QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 30 de maio de 2015

O DIA EM QUE BUÍQUE PAROU ESPERANDO AS TRÊS NOITES E DIA DE ESCURIDÃO SEGUIDOS, E O POVO AO SE ESCONDER EM SUAS CASAS COM AS PORTAS E JANELAS TRANCADAS, COM CRUZ DE PALHA BENTA PREGADA EM CADA ENTRADA, PARA SE LIVRAREM DAS TREVAS, DOS MONSTROS, DEMÔNIOS, DA DESTRUIÇÃO IMPLACÁVEL E DO FOGO DO INFERNO, QUE VIRIA A DESTRUIR A TODO MUNDO.

AS TRÊS NOITES DE ESCURO, E O FIM DO MUNDO EM BUÍQUE


       Essa é mais uma história, entre tantas que tenho conhecimento de meu Buíque, que se diga de passagem, fruto de relampejos de minha memória de criança ou ainda com tenra idade, mas as lembranças sempre me vêm à tona da memória, como se os fatos estivessem acontecendo na atualidade.
     Os mais velhos tem disso conhecimento, que os cristãos, para se livrarem do mal, sempre costumavam colocar e até hoje mesmo, nos dias atuais, as pessoas mais rudes e ignorantes, costumam colocar em frente de suas portas e janelas, uma cruz feita de palha de coco, que depois de benzida pelo padre com água benta, livra o cristão de todos os males e monstros que poderão aparecer para lhes atormentar à vida, inclusive os salvaria, para os que acreditavam, dos desastres que seriam trazidos com as três noites de escuridão, em que o dia iria se confundir com a mais negrume noite e só os que tivessem a cruz benta seriam salvos, quanto aos demais, seriam queimados pela fogueira e devorados pelos monstros e demônios. Muitos dos fiéis inclusive, costumavam levar palhas de coqueiro para ser benzidas com água benta, por Frei Damião, quando ele vinha fazer as suas famosas santas missões em Buíque, e as pessoas amedrontadas, acredito que pelas pregações do próprio frade e, tinham que colocar essa cruz benta em frente de todas as entradas de sua casa (portas e janelas), para não serem molestadas pelo mal ou pelo fogo que estava prestes a vir e queimar todos os que não fossem fiéis aos céus e não tivessem a proteção divina da cruz benta.
     Na verdade, ainda hoje existem pessoas que costumam colocar uma cruz desse tipo nas portas de seus casebres, com esse mesmo objetivo, se livrarem do mal. Acredito que essa foi ou ainda é, se por acaso ainda acontecer, uma pregação completamente errônea para poder arrebatar mais fiéis e torná-los prisioneiros de uma fé, que ao pé da letra, as pessoas com o passar do tempo, estão cada vez mais desacreditando, não negando propriamente a existência de Deus, mas pelo que vem acontecendo mundo afora, pregadores farsantes e mentirosos é o que não falta. Vejam bem, minha gente, está mais do que na hora de se pregar à verdade na ótica de quem acredita no chamado livro Sagrado, que para os cristãos, é a Bíblia, isso de acordo com o que está escrito e não na forma como muitas procuram ir buscar ou criar as suas próprias interpretações de conformidade com as suas convicções. Uma coisa é um texto escrito e que vem ao longo dos tempos, sendo interpretado de conformidade com a crença interior de algum pregador, que por via de consequência, passa para seus seguidores e isso, no meu entender, é uma grande enganação, que só tende a levar quem faz parte de determinada rebanho, a cometer equívocos grosseiros, esta é a realidade que no dia a dia observamos na religiosidade de muitos.
    Foi num tempo lá atrás, em que espalharam em Buíque que em determinado dia, ninguém abrisse à porta, porque viriam as três noites de escuro, inclusive emendando dia com noite, e de que, ninguém saísse de suas casas, porque senão seriam devoradas pelos monstros e demônios e que seriam queimadas vivas pelos seus pecados e por isso mesmo, dane-se o povo a colocar cruzes de palhas bentas, nas portas e janelas de suas casas. Foi um alvoroço dos diabos e o povo, principalmente os mais humildes e moradores da periferia, ficaram com um medo danado dessa farsa religiosa que a igreja colocou na cabeça dos menos esclarecidos, que na realidade, até mesmo pessoas esclarecidas, pelo menos algumas delas, ainda acreditava nessa besteira, mas que causou muito medo e temor em muita gente, disso não tenho a menor dúvida.
   Na verdade, esses três dias e noites de escuridão infinda seguidos, estavam previstos para acontecerem em determinada data, mas só que, ao chegar à data prevista pela igreja católica, nada veio a acontecer. Nem noite e dia de escuridão, nem monstros ou demônios, tampouco o fogaréu para queimar os infiéis e incrédulos apareceu. São por essas e outras, que sempre fui um cético em acreditar nessa ou naquela vertente religiosa. Por isso mesmo, não busco seguir nenhum caminho dentro de determinados conceitos e interpretações dadas por quem bem quer e acha que é o dono da verdade, quando ao emitir o que está escrito, distorce o sentido das palavras e diz aos fiéis e coloca na cabeça deles, o que bem quer e entende. Na verdade, ter escuridão, fogueira queimando o sujeito, a gente só vai ter mesmo depois da morte, esta é uma verdade inafastável, da qual ninguém pode se furtar, agora que não vai mais nem ser queimado por fogueira alguma ou sentir frio como se estivesse numa geleira. A minha realidade é diametralmente em sentido oposto aos que tem uma visão diferente da vida pós-morte. Acredito que na realidade, tudo ainda está envolto em um grande mistério ou talvez nem tanto, porque ao fecharmos os olhos para sempre, o que sempre tenho indagado, é o fato de que, afinal para onde iremos, se sequer sabemos de onde viemos, como se explicar tudo isso, nós pobres seres humanos mortais e vulneráveis, hem?

Nenhum comentário: