamentar, mas o quadro de nossa saúde, principalmente no Estado de Pernambuco, é de se lamentar, porque se encontra em coma induzida pelo sucateamento dos nosocômios, do péssimo atendimento, da falta de leitos, de medicamentos de primeiros socorros, de equipamentos para exames e análises clínicas inadiáveis na maioria dos casos. Quer dizer, estamos mesmo em verdadeiro estado de terra arrasada.
  O ex-governador e ex-presidenciável que se foi tragicamente, cantava loas aos quatro cantos, que o seu governo em várias áreas de atuação, inclusive setores como saúde pública e educação era dos melhores do Brasil, só que, pelo indicativos, são os piores, sem falar na segurança pública, que era a menina de seus olhos verdes, embora tenha avançado um pouco e aumentado o efetivo de pessoal nessa área, mesmo assim, o índice de criminalidade diminuiu muito aquém do previsto. Então em que melhorou em nosso Estado? – Canteiros de algumas obras paralisadas, a exemplo, só para citar, do trecho de asfaltamento de 12 km, que liga Buíque à Vila do Catimbau, muito importante para o desenvolvimento turístico de nossa região, mas cadê o impulsionamento da obra depois da política, hem? – Criar unidades de postos de saúde, como está sendo feito em Buíque, para depois ficar juntando baratas, paredes rachando, sem condições de atendimento ao povo, então para que fazer tais investimentos indevidamente e sabendo de antemão que não vai ter praticamente serventia alguma, se os que se tem, já não funcionam, hem minha gente? – O que precisa, senhores governantes de meia-tigela, é responsabilidade no que se propuseram a fazer para a nossa sofrida população, com os votos ou comprados à peso de ouro ou não, que vocês receberam, mas que satisfação vocês tem por dever e obrigação de dar à população, com certeza, tem que dar sim! – Tem mais, em muitas cidades, como a minha mesma, existe ambulância do SAMU vindas ainda no final da campanha política de 2012, na gestão do prefeito, infelizmente, reeleito, mas até agora está jogada às intempéries do tempo para enferrujar, criar casa de aranha e não está tendo serventia nenhuma. Então a pergunta que não quer calar, se não está funcionando aqui, então por qual razão não destiná-la para outro lugar aonde ela possa vir a ter alguma utilidade, hem? – Digo isso porque se continuar em desuso, com certeza nesses dias, nem o próprio motor vai estar funcionando. O descaso é realmente uma vergonha neste país do faz de conta.
   Enquanto o próprio povo não abrir os olhos, essa situação de descaso e de irresponsabilidade, às vezes até, não por falta de verba pública, que existe, mas pela falta de ser esta bem administrada e aplicada devidamente nos fins previstos, sem que o gestor pense primeiro em roubar, do que salvar vidas; pense primeiro nas falcatruas para tirar indevidas vantagens, e termos uma educação de péssima qualidade, principalmente no ensino básico, como em Buíque e extensivamente a muitos outros. Na verdade, ou dentro dessa realidade, essa cambada de irresponsáveis toma jeito, ou então, o povo tem que partir para a ignorância, se mobilizar, fazer protestos, exigir o impeachment de muitos governantes, desde quem está lá no topo, passando pelos estados e chegando ao município e a maioria sair de seus Estados e municípios, com pulseiras de aço nas mãos, como ocorreu na operação Alcaides, quando a Polícia Federal prendeu Mané Roque em Tupanatinga, há mais de seis anos. Não ficou preso, nem a desonestidade acabou, mas pelo menos foi algemado entrando nas dependências do prédio da Polícia Federal da 5ª Região, em Recife. Lugar dessa bandidagem engravatada, enquanto o povo vem sofrendo toda essa sorte de coisas, é na cadeia, por que ao invés de estarem eles fazendo um mero furto de uma galinha, estão tirando a olhos vistos, milhões e milhões do dinheiro público, que maquiados contabilmente, mas visíveis para qualquer bom técnico de algum Tribunal de Contas, que perfeitamente sabe se esse ou aquele projeto de licitação foi fraudado ou não, como o é praticamente todos eles, que estão contaminados pelo vírus da roubalheira sem limites. Quem preside Comissão de Licitação, sabe perfeitamente do que estou falando, ou de maneira diferente está sendo, hem senhores técnicos de tribunais de contas e presidentes de comissões de licitações e gestores públicos de um modo geral! - O pior mesmo e mais dramático, é tirar indevidamente e descaradamente, da saúde pública e da educação. É de doer o coração de qualquer brasileiro honesto, honrado e que busca se pautar pelo caminho da retidão e do bom caráter. Mas isso tem que acabar num determinado momento, ou na lei ou na marra, porque o que não pode, é permanecer essa farra que continuam fazendo com o que é público e isso vale para todos os poderes, certo minha gente! – Mas como no título desta matéria, o que na verdade não entendi até hoje, é o funcionamento desse chamado SUS. Afinal esse é o Sistema do Último Suspiro, ou de salvar vidas, hem?

Nenhum comentário: