QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 7 de fevereiro de 2015

A MATÉRIA DE HOJE FALA DO PRIMEIRO EVENTO CULTURA, QUE ACONTECERÁ A PARTIR DAS NOVE HORAS DA MANHÃ DE HOJE, NO PÁTIO DA FEIRA-LIVRE DE BUÍQUE, UM EVENTO DE ESTREIA DA ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES - ABLA, PROJETO CULTURA NA FEIRA, O QUE ESPERAMOS QUE VENHA A SER BEM RECEBIDO PELO NOSSO POVO, NOSSA GENTE. ESPERAMOS CONTAR COM VOCÊS!

HOJE É O DIA DE ESTRÉIA DA NOSSA ABLA
       Claro que tudo que é novo, com toda certeza, como diz o dito popular, é novidade. Por isso mesmo, o primeiro evento, que já vimos relutando em apresentar desde o mês de novembro do ano passado, mas que a trancos e barrancos, vamos fazer nossa estreia no dia de hoje, esperando que, senão o melhor evento, seja pelo menos uma marca registrada que venha a deixar o seu registro, e demonstrar a que realmente veio a ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTAS – ABLA, no sentido de fomentar as nossas manifestações artísco-cultural, no campo das letras, da poesia, da literatura de cordel, da criatividade da escrita de livros, de contos, do despertar o talento de alguém do povo, de nossa terra e região, de com hábeis mãos fazer uma bela pintura, uma bela peça artesanal, aprender a arte da música, da dança, enfim, o que pretendemos e valorar cada vez mais o nosso meio cultural, no sentido de despertar novos talentos, mantendo viva a cultura de nossa terra, de nossa gente e de que, através deste meio importante de vida do saber e do conhecimento, muitos venham a andar com as suas próprias pernas e se libertarem das amarras que aprisionam, através de forças misteriosas e desconhecidas, que só tem mesmo feito o mal ao desenvolvimento de grande parte de nossa população. Não queremos atrapalhar ninguém, mas apenas, como protagonistas também de nossa história, de nosso passado, do presente e imaginando um futuro melhor para o nosso povo, é que nos propusemos a criar e fundar a nossa Academia voltada para à cultura em todas as suas manifestações culturais.
     Quero deixar bem claro, para ainda os tantos pessimista que tem em nossa própria volta, às vezes até bem próximos da gente, de que a nossa entidade jamais será instrumentalizada para qualquer um outro objetivo, senão o de promover, fazer cultura, dotar nosso povo de mais conhecimento para a sua própria libertação de amarras que o fazem prisioneiros de suas próprias insignificâncias. Então minha gente, para os que estão pensando de que alguém está querendo fazer da Academia um instrumento para outras finalidades, pode ir de logo tirando essa ideia distorcida da cabeça, porque não é esse a pretensão de nenhum de seus membros componentes e daqueles que estão à frente da entidade na condição de primeira Diretoria eleita em Assembleia Geral de criação e de sua fundação. Fora da Academia e da cultura, cada cidadão, é dono de o seu próprio nariz, o que já não está mais na órbita acadêmica, pois até prova em contrário, todo cidadão é livre para fazer, não fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da lei. Não estamos aqui para brincadeira, é bom que se diga, mas sim, para se fazer cultura, que por sinal, estamos dando a nossa mostra, mesmo à duras penas e sem sequer um orçamento, por mínimo que seja para manter as despesas iniciais, a gente tem. Vamos fazer este evento de hoje, simplesmente por amor à arte, à cultura e ao nosso povo, que deverá se orgulhar por Buíque em toda essa região, ter sido o único Município, a fundar uma Academia de Letras e das Artes e que, nosso objetivo, é que funcione de verdade com os projeto que pretendemos já a partir deste ano, levar à cabo e implementar. O início começa aqui e agora. Para os que pensam diferente, é bom que se frise, que viemos para aglutinar, somar, não para dividir ou multiplicar, é bom que fique bem claro esse detalhe. Tem mais, que se predispôs a participar da Academia de Letras e das Artes, o fez por livre e espontânea vontade, então é sempre bom lembrar, que nessa condição, muitos assumiram obrigações, dentro de seus direitos delineados no Estatuto e no Regimento Interno da Academia.
      Quando se cria e funda uma entidade dessa natureza, que não tem fins lucrativos, mas sim, o de fazer e promover cultura de nosso povo e de nossa gente, não buscamos com isso obter indevida vantagem de quem quer que seja. Basta que cada um observe quem está à frente da instituição como primeira Diretoria eleita. Acredito que nenhum dos membros enfrentantes neste momento primeiro, quer ou deseja instrumentalizar essa entidade para outras finalidades, que não única e exclusivamente o fortalecimento de nossa cultura e a valoração de nossos talentos e de nossa riqueza de várias vertentes culturais. Estes sim, são nossos objetivos maiores, porque quando se funda uma Casa de Pensar, é na verdade para se pensar cultura, respirar cultura, inspirar cultura e transpirar cultura para uma vida digna e de mais conhecimentos para o nosso povo. Uma Casa de Cultura, é uma casa de conhecimento, de saber, de inteligências e não meramente uma coisa qualquer que pode ser encontrada numa feira de mangaios, sem desmerecer quem ganha à sua vida vendendo quinquilharias em feiras dessa natureza. O que pretendemos com o PROJETO CULTURA NA FEIRA, em que fazemos a estreia no dia de hoje, é justamente mostra a que de fato viemos e só. Na Academia de Letras e das Artes, pensamos no saber, no engrandecer de mais conhecimentos e de sabedoria, no sentido de ajudar nosso povo a ter reconhecido o seu devido valor, principalmente nos campos artísco-culturais, sendo este o nosso objetivo maior e o nome CULTURA NA FEIRA, veio assim a calhar, porque àquele Pátio construído em nossa feira-livre centralizada tudo num só lugar, que foi denominada de Centro de Abastecimento de Buíque, foi projetado (cuja construção ainda não foi concluída), entre os anos de 2000 a 2003, para homenagear à vinda de Lula ao Município de Buíque e depois servir justamente para a realização de eventos culturais, a exemplo do que hoje vamos colocar em prática, ao mesmo tempo em que, involuntariamente, estaremos inaugurando o Pátio da feira-livre, que achei por bem em chamar de Panteon da feira-livre, em homenagem à Grécia Antiga. Então minha gente, é nossa esperança fazermos um evento do nosso tamanho para dizer ao nosso povo, a que realmente viemos. Até daqui a pouco, pois o evento está programado para ter início a partir das nove horas da manhã, se estendendo no máxima até às 13h00, se muito chegar. Esperamos contar com todos e todas para nos assistir e nos prestigiar nessa nossa estreia inaugural. Até logo mais!

Nenhum comentário: