QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 31 de março de 2015

A VIDA DO SER HUMANO, É COMO O EFEITO BORBOLETA, COM UMA DIFERENÇA, AS BORBOLETAS TEM UM CURTÍSSIMO CICLO VITAL, QUANTO AOS HUMANOS, OS EFEITOS VÃO SENDO SENTIDOS COM O PASSAR DO TEMPO, MAS SEMPRE NOS LEVAM A UM MESMO CAMINHO, SEMPRE EM TRANSFORMAÇÃO DA CARCAÇA QUE NOS GUARNECE, MAS O FIM É UM SÓ, O FATALISMO INSONDÁVEL E MISTERIOSO.

O EFEITO BORBOLETA

      A natureza tem seus mistérios, que dificilmente se pode explicar, mesmo cientificamente. Tudo na verdade, vem de um grande mistério insondável, em que o homem, o estudioso de determinado assunto, por mais que entre a fundo no assunto, jamais chegará a uma conclusão verdadeiramente finalista, porque sempre outras surgirão por outras pessoas que estudaram ou estudam o mesmo assunto e, no final de contas, cada qual chega a conclusões díspares. Pior é o fato de que, muitos conceitos mudam assim de repente, sem que a gente sequer saiba por qual razão um fator dantes conclusivo, veio a ser modificado. O que não muda de verdade, são os números, as ciências exatas, porque são postulados que vem de estudos que se firmaram e comprovadamente se provaram através de teoremas e equações numéricas, que são fatores realisticamente imutáveis.
    A medicina, comparada com os tempos medievais ou mesmo antes disso, era coisa para curandeirismo. Hoje não, ser médico não é simplesmente olhar o paciente, examinar aqui, acolá, dar um toque em alguma parte do corpo e simplesmente diagnosticar a doença do examinado. A questão hoje em dia vai muito mais além do que isso, mas ainda existem médicos às antigas, que ainda acertam bem mais, do que os que se valem de todos os meios e recursos sofisticados disponíveis à moderna prática da arte da medicina. O médico moderno, para dar um diagnóstico sério sobre um paciente que por ele é examinado, suspeito de alguma doença, exige uma bateria de exames para que depois, venha a prescrever à medicação, ainda assim, grande maioria não acerta e o paciente dificilmente vem a ter a cura devida. Não acredito em médicos que em seu receituário, prescreve uma infinidade de veneno medicamentoso, isso porque, com toda certeza, ele está prescrevendo uma medicação na base da chutometria, em que um daqueles medicamentos pode dar certo ou não. O que acertar na mosca, cura o paciente, mas quanto aos demais, pode deixar o paciente com outras espécies de males da anatomia humana, isso porque, ao curar um órgão, uma dor seja aonde for no corpo humano, produz uma sequela ou gera uma outra doença em órgão diferente daquele do qual se queria curar. Na verdade é assim à medicina na prática. É complicado medicar, mesmo assim, se o tempo volvesse, é uma profissão que a abraçaria de corpo e alma, pois só o fato de salvar vidas, é demais gratificante, se bem que, quando se perde uma, para o médico consciente, ele chega a sofrer, mas com o passar do tempo, também se acostuma com o efeito borboleta do ser humano, que muda de um estágio para outro, no decurso de sua vida, até chegar ao fator fenomênico da inexorável morte.
     Não digo que outras profissões não venham a ser nobres. Gosto muito de ser advogado, afinal foi a profissão em que me graduei há 25 anos e isso, também veio a calhar na minha forma de agir e de pensar, mas é uma profissão muito ingrata, incompreendida e muitas vezes, o sujeito leva rasteira de seus próprios pares, além de enfrentar autoridades que estão mais para déspotas, deuses, diabos e os escambau à quatro, mas não deixa também de ser emocionante, quando a gente consegue soltar ou absolver um constituinte nosso, principalmente, quando paira no ar a dúvida do princípio da inocência, aí sim, soltar para em liberdade responder a processo ou absolver de uma determinação acusação tipificada como crime, a mim me parece uma grande glória na vida do profissional do direito. Às vezes até chego a fazer verossimilhanças entre o médico e o advogado, pois enquanto àquele salva vidas, este último, proporcionada à liberdade a quem tem cerceado o seu sagrado direito de ir e vir livremente.
     O assunto efeito borboleta, me veio à lume, a respeito das várias transformações que passa esse inseto de período de vida que não ultrapassa os três meses, vindo de um óvulo, vindo de um ovo, passando por lagarta (larva), para, numa fase posterior, sair do casulo e se transformar misteriosamente em borboleta. Umas menos e outras mais belas, que nessa fase, passam a se alimentar do néctar das flores ou do suco de frutas e assim passam o seu curto ciclo vital. Também, se fazendo as devidas adequações, podemos de alguma forma, nos comparar com as borboletas, em que passamos por diversas fases de mutações em nossas vidas, que vai desde o enclausuramento na fase de gestação numa bolsa envolto por um líquido especial, vital para a essa fase de vida, para, depois vir a ser expelido obrigatoriamente e vamos sempre nos transformando no decurso de nossas vidas, pelo menos a carcaça a nos encobrir, até chegarmos no momento final, em que, do casulo, chegamos ao ponto final de nossas vidas e isso, é um fator que ninguém pode ter a capacidade de mudar, nem a medicina, por mais avançada que esteja, tampouco outros ramos das ciências ou seja lá o que for. Na verdade, o efeito borboleta vem impositivamente para qualquer um de nós e ninguém escapa. Alguns acreditam que o efeito morte, nos transforma e nos transporta para outra fase numa espécie de uma nova fase de recriação da alma, que passa a ser o espírito de quem em vida um dia, foi um ser humano e teve uma alma, o que seria mérito tão-somente daqueles que não fossem portadores de alguma doença mental, porque desprovidos de alma, com certeza, não teriam espírito e aí, nesse efeito borboleta, o mistério continua sendo ainda bem maior, por mais que os homens e mulheres avancem velozmente em seus estudos cada vez mais sofisticados, mecanizados e informatizados, ainda assim, o mistério, o inexplicável permanecerá no efeito borboleta para séculos sem fim amém.

Nenhum comentário: