QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 31 de janeiro de 2015

OS TEMAS NO PASSADO POR NÓS ABORDADOS, PARECE COMO NUMA REPRISE DE UM MESMO FILME, PELO VISTO ESTAMOS REESCREVENDO AS MESMAS COISAS, LEVANTANDO OS MESMOS QUESTIONAMENTOS, SÓ QUE, EM ESPAÇOS E TEMPOS DIFERENTES, MAS OS PROBLEMAS DA HUMANIDADE, PARECE QUE SÃO OS MESMOS DE SEMPRE, SE DIFERINDO NO MOMENTO, EM FACE DA FALTA DE ÁGUA POTÁVEL PARA SACIAR A SEDE DO POVO

O QUE ESCREVEMOS, GERALMENTE É UM REVISITAÇÃO DAQUILO QUE REGISTRAMOS NOUTROS ESCRITOS


    Como já fiz me fazer entender, já escrevi em vários órgãos de comunicação, já dei entrevistas em rádios de Pesqueira, de Arcoverde e de Buíque, isso no espaço e no tempo, o foco das questões colocadas em discussão, sempre giraram em torno dos mesmos problemas, quer políticos, econômicos, culturais ou sociais. A tecla, pelo visto, parece repetitivamente orquestrada. Estava lendo algumas matérias que cheguei a publicar no Jornal do Commercio, entre os anos de 1988/89, que por acaso tenho colecionadas e guardadas numa pastinha envelhecida pelo tempo, além de outros jornais como Nova Era, de Pesqueira, no Jornal satírico, O Chocalho, fundado pelo meu confrade amigo, Célio Guimarães, também da Atenas do Sertão, no próprio Jornal A VOZ DE BUÍQUE, fundado por mim, quando também morava lá naquelas plagas, além, claro, de no trintenário Jornal de Arcoverde. Até parece que os temas são os mesmos por nós vividos na atualidade. É falando de problemas econômicos voltados para à inflação, da corrupção cruciante de nosso país, da miserabilidade de parte de nossa gente, apesar de ter melhorado um pouco nos últimos anos, se bem que, não livrou nosso povo das amarras da servidão e daquele tipo de cidadão inocente útil, que subserviente a determinados programas sociais governamentais, ainda não chegou a ser capaz de adquirir a sua plena liberdade de escolha, mas no geral, os temas que hoje abordamos, parece até, uma volta ao túnel do tempo de quase trinta anos atrás. As questão colocadas na mesa ainda são as mesmas, quer por um modelo político diferente, quer no combate à corrupção que continua desenfreada e sem controle, quer nos meios culturais ou sociais, tudo é a uma refilmagem piorada do mesmo filme vivido no passado. Esse tema, se lermos o Sermão do Bom Ladrão, do Pe. Antonio Vieira, também é abordado lá nos distantes anos de 1.600 e tantos, só para se ter uma ideia, além de tantos outros pensadores antes mesmo dele. Então essa praga, pelo visto, é própria da humanidade.
   Acaso cheguemos a voltar mais atrás, ainda assim, os temas serão parecidos. Isso parece uma praga mesma encalacrada na mentalidade do inconsciente coletivo da cultura de nosso povo, trazida mesmo pelos nossos colonizadores portugueses, que sempre foram corruptos até a medula. Não sei hoje, mas Portugal para o mundo, representou, pelo menos nas colônias de seu domínio, o que de pior existiu para trazer bons modos, bons costumes para o povo ao qual deu origem através de seu poder colonizador de domínio de povos. As colônias espanholas, com exceção da própria Espanha, a mim me parece, que seguiram exemplo similar ao do Brasil, já àquelas que foram colonizadas pelos ingleses, franceses e holandeses, pelo visto, a cultura inculcada na mentalidade desses povos, foi completamente diferente, pelo menos em questões cruciais para uma boa formação humana dentro de um certo padrão de vida de moral e retidão de caráter, o que não é bem o que acontece na América do Sul, em que o Brasil foi colonizado por Portugal e outra parte, dividida em vários países menores, as mentalidade senão idênticas, pelo menos, historicamente, são bem parecidas, isso porque, tanto Portugal, quanto a Espanha, o que queriam eram poder de dominação. Uma exceção no momento, a gente só pode observar no Uruguai, que pela primeira vez, veio a ser governado por um político sério, José Mujica, por que, os que vieram antes dele, eram corruptos até à espinha dorsal. Infelizmente, é esta a pisada de a nossa América do Sul, passando pelo Continente Africano, Asiático e pela América Central, que também foi em parte colonizada polos espanhóis. Na verdade, até mesmo a Igreja Apostólica Romana, foi uma grande aliada desses colonizadores corruptos e até em nome de Deus, praticou muitas barbáries contra inocentes, em nome da dominação da palavra, supostamente de Deus, o que é um dos maiores absurdos da humanidade.
   Infelizmente a pisada de nosso mundo, os questionamentos, entra ano, sai ano, vai continuando sempre do mesmo jeito e, apesar de tantas críticas a determinadas ações e posturas danosas à própria sociedade, vai ser muito difícil de ser mudado. Pelo visto, nos meus escritos, ainda vou levantar, trocando apenas as palavras, os mesmos temas que tanto combati por toda a minha vida, que sempre foram a corrupção, as safadezas na política, a falta de maior respeito ao nosso povo menos favorecido, o descaso para com a nossa cultura e os problemas cruciais que cada vez vão ficando mais difíceis de ser resolvidos com o crescimento mundial, com o aparecimento cada vez maior de requintes de crueldades e de mais pobreza escancarada, que num mundo tão rico como o que vivemos, é triste a gente ter que observar a refilmagem distorcida, com pedaços de vídeos emendados do passado, formando um filme mais longo no presente, que só tende mesmo a se sofisticar em efeitos especiais fictícios, em que nada parece com a realidade em que vivemos, mas aí há de se perguntar pela enésima vez, até quando vamos continuar sendo apenas meros ratos de laboratório, hem minha gente? – Tem mais uma questão que vem sendo cada vez mais preocupante para à humanidade, que vai se tornando no maior ouro precioso do mundo, que é a água potável, que está a um fio de cabelo para acabar, isso porque, em sua ganância sem limites, o homem não teve o devido cuidado com o meio-ambiente e hoje, as consequências podem trazer a falta de água e a morte de sede de milhares de pessoas, a não ser, que novas tecnologias sejam inventadas e criadas para o uso dessalinizar a água salgada de mar tornando-a propícia para o uso humano, senão, camaradas, as futuras guerras, vão ser por uma porção de água no Planeta Terra, aí sim, já podemos contar com outro assunto problemática para discutir.

Nenhum comentário: