QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

HOJE NA COLUNA EXPLOSIVA DE TODAS ÀS SEXTAS-FEIRAS, OS BLOCOS ESTÃO CADA VEZ MAIS NITROGLICERINADOS, MAS COMO É INÍCIO DE ANO, HOUVE UMA MANEIRADA PARA AS PRÓXIMAS COLUNAS QUE SERÃO EXPLODIDAS NO DECURSO DESTE ANO NOVO

COLUNA EXPLOSIVA

É NITROGLICERINA PURA – PROCURE NÃO ANDAR POR CAMPOS MINADOS

HOJE PRIMEIRA SEXTA-FEIRA DO ANO – Como se trata da primeira sexta-feira do ano, vou tentar não colocar muita nitroglicerina pura em cada bloco desta Coluna, senão a gente explode tudo logo no início do ano, sem ligar o relógio cronologicamente controlado por controle remoto, para aos poucos, na medida do decurso do ano que se inicia, a gente ir aos poucos destilando o veneno mortífero por explosão e detonando o que merece ser detonado, em face de cada acontecimento que venha a merecer impiedosamente ser explodido. Por isso mesmo, não vou procurar detonar na proporção de uma bom atômica, mas sim, de um traque de festa junina ou da bombinha de peido de “veia”, certo minha gente!

POSSE DA NOVA MESA DA CÂMARA – Convidado que fui, não me fiz de rogado e compareci à posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal, composta por Félix José da Silva, Presidente, Vice, vereador Dodó e demais membros componentes. Alguns dos senhores edis, não suportaram fazer à festa depois da posse e se encontravam visivelmente etilizados, a ponto de tomaram umas talagadas de wisk na própria mesa de formação dos que iriam assumir o período legislativo de 2015/2016, juntamente com alguns vereadores que compareceram, e convidados, que como eu, foram chamados a integrar à mesa. Como sou cidadão buiquense, advogado e político, também não me fiz de rogado e juntei-me à mesa, fazendo um papel meramente protocolar de participar da vida política de nossa comunidade, foi o que fiz. Daí, ao assumir os trabalhos da Mesa, o Presidente eleito, abriu à palavra aos seus pares e a quem desta quisesse fazer uso. Vários vereadores falaram de seus “grandes” feitos, criticaram sem dó nem piedade, o vereador André de Toinho, que lá não compareceu não sei por qual razão, mas não poderia se defender do que o acusaram, de ter deixado à Câmara em uma situação de verdadeira terra arrasada, foi isso que deu a entender no discurso de alguns dos vereadores presentes. Inclusive alguns deles, estavam dentre os três votos que na eleição, iriam a princípio votar com certeza em André de Toinho e, estranhamente, na hora agá, votaram em Felinho. Bem isso são detalhes que só eles mesmos sabem como foi o carteado.

FATO INUSITADO FOI UM NÃO CONVIDADO ESTRANHO AO EVENTO, COMPARRECER – Um fato interessante se deu, quando um convidado estranho ao evento, compareceu assim de repente. Era um cachorro pretinho, ofegante, como que perdido, certamente à procura de seu dono, que na ocasião se fez presente e, pelo visto, queria entrar no recinto reservado à Mesa que ia tomar posse, vereadores e convidados, para também, integrar a solenidade de posse na formação da mesa. A princípio se indagou, será que ele veio a mando de alguns dos que não compareceram, em substituição? – Bem, talvez sim, talvez não, porque vi naquele cachorro uma fidelidade de amizade, que a gente só vê mesmo nos animais como aquele belo cachorro no meio de uma solenidade de posse de uma Mesa Diretora do Legislativo Municipal de Buíque. Acredito que a presença dele foi mais importante do que alguns de nossos políticos.

COMO A PALAVRA FOI FRAQUEADA, DELA FIZ USO – Como a palavra foi franqueada aos que faziam parte da mesa de solenidade de posse, tanto para seus integrantes, quanto para os presentes em Plenário, desta fiz uso, aproveitando para fazer uma breve explicitação do real papel de cada um dos vereadores que ali se encontravam, no desempenho de seus reais papeis na comunidade a qual se fazem representar e como tais, tinham responsabilidade para com o nosso povo e que deveriam em nome deste, defende-los e não meramente servir do balanças da cabeça para baixo em gesto afirmativo do sim, em tudo que vem do Executivo e aprovarem sem nada discutir com seus pares, com o próprio povo, prejudicando de certa forma toda a população, como na questão da lei que aumentou a taxa de licenciamento para ocupação do solo urbano e de última hora, a Lei Orçamentária Anual (LOA), que foi aprovada no apagar das luzes do ano findante, que embora não a tenha citado, mas ficou implícito no que externei e em determinado momento, indaguei aos vereadores, se eles sabiam quanto foi que veio para o município nesses últimos seis anos, apontei para um, para outro, e ninguém soube responder, daí então, como ninguém tinha conhecimento, disse-lhes quanto veio ao Município e os alertei para que buscassem agir com mais responsabilidade, mais presença perante ao povo, mais fiscalização em nome do povo que os elegeu, não somente os que neles votarem, mas os que não votaram também, porque eles eram os legítimos representantes de toda população buiquense. Por fim, conclamei a todos e em especial ao presidente empossado na ocasião, da responsabilidade que ele, presidente, assumiria naquele momento, assim como, os demais vereadores, que tinham como papéis preponderantes, o de defender o povo, o Estado Democrático de Direito e ser mais presentes e fiscalizar as ações mais de perto do Poder Executivo, pois aí sim, estariam de fato e de direito exercendo o verdadeiro papel de um legislativo decente e merecedor de aprovação popular. Não foi bem nessas palavras, mas foi isso que na verdade quis dizer aos presentes.

RÉPLICA DE UM VEREADOR – Diante de minhas palavras, um determinado vereador, fez uso da palavra e, na ocasião, quis ele dizer, que “o momento ali não era de se fazer política, mas de festa”, emendando ainda, “que até pouco tempo atrás era só elogios”. Não fui à tréplica, porque ali não era realmente um tribuna de discussões, mas aqui nesta COLUNA, posso explicar melhor. Na verdade o vereador que foi à réplica diante do que eu disse, mais do que ninguém me conhece e sabe perfeitamente de minhas posições e sabe também, que mesmo antes de o atual gestor assumir, em 2008, que já o criticava, senão em público, pelo menos nos bastidores e nas publicações de meu Blog, quem sabe ler nas entrelinhas, sabe perfeitamente que nunca deixei de criticar o que achava errado, senão diretamente à pessoa, mas genericamente e a carapuça que viesse a cair em quem bem coubesse, eis a questão de se criticar e o alvo não chegar a entender de quem se está falando, mas um bom entender saberia perfeitamente interpretar o que sempre disse nas entrelinhas e até mesmo em discursos protocolares que fiz, cheguei sim a elogiar determinados feitos, não tão convictamente, porque muitas das coisas jamais bateram com o que sempre tive como ideal de vida, de mundo e de visão política. Também, em cada final de meus discursos, sempre fazia uma crítica embutida, em que buscava citar um dado estatístico negativo do município, ou em algumas ocasiões, frases ditas por alguns sábios, a exemplo de algumas passagens dos Sermões do Pe. Antônio Vieira e de Santo Agostinho, ou será que não ouviam o que dizia em cada discurso? - Tem mais, esse vereador, como conhece a mim, também da mesma forma, o conheço muito bem e ele não poderia jamais abrir o bico e contestar a minha realidade de visão de mundo, além de que, não estive ou participei do atual governo para me servir, mas sim, como sempre foi do conhecimento desse vereador, o de servir e ajudar o meu Município e não o de me servir ou usufruir de indevidas vantagens, como vem ocorrendo com muita gente à olhos vistos e todo mundo tem disso conhecimento, ou será que somente toda à cidade e zona rural de tudo sabem, menos o vereador, é isso? – Alguns são omissão, tem medo, não falam para não perderem alguma vantagenzinha de merda, mas de que todo mundo sabe do que vem ocorrendo em Buíque, disso ninguém pode ter a menor dúvida, por que ninguém é cego, ou será que estamos na Grécia Antiga procurando um homem honesto em plena luz do dia, hem?

NÃO ABRO MÃO DE MINHA POSIÇÃO – Tem mais, de minha tomada de posição recente, ainda no ano que se passou, por não mais compactuar com toda sorte de coisas que vem acontecendo, não vou abrir mão de minha posição. Vou continuar nessa caminhada e como cidadão, eleitor e político, é um sagrado direito que me assiste, concordar, não concordar e me debandar no momento que achei por bem em não mais continuar nessa caterva que vem também aos poucos, como ocorre em praticamente em todo nosso país, nos envergonhando e manchando o nome de nosso povo, nossa gente e de nosso querido Buíque. Por isso mesmo, por não querer mais compactuar com tudo isso, é que busquei me afastar de vez e vai ser assim a partir do momento que me libertei de um grupo, se é que existe ou existia, que jamais deveria ter participado. Queria um Buíque diferente do que era, mas a decepção só veio mesmo a ser maior, porque o que está ocorrendo em nossa terra, é bem pior do que antes. O interessante é que ninguém tem sequer o respeito de fazer os seus malfeitos às escondidas, mas estão pintando e bordando acintosamente para todos a tudo ter conhecimento, como se nosso povo fosse simplesmente meros coadjuvantes de um velho filme que já está sendo reprisado em Buíque por repetidas vezes e não é possível que nosso povo não venha a ACORDAR DE UMA VEZ POR TODAS, porque de desmandos, acredito que já são mais do que suficientes e suportáveis.

POR ISSO MESMO, VAMOS INICIAR UM ANO DIFERENTE – Diante de tudo isso que vem ocorrendo, é que o povo não pode esperar que as coisas aconteçam ou caia graciosamente do Céu, porque isso jamais vai acontecer. Por isso mesmo, ninguém pode mansa e pacificamente esperar dias melhores, se não houver união, se não houver comunhão de ideais de uma verdadeira mudança, de cobranças ininterruptas, por que só assim, poderemos mudar uma série de coisas e de condutas, pois a continuar nessa pisada, o povo buiquense só tem a perder, razão pela qual, o povo deve se mobilizar, marcar mais presença, pressionar os dirigentes políticos, fazer movimentos, pressionar os vereadores, porque só assim, poderá haver uma ponta de esperança para que as coisas mudem, senão vamos ficar nessa mesma bandalheira de sempre. Será que é isso que nosso povo quer? – Pensem bem, minha gente!

PRESENÇA MAIS IMPORTANTE – Se a gente for levar em consideração que o cachorro é o melhor amigo do homem, como de fato o é, a presença mais importante ontem na Câmara Municipal de Vereadores, foi a do cachorro preto, que não estava ali por acaso, mas em busca de seu dono, o que só nos faz acreditar que ainda como o dito popular, “mais vale um cachorro amigo, do que um amigo cachorro”. Minha homenagem aquele grande cachorro fiel e amigo de seu dono.


Nenhum comentário: