QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

A MATÉRIA DE HOJE, FALA DE QUE, NOSSO CARNAVAL PODE NÃO ESTAR SENDO UM DOS MELHORES EVENTOS, MAS PELO MENOS ESTÁ SENDO UM BOM CARNAVAL, PELO MENOS EVITA AS INDEVIDAS VANTAGENS QUE ALGUNS INDIVÍDUOS DESCARADAMENTE SEMPRE OBTEM QUANDO PROMOVEM MEGAEVENTOS, OBSERVA TAMBÉM DE QUE OS QUE TEM DINHEIRO OU APADRINHAMENTO DOS FIGURÕES, FORAM PARA ALGUNS PARAÍSOS NOUTROS LUGARES, MAS O CHAMADO “ZÉ POVINHO”, QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA VIAJAR PARA GRANDES LUGARES E FAZER MEGA FARRAS, FICARAM POR AQUI MESMO E ESTÁ FAZENDO O NOSSO CARNAVAL.

PODE NÃO SER O CARNAVAL IDEAL, MAS ESTÁ SENDO UM BOM CARNAVAL


      Nunca fui daqueles do tipo leviano, a ponto de sempre torcer de quanto pior melhor. Isso nunca foi e nem será de meu feitio. O carnaval de Buíque deste ano, apesar de não ter sido projetado para ser um megaevento com vultuosas somas gastas, sendo a maior parte para o bolso de diversas partes interessadas, mesmo assim está sendo um carnaval bom, sem nenhuma ocorrência séria até o momento, uma estrutura de segurança pública bem montada e trouxe até chuva no dia de ontem, para, pelo menos, molhar o nosso chão tórrido pela seca e pelo menos, aflorar algo de verde nesse nosso solo que há tempos não é molhado o suficiente para vir a se tornar um tapete verde. Por isso mesmo, não posso dizer, que o carnaval de Buíque, apesar de nomes de bandas inventadas, criadas pelos cotovelos de última hora, com estranhos nomes, só se conhecendo mesmo a Orquestra Buiquense de Frevo, que é formada por nossos melhores músicos, mesmo assim, está fazendo a alegria daqueles que não puderam sair de Buíque, para fazer as grandes farras noutros lugares.
      Claro que os figurões, nenhum deles até o momento, cheguei a perceber a presença de quem quer que seja, mas melhor assim, porque o carnaval sempre foi uma festa do povo e sempre foi este que fez o seu carnaval. Então acredito que Buíque está voltando em parte, ao seu simples e singelo carnaval sem grandes atrações, pelo menos evita o descarado roubo do dinheiro público, o que não quer dizer, que mesmo neste pequeno evento, não haja alguma manipulação, porque isso já é costume tanto daqui mesmo, quanto de outros lugares, mesmo assim, não se justifica alguém por trás está usufruindo de alguma forma, de indevida vantagem e tirando onda com a cara do povo buiquense, que é o que vem acontecendo nesses últimos anos, pelo menos é que corre à boca pequena. Melhor um simples carnaval como o que está ocorrendo e na Praça Major França, onde sempre foi, do que naquele monstrengo Calçadão de Eventos, que foi construído somente para a promoção de grandes eventos, aonde sempre por trás existiu o descaramento da divisão do bolo entre um seleto grupo de organizadores, que sempre tiraram indevida vantagem, para não dizer roubo mesmo, esta seria a palavra mais adequada.
    Não se pode dizer que neste carnaval as nossas pousadas receberam turistas de várias partes de outros lugares, porque não recebeu não. Casas também, como ocorria antes, não foram reservadas ou alugadas. A gente só tem se deparado no meio do povo, com gente mesma de Buíque. Acaso topamos com alguém de fora, é porque tradicionalmente vem às suas origens visitar alguns parentes, olhar um pouco o nosso carnaval e ao terminar, pegar o rumo de volta. Os que não tem posses, recursos financeiros ou o apadrinhamento de alguns dos figurões, claro que deram nos calos ou para Tamandaré, São José da Coroa Grande, João Pessoa, Maranhão, os escambau, porque “carnavalzinho” não é para gente grã fina não senhor, mas só para o “Zé Povinho”, mas é justamente essa gente esquecida, que está fazendo o carnaval de Buíque e quem tira e coloca quem está ocasionalmente por pouco tempo no poder de mando. Pois é minha gente, apesar de tudo, ninguém deve deixar se abater por não estarmos tendo um megaevento, porque neste, quem se serve mais são os figurões, ao embolsarem indevidas vantagens com as caras contrações, quanto a este, estas não vão ainda assim, deixar de existirem, mas pelo menos, será em menor grau de usurpação do que não lhes pertence. Concluindo, melhor um carnaval com o nosso povo, do que carnaval algum. O bom seria que algum desses “iluminados”, tivesse pensado em promover, pelo menos no domingo e na terça-feira, uma festa no inutilizável Clube Municipal, que está caindo aos pedaços, talvez aí, pelo menos para os mais à antiga, chegassem a reviver os bons tempos de velhos carnavais buiquenses em que vivemos e claro, abrilhantado o baile de carnaval, com a Orquestra Buiquense de Frevo, que é quem está segurando o coreto.

Nenhum comentário: