QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

EM FACE DOS ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS, CRIEI MAIS UMA COLUNA, QUE DENOMINEI DE PAPAGAIO DE PIRATA. NA PRIMEIRA EDIÇÃO, ESTÁ IMPERDÍVEL.

COLUNA PAPAGAIO DE PIRATA


POR QUE PAPAGAIO DE PIRATA! – Das inúmeras denominações de colunas que já criei, tanto para os diversos jornais que já escrevi, quando para o que ainda escrevo, o Jornal de Arcoverde, resolvi criar mais uma denominação de coluna no campo do “jornalismo matuto”, que a exemplo do confrade e amigo William Pôrto, também desenvolvo essa atividade há muitos anos. Bem, o papagaio de pirata pode levar você de cara a imaginar na figura estampada nas garrafas do Ron Montilla, do pirata com um tapa-olho e um papagaio em um lado de seu ombro, mas em nosso caso particular, nada tem a ver com essa figura da marca registrada dessa bebida etílica, mas sim, com a conduta de muita gente, que não sabendo andar, se locomover, falar, ter opinião própria com as próprias pernas ou por vontade própria, sem uma personalidade firmada psicologicamente, tem que se valer das costas, do lado obscuro e dos bastidores de alguém para poder andar, se locomover ou dizer alguma coisa, esta é uma explicação de uma forma simples sobre o que vem a ser “PAPAGAIO DE PIRATA”.

AS TOLICES DE QUE SÃO CAPAZES – Esse pessoal que não tem luz própria, faz de tudo para aparecer, principalmente depois que surgiram essas modernidades do mundo da informatização. É muita besteira e tolice que a gente tem que digerir, tem coisas até que não dá para não cuspir, de tão nojento que são muitas das postagens que alguns desinformados colocam nas redes sociais, sendo a mais popular, o Facebook. Vez por outra, uma colocação de algum papagaio de pirata, que a não ser para isso, não se presta para outra coisa, é posta na condição de vassalo do rei, alguma tolice sem a menor propriedade de domínio sobre o que está dizendo ou falando, então passa a falar coisas pelos cotovelos e fazer suas merdas pelas entranhas, sem sequer saber do que está falando, porque ou não sabe o que está dizendo, ou então, está usando o que no mundo jornalístico se denomina de “ghost writer” (escritor fantasma), ou seja, alguém produz um texto para outra pessoa que o ler ou publicar, o faça como sendo de sua autoria e algumas pessoas aqui de Buíque, estão fazendo uso disso. Pior é que falando assim, não sabem eles que da mesma forma, estão sendo usados como papagaios de pirata, esta é a verdade.

SE LEEM UMA, DUAS OU MAIS FRASES MINHAS – Quero dizer que me sinto lisonjeado, se alguém que chega a ler o que escrevo, chega ao menos a ler uma ou duas frases. Para mim já é o bastante, desde que, pelo menos uma palavra do que disse fique na mentalidade de quem chegou a ler pelo menos o mínimo daquilo que escrevi, porque o que escrevo é de mim mesmo; é produto de minha criatividade e imaginação, não sou manipulado por ninguém, tampouco escrevo através de “ghost writ” qualquer, mas sim, de minha própria autoria. Tenho neste meu Blog, quase 2.100 publicações, fora o que já escrevi por toda a minha vida, e posso dizer com toda propriedade que, se tiver cinquenta dentre essas publicações de terceiras pessoas, dou minhas mãos à palmatória. Outra mais, não costumo copiar e colocar ou escrever palavras à esmo sem saber o que estou escrevendo dentro de minhas colocações. Agora, a questão de entender ou não, é problema de algum papagaio de pirata que, por falta de conhecimentos, venha a dar outra interpretação diversa daquilo que quis transmitir. Mas com toda sinceridade, nessa condição, se o povo chegar a ler pelo menos uma ou duas frases do que escrevo, já me dou por satisfeito, embora só se aprende a escrever, quem na vida já chegou a escrever muitas cartas, caso contrário, nunca vai ter esse dom de saber escrever com esmerada construção na arte de bem escrever. Gente assim, nem um bilhete de dez palavras sabe escrever, porque entre as dez que escreve, onze estão erradas.

O REVERSO DA MEDALHA, O QUE É? – Só para se ter uma ideia, escrevo no Jornal de Arcoverde uma coluna que dei o nome de um livro de Sidney Sheldon, O REVERSO DA MEDALHA, isso há quase uns trinta anos, mas muitas pessoas usam o termo de forma inadequado. Na verdade, pode ter vários significados, a saber:
a) - s.m. O lado oposto ao lado principal, ou àquele que primeiro se observa ou considera: o reverso da moeda (por opos. a anverso da moeda).
b) - Conjunto de circunstâncias de caráter contrário ao que se espera, ou se analisa: o reverso da questão.
c) - Arquitetura. Lado oposto de um painel ou de um retábulo.
d) - Desp. No tênis, rebate da bola efetuado do lado contrário ao habitual.
e) - Numismática Face oposta da moeda ou do papel-moeda, onde se acham as características menos importantes.
f) - Fig. Reverso da medalha, aspecto (de coisa, pessoa, situação) desfavorável e oposto ao que antes se mencionou ou se observou.
O que busco demonstrar é justamente o lado diferente do que social e politicamente buscam mostrar e aí, mostro o outro lado do cotidiano da vida sem retoques, do politicamente incorreto, porque o lado oficial que se joga para a opinião pública, nunca é e jamais será o verdadeiro e inquestionável, daí, o reverso circunstancial de fatos e acontecimentos. Quanto ao “anverso”, para os que também não sabem, significa a cara da moeda, o lado principal de qualquer fato, se levado para outras esferas de convivência humana e social. Mas também no reverso, teve até gente que como papagaio de pirata, pegou uma carona no reverso, para noticiar algumas ações dos mandarins ocasionais do momento. Na verdade, sempre fui questionador e nunca me deixei levar por mentiras, farsas e enganações, por isso mesmo, como não sou papagaio de pirata, sempre busco mostrar o outro lado da moeda, ou o REVERSO DA MEDALHA.

OUTUBRO NEGRO DE 2014 – Antes de minha pessoa, que nunca deixei de ser crítico de verdade, mesmo vendo de perto as políticas incoerentes, inadequadas e fraudulentas à minha volta, nunca guardei segredo dos meus pontos de vista crítico. O que queria para Buíque, não era mais uma farsa ou mentira. O que muitos não acreditavam é que viesse eu a me desvencilhar desse cordão amarelo apodrecido, mas a partir de outubro de 2014, não aguentando mais tantos desmandos e descasos, resolvi cair fora desse barco e ser mais incisivo nas minhas críticas e observações dos crassos erros que sempre se cometeram dolosamente nas duas gestões desse imperadorzinho de pirata também, porque pelo que se observa, ninguém sabe quem é quem na gradação de poder em Buíque. Até outubro, quando de meu rompimento, se não via e ouvia ninguém dando um pio sequer, era somente o lado difundido pela vassalagem e pelos papagaios de piratas, mas foi dar meu primeiro grito, que começaram timidamente a aparecerem mais pessoas criticando o óbvio ululante da verdadeira faceta de mais um desgoverno em nossa terra e isso, minha gente, não pode continuar. Não que outubro tenha sido o marco inicial de muita gente deixar de ser omissa e se libertar, mas que foi um começo para o povo começar a colocar a boca no trombone, SEM ÓDIO E SEM MEDO, disso não tenho a menor dúvida e, para os que querem continuar a ser eternos vassalos e papagaios de pirata, que continuem, pois é um direito de cada um ficar com o rabo preso eternamente, até um dia ser reconhecida a insignificância de muitos que hoje querem posar de livres para voar, mas que na realidade, não passam de prisioneiros de suas próprias armadilhas. Isso o tempo, senhor da razão, é quem dirá.

LAELSON BONI – Um desses baluartes inquebrantáveis, é o camarada Laelson Boni, que tem sido um destemido e valente guerreiro nessa luta de muitos, que bravamente vem mostrando à olhos vistos, sem se esconder em bastidores e sem uso de máscaras, os desmandos de Buíque, o que não tem sido do agrado de alguns membros da vassalagem e da papagaiada de piratas. A ele, levo meu apoio irrestrito e por completo, porque está falando e dizendo o que muitos queriam falar e dizer, só que, por medo, omissão ou alguma razão, não são capazes de expressarem livremente o que sentem. Só as ruas é quem poderá traduzir o sentimento de nosso povo. Então Laelson Boni, não se curve ou se deixe dobrar, porque enquanto alguns papagaios de pirata buscam estrebuchar como prisioneiros de uma minúscula gaiola do livre pensar, não pensar e nada dizer, que busquem se acalentar e se acalmem tomando lexotan, diazepan ou rivrotil, ou então que se contentem com o presente que o jornalista Ricardo Boechat ofereceu a Silas Malafaia, certo camarada!

Nenhum comentário: