QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

HOJE, FUGINDO UM POUCO AS COLUNAS EXPLOSIVAS E METRALHADORA GIRATÓRIA DA VIDA, ABRIMOS UMA EXCEÇÃO PARA PUBLICAR UMA NOVA COLUNA, DE UM NOSSO NOVO COLABORADOR DO RECIFE, QUE NÃO SERÁ NECESSARIAMENTE ÀS SEXTAS-FEIRAS, MAS QUE ESSE IMPORTANTE E VALOROSO MÉDICO, VAI DAR ALGUMAS IMPORTANTES DICAR MÉDICAS SOBRE SAÚDE.

COLUNA – DICAS MÉDICAS
Por Dr. Marcos Antonio Alves*


“DIABETES”: O DOCE QUE MATA!!!

            
    O diabetes mellitus, como é corretamente chamado, é uma doença crônico-degenerativa caracterizada, principalmente, por uma deficiência na produção de insulina. No Brasil, cerca de 10% da população é portadora de Diabetes. Devemos lembrar que o número de pacientes sem diagnóstico estabelecido é bastante alto, o que se torna a principal causa de amputação de membros não-traumáticas, assim como de cegueira e de pacientes em hemodiálise. Por isso, o diagnóstico precoce é imprescindível.
       A etiologia do diabetes é multifatorial. Fatores genéticos estão envolvidos na sua gênese, principalmente por levar a uma produção deficiente de insulina pelas células beta pancreáticas. Outros fatores associados são: obesidade, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, dieta irregular com consumo excessivo de carboidratos, dentre outros.
     A dosagem da glicemia de jejum é o ponto-chave para o diagnóstico de diabetes. Dosagens adicionais de: glicemia capilar, glicemia pós-prandial, glicemia após ingestão de dextrosol (“açúcar”), hemoglobina glicada (A1c), podem ser muito úteis no diagnóstico. Atualmente, considera-se um valor normal de glicose quando está abaixo de 100mg/dl.
       O tratamento do diabetes mellitus compreende a adoção de um estilo de vida saudável, envolvendo o tratamento não-medicamentoso e medicamentoso. Não podemos esquecer que o diabetes mellitus pode ser enquadrado em alguns tipos (tipo I, tipo II, Diabetes gestacional e outras classificações), e cada qual poderá ter o seu próprio tratamento.

      A minha dica alerta para o diagnóstico e tratamento precoce desta doença extremamente grave. A procura regular pelo seu médico para um adequado acompanhamento é fundamental. O controle do peso, mudança do estilo alimentar (evitando a ingesta de doces e carboidratos), moderação no consumo de bebidas alcoólicas, prática regular de exercícios físicos, cuidado com a visão, abandono do tabagismo, e controle do estresse são de fundamental importância para o controle da doença. Prevenir é a melhor arma pra combater esta epidemia!



“DISFUNÇÃO ERÉTIL: O que é?...O que fazer?...”

    Hoje iremos abordar um tema, que apesar de parecer voltado apenas para os homens, é muito atual e importante para ambos os sexos.
    A disfunção erétil é a incapacidade de obter e/ou manter uma ereção peniana suficiente para permitir uma adequada relação sexual. A função sexual é um evento bioquímico em que, no sexo masculino, estímulos sexuais centrais promovem uma sinalização do estímulo erétil, o qual, por meio de uma cascata de eventos, leva à ereção peniana.
     Atualmente, cerca de 150 milhões de homens em todo o mundo, sofrem desta doença. A alta prevalência desta nos diferentes segmentos populacionais masculinos é um problema de saúde pública. Um em cada dois homens de qualquer parte do mundo refere estar insatisfeito com a qualidade de suas ereções. Esta insatisfação aumenta coma  idade e em razão do surgimento de doenças.
    Existem vários agentes etiológicos que interferem negativamente na filosofia desse processo, levando ao aparecimento da disfunção erétil.
  Entre esses agentes, os mais conhecidos são: psicogênicos (ansiedade, depressão, estresse); neurogênicos (diabetes, acidente vascular cerebral, traumas, doença de Alzheimer); hormonais (hiperprolactinemia, hipogonadismo, hipotireoidismo); vasculares (aterosclerose); doenças sistêmicas (insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio); medicamentoso (antihipertensivos, antidepressivos, anticonvulsivantes) e fatores penianos locais.
   Não podemos deixar de valorizar também alguns fatores de risco, tais como: idade avançada, tabagismo, etilismo, dislipidemia, obesidade, sedentarismo, doença pulmonar obstrutiva crônica, apneia obstrutiva do sono, hipertensão arterial sistêmica, hiperplasia prostática benigna.
A disfunção erétil não tratada se reflete no cotidiano dos homens, ultrapassando os limites da relação sexual, e atingindo outras áreas de suas vidas, como o trabalho (menor rendimento), o convívio social/lazer (retraimento), a vida familiar (evitação) e o relacionamento do casal (constrangimento).
Tratar a mesma é devolver ao homem a autoconfiança e a auto-estima por meio da recuperação da competência erétil. O tratamento atual inclui medidas não-farmacológicas e farmacológicas (apoio psicológico e uso de medicação). O surgimento dos inibidores da fosfodiesterase do tipo 5, ofereceu ao homem  a possibilidade de resgatar sua função erétil e reencontrar, ao lado de sua parceira, a harmonia de uma vida sexual saudável e a melhora da qualidade de vida. Essa terapia é mais adotada nos dias atuais.
Hoje, podemos dizer que, com as diversas opções terapêuticas disponíveis para disfunção erétil, permanece sem tratamento apenas quem ainda desconhece que esse problema tem solução. Portanto, a minha dica deste mês é procurar o seu médico para se tratar corretamente.

*Dr. Marco Antonio Alves (Cardiologista Clínico)
RealCor-Hospital Português.
  

Nenhum comentário: