QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 23 de março de 2015

A MATÉRIA DE HOJE, ESCLARECE SOBRE O SIGNIFICADO DA PALAVRA ACHACADOR, DITA PELO EX-GOVERNANDOR DO CEARÁ EX-MINISTRO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DILMA, CID GOMES, EM REFERÊNCIA AOS PARLAMENTARES DO CONGRESSO NACIOAL

ACHACADORES??? – DITO POR CID GOMES EM REFERÊNCIA AOS PARLAMENTARES, QUAL O SIGNIFICADO?


    Cid Gomes, ex-governador do Estado do Ceará, nomeado Ministro da Educação no segundo mandato do governo de Dilma Rousseff, ao se referir aos parlamentares do Congresso Nacional como “bando de achacadores”, despertou na população, a indagação, por não ser palavra de uso corrente em nosso vocabulário, quase ninguém sabe do significado de achacadores. Pois bem, se trata a palavra de um substantivo masculino, que significa “quem extorque dinheiro de outra pessoa para que ela não seja presa ou multada, indivíduo que intimida alguém, extorquindo-lhe dinheiro. Portanto, quem acharca, é aquele que rouba alguém com ameaças ou intimidação e, no sentido pejorativo, é quem engana alguém prometendo grandes vantagens e, na qualidade daquele que tem a capacidade de acharcar, de acusar, de desagradar, de provocar aborrecimento, tendo como sinônimos: enganador, trapaceiro, velhaco e vigarista. Etimologicamente, vem de “achacado + or”. Está aí o que significado do que Cid Gomes disso sobre o Congresso Nacional e que na verdade, cabem também na maioria absoluta dos políticos nacionais, sem falar na iniciativa privada.
      Na verdade, não só o disse antes, o que provocou nessa Casa de picaretas de “maribondos de fogo”, a convocar o ministro ao Congresso Nacional, com o que, não se fez de rogado, compareceu e pior ainda, é que não só confirmou, mas repetiu o que dissera anteriormente, provocando a ira da corja parlamentar, a ponto de ter a sua palavra cassada pelo achacador presidente da Câmara dos Deputados, que é onde tem mais vigaristas, o que redundou em seu pedido de exoneração do cargo ou a exoneração forçada a pedido desses mesmos achacadores, porque na realidade, não passam disso mesmo. Certo estava e está o ministro, que não amarelou frente a essa bandalheira podre de farsantes que compõe o Congresso Nacional. Agora achacador, não é prática ou qualidade da vida pública não senhor, a gente vê isso em nosso cotidiano da vida, em nosso dia a dia também, ou será que não existem achacadores em demasia na iniciativa privada também?
     Claro que lá no Planalto é que de fato está o grosso, o atacado de achacadores, não querendo dizer com isso, que é mérito exclusivo tão-somente de lá não senhor! – Isso por que, se a gente descer à planície, em nossos próprios monturos, é que temos uma visão mais de perto de nossos próprios achacadores miniaturas, que são os nossos vereadores, passando pelas assembleias legislativas, entre outros tipos de vigaristas que só vivem de fazer o mal para o nosso povo, do qual se dizem legitimamente representar. Também não passam de achacadores, ladrões de mentes, farsantes, vigaristas e estelionatários contra os interesses de nossa gente, nada mais que isto.
    Nos próprios municípios da gente, nas próprias cidades, que costumo alcunhar de “nossos próprios monturos”, o que não falta é achacadores tupiniquins, para não comparar com os caciques da grande tribo lá de cima, que vivem a infernizar a vida de gestores públicos, que também não passam do mesmo naipe de corja, que fazem as mesmas práticas para aprovarem leis, projetos, sempre buscam através da pressão, ameaça, extorsão, tirar sempre indevida vantagem do poder executivo, para que tenha aprovado os seus projetos elaborados também, com técnicas duvidosas, por isso mesmo, de câmaras de vereadores formadas por achacadores, para todos saírem “ganhando” indevidamente do erário, do dinheiro do povo, esta é que é a verdade nua e crua. Até entre eles mesmos, em épocas de eleição da Mesa Diretora bienalmente, existem os achacadores, que sempre negociam seu voto sob pressão, para ocupar esse ou aquele cargo na Mesa e até chegam ao ponto de também extorquirem dinheiro, para votar nesse ou naquele candidato, fato comum e corriqueiro em nossa própria Câmara de Vereadores de Buíque. E depois ainda dizem que sempre conquistam legitimamente os seus mandatos e posições na hierarquia política. Pura canalhice e picaretagem da braba, esta é a verdade nua e crua, ou não? – Quem seria capaz de dizer o contrário, hem, senhores edis da vigarice?
    O ex-governado do Ceará e ex-ministro da Educação, Cid Gomes, não cometeu nenhum equívoco, deslize ou crime de calúnia, injúria ou difamação, ao se referir aos parlamentares como bando de achacadores. Disse o que todos os brasileiros queriam dizer, só não sabendo distinguir o que viria a ser o significado de “achacador”, o que vai muito além do real significado do que aponta à palavra de nosso língua portuguesa, porque a bem da verdade, nossas casas legislativas, é um covil de cabras safados, corruptos e ladrões.

Nenhum comentário: