QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 25 de março de 2015

A MATÉRIA DE HOJE QUESTIONA O CARÁTER DAS PESSOAS, A FORMAÇÃO SOCIAL DE CADA UM, DE COMO NASCEMOS E O QUE DEVEMOS E COMO MUDAR OS RUMOS DA GENTE E DE NOSSO POVO

AFINAL DE CONTAS, COMO PODEMOS MUDAR?


     Ora, desde que me entende de gente, que ouço sempre essa ladainha de que se precisa mudar, nisso, dar umas ajustadas ali, e assim por diante. Isso em todos os campos da vida de cada de nós, sem falar, claro, no que se deve mudar e ajustar na vida política e social das pessoas. Na família a gente aprende o básico, o mínimo possível. Já no meio da sociedade, é que aprendemos a bagaceira refletida na média de como ser e agir das pessoas, como fator complementar da formação de cada ser humano.
    Na verdade, o que somos no momento atual de cada um, é justamente a reflexão de todo um histórico de vida que dista lá de um passado não muito distante, do qual ninguém esquece, pois assim é que caminha à humanidade. Algumas coisas, se deve procurar ajustar, mas jamais, deve-se mudar naquilo de essencial que aprendemos em nossas vidas e, principalmente, na formação do caráter familiar de cada pessoa, que vem de berço, se alicerça e como uma pilastra moral, é um dos fatores de sustentação moral e social de conduta humana.
     Ninguém na verdade, muda da água para o vinho, ou vice-versa, se lá atrás, já não foi incrustado psiquicamente em sua mente, algumas predisposições tendenciosas que pendem na balança do equilíbrio moral da vida de cada um, para um lado ou para outro, afinal de contas, como seres humanos vulneráveis e suscetíveis à mudanças, qualquer pessoa pode de uma hora para outra, mudar e dar um rumo diferente à sua vida.
     Agora de uma coisa posso dizer com certeza e propriedade de quem já praticamente viveu uma vida inteira, e que se diga de passagem, não foi o suficiente para tudo se aprender. A gente, no decurso desta vida, aprende fagulhas dispersas em nossa mentalidade, disso, daquilo, de um pouco mais acolá, e assim por diante, mas como diz o velho ditado, “é vivendo e aprendendo”. Mesmo já em avançada idade ou nesta entrando, a gente sempre está humildemente prestes a aprender com os nossos demais pares, quer sejam da mesma geração, ou de gerações diferentes. Pouco importa. A vida, como sabiamente a gente a captamos, é uma sucessiva corrente de aprender e é sempre positivo que se saiba disso, porque ninguém jamais foi ou será capaz de ser o dono da verdade absoluta, mesmo que se trate até de determinados preceitos dogmáticos que se dizem inquestionáveis.
    No meu modesto entender, até mesmo a nossa origem, é algo um tanto mal explicado ou justificado, por isso mesmo, na condição de cético, como sempre fui e sou, continuo questionando e me perguntando, como veio determinada coisa? – Como se formou toda essa imensidão? – Quem veio primeiro, a cria ou o Criador? – O ovo ou a galinha? – São questionamentos simplistas, porém complexos, que muitos por adotarem o princípio de que o sagrado jamais deve ser questionado, por ser tratar de dogmas, então nada há a ser discutido e fica o dito pelo não dito. Tem que se acreditar, sem questionar. Para outros, como eu, ainda hoje não me convenci da forma como querem nos explicar como foi que viemos e o que deu a nossa origem neste Planeta.
   Na realidade, dentro de suas próprias idéias de vida, cada qual deve mudar, não para pior, mas sim, para na condição de ser humano, ver sua vida melhorada em determinados aspectos e vícios que muitos de nós carregamos em nossas próprias vidas. Dentro de determinado padrão social, devemos saber discernir o certo do errado, que a depender do costume e cultura de cada povo, nem sempre o que é certo ou errado para alguns, é a mesma coisa para outras pessoas. Tudo depende do modo de vida, da mentalidade de determinado grupo de pessoas, em que teve a sua formação moldada dentro de determinado pensamento filosófico de vida e isso, é inato de cada grupo de seres humanos, o que jamais poderá ser modificado.
     Tenho observado que determinadas pessoas, principalmente em nosso país, recheados por modo de vida e um povo multicultural, que cada região tem os seus próprios modos de vida, só comungando num único em todas as partes, que são as práticas nocivas da corrupção e, em grande parte, de sempre fazer o mal, quando o ser humano nasceu para praticar o bem, sem olhar a quem, mas dentro do mundo realístico em que vivemos, a grande maioria está contaminada pelos frutos da árvore envenenada. Por isso mesmo, é que, para que possamos mudar muitas coisas, principalmente em nosso país, nossos estados, nossas cidades e municípios, a gente tem que buscar escolher gente honesta, que queiram o bem coletivo para nos representar como dirigentes dos interesses comuns e não a mesma bandalheira de sempre, em que nada contribui para o nosso povo e nossa gente. Acredito que o único meio de se mudar o Brasil no momento atual, não é se fazer uma reforma política de algaroba, mudando seis por meia dúzia, para ficar a mesma coisa de sempre. O que de fato queremos, para que possamos dizer, “agora sim, vai haver mudança de verdade”, é se passar por uma MUDANÇA, UMA REFORMA POLÍTICA RADICAL, que mude de cabo à rabo, tirando inclusive, privilégios de determinadas classes de políticos e de autoridades que se imaginam Deus, por que se todos somos iguais perante à lei, como se explicar determinadas castas sociais, ainda permanecerem com certos privilégios, hem? – Acaso se queira mudar de verdade, então que não se faça ou promova meramente arremedos de mudança, mas sim, que se mude de verdade, é assim que deve ser, pois de outra forma, tudo ficará como dantes, no Quartel de Abrantes!

Nenhum comentário: