QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

MATÉRIA DE HOJE, FALA DOS BOBOS DA CORTE DA SOBERANIA MEDIEVAL E FAZ UM COMPARATIVO DE QUE, OS TANTOS BOBOS DAS CORTES QUE AINDA EXISTEM, É QUE QUEREM FAZER O POBO DE BOBOS E DE PALHAÇOS, QUE AS MENTIRAS QUE TEIMAM EM QUERER TORNAREM EM VERDADES. POR ISSO ALERTA DE QUE NÃO ESTAMOS NA IDADE MÉDIA, TAMPOUCO O POVO DEVE SE PASSAR POR BOBO DA CORTE, POR BUFÃO OU ARLEQUIM

BOBOS DA CORTE, BUFÕES, BUFOS OU ARLEQUINS!!!


     Essa figura de entretenimento de reis, rainhas, imperadores e senhores detentores do poder de alguma corte deve ter surgido ainda na antiguidade, mas sua notoriedade se deu mesmo no período medieval, que era também apelidado de “bufão” e de “bufo”, era um tipo de funcionário da monarquia e a única obrigação era fazer essa nata rir à vontade. Em muitas circunstâncias, além dessa obrigação de se passar por meros e ridículos palhaços, eram os únicos que poderiam criticar o rei sem correr riscos, uma vez que, a sua função precípua era fazê-lo rir, assim como os palhaços atuais.
   O bufão é um tipo característico do grotesco. Existiu mais acentuadamente desde à Idade Média, estando presente na corte, no teatro popular, sendo cômico e considerado desagradável por apontar de forma grotesca os vícios e as características da sociedade. O corpo do bufão caracteriza-se pela deformidade e o exagero, sendo o excesso uma de suas principais características. Geralmente era um anão, também apontado como Arlequim, Faustaff ou Bobo da Corte. Essa figura pitoresca, teve início mais acentuadamente, no Império Bizantino. No fim das Cruzadas, tornou-se figura comum nas cortes européias, e seu desaparecimento ocorreu durante o Século XVII. A indumentária usada era de uniformes espalhafatosos, com muitas cores e chapéus bizarros espalhafatosos, com muitas cores e ridículos com guizos amarrados. Inspirou a 13ª carta do baralho e, nos dias atuais, é um dos famosos vilões e arquiinimigo do Batman. Para quem gosta dos desenhos do Pica-Pau, que passa nos finais de semana sempre repetitivos, reprisados exaustivamente os mesmos desenhos, em que num deles, esse bichinho pestilento e sempre maldoso, se passa por bobo da corte de um rei bizarro, baixinho, gordo e velhinho que dá enes gargalhadas com as palhaçadas cruéis do “inofensivo” bichinho violento que muitos adoram assistir, inclusive eu.
      Agora se pensam que essa figura bizarra e que só serve mesmo para ser bobo da corte, bufão ou bufo, desapareceu, ledo engano, pois ela continua vivinha da silva para os tantos “reizinhos” que ainda teimam, resistem em existirem por aí, inclusive bem perto da gente. São figuras tão bizarras e execráveis, quanto esses pestilentos que faziam de forma ridícula, os soberanos da Idade Média, rirem até se mijarem em suas indumentárias de vestir da época. Eles ainda existem aos montes, talvez até em maior número. Os de hoje teimam em fazer coisas bizarras e ridículas, não propriamente para os “soberanozinhos” rirem, mas sim, para fazer o contrário, o povo de palhaço e eles, bobos da corte e os reizinhos, rirem da cara do povo, contrariamente ao que acontecia na época da soberania feudal.
   Buscam de verdade, nos fazem de palhaços e divulgam palhaçadas, como se verdadeiras fossem. Querem nos passar uma imagem que não existe, para fazer o povo crer, que de fato existe o que na verdade é uma miragem na visão distorcida de quem nos quer fazer de uma mentira, verdade. Isso sim, é querer fazer todo mundo, de forma torpe e bizarra, de um monte de bobos da corte, esta é a verdade, porque não é possível, querer sempre passar para à nossa população, tentar fazê-la engolir, gato por lebre. Convenhamos, o mundo de hoje, não é mais o dos senhores feudais, tampouco da imposição obrigatória da soberania feudal. Vivemos noutra época e só se faz de bobo da corte, quem bem entender, mas existem os bobos e não são poucos, que querem fazer o povo da mesma forma, como se bobos fossem também.
      Não adianta querer tentar fazer uso dos mais sofisticados meios de comunicação, sejam lá quais forem, para divulgar, pintar o que não existe, como se fosse um verdadeiro céu de brigadeiro, quando a realidade nos aponta uma outra verdade, que está bem à um palmo a frente do nariz de quem ainda não se tornou mais um bobo da corte. Manipular pessoas, pode até ser uma tentativa de mascarar os tantos erros e surrupiações cometidas, mas só os tolos ou bobos da corte que ainda teimam em existir tantos, que acreditam que a mentira que se solta, pode ser real, e que de fato, acreditam que é realmente verdadeira. Convenhamos minha gente. Vamos abrir os olhos de uma vez por todas. O nosso olhar tem que ser dentro do mundo real em que vivemos, porque não mais existem os soberanos medievais a nos querer guiar como se reles cidadãos medievais ainda fôssemos, principalmente porque o mundo hoje é globalizado, as informações nos chegam em questões de milésimos de segundos e tudo está à vista e só se faz ou é bobo da corte, quem quiser. Que se deixe passar por bobos da corte, quem também está usufruindo das mesmas benesses, ou de indevidas vantagens, de quem está com a coroa de reizinho, porque só esse pessoalzinho é que serve para ser os bizarros bobos e serviçais de uma corte apodrecida pela imoralidade, descaramento e desrespeito para com os cidadãos de bem, esta é a realidade, que de bobos a gente não pode ter absolutamente nada. Deixar-se manipular por mentiras que querem tornar verdadeiras, a mim me parece, querer eternamente fazer o povo de eternos bobos, bufões ou bufos, de uma corte medieval, que o tempo se encarregou de deixar no limbo da história e só.

Nenhum comentário: