QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 16 de junho de 2015

NÃO SE PODE NEGAR QUE O BRASIL NÃO ESTEJA NUMA CRISE OU JÁ VINHA NELA DESDE TEMPOS ATRÁS, ATÉ POR QUE, ESTA DEPENDE EM MUITO DE UMA CONJUNTURA MACROECNÔMICA MUNCIAL QUE DÁ AS LINHAS ECONÔMICAS A SEREM SEGUIDAS PELO RESTO DO MUNDO, POR UMA MINORIA DE PAÍSES FORTES QUE DOMINAM O RESTO DO PLANETA.

A CRISE ESTÁ MESMO BRABA!


      Que existe uma crise no Brasil, disso não se pode ter a menor dúvida. Agora, demonizar e responsabilizar tão-somente, quem está no topo máximo da pirâmide do poder, pela crise, isso é o que se pode dizer, pura hipocrisia da própria sociedade e de uma larga banda podre da política brasileira, por que na verdade, existe uma gama de fatores que com toda certeza tiveram a sua contribuição para que o país chegasse a esse ponto. No mais essa questão de crise, é coisa que se discute desde que o Brasil é Brasil.
     A gente, pobres mortais, que estamos na ponta da fragilidade de aceitar o que vem de cima como um rolo compressor, mesmo que não aceite, é quem nos finalmentes, vem a pagar a conta e esta, acarreta várias consequências para todos, indistintamente, principalmente os que estão inseridos na classe média-média para a média, porque a classe média puxando para a alta, a alta e a alta-alta, essas não sentem lá muita coisa com os respingos da crise que vem se arrastando mesmo antes das eleições. Na verdade, falando de eleições, o que nos venderam mesmo, foi uma mercadoria estragada, como se de boa qualidade fosse, como se vê diuturnamente com as propagandas enganosas para empurrar determinado nicho mercadológico a qualquer custo e isso, também existe na política, e aí, minha gente, é que se procura empurrar ao povo gato por lebre. Alguns mais atentos, não se deixam enganar, mas já outros, desligados do mundo, se deixam levar no bico enganosamente.
    A crise não nasceu aqui em nosso Brasil, mas sim, vem de uma conjuntura econômica da macroeconomia mundial, em que os mais fortes política e economicamente, puxam e obrigam os mais fracos às políticas e aos seus jogos de interesses econômicos e financeiros, pouco importando a quem vai atingir. A Europa, por exemplo, teve uma crise que quase veio a quebrar, mas logo se recuperou e hoje, em cima da especulação financeira, tem euros de sobra, porém não gera empregos e renda para os seus próprios do Continente, vindo como conseqüências, constantes crises sociais. Então para que ter uma economia equilibrada, se o Continente não está crescendo, o PIB estacionou e não existe a criação de empregos e renda para as classes menos favorecidas, mas os ricos, estão nadando em dinheiro, sem saber o que fazer. A crise americana, que quase veio a quebrar os Estados Unidos, está praticamente debelada, por que na condição de palmatória imperial do mundo e com tentáculos por todas as partes do Planeta, teriam mesmo que vir a controlar as suas finanças e colocar nos eixos a sua economia de mercado e hoje, é quem está dando o norte da economia mundial, inclusive no preço dos combustíveis, que antes, era um legado dos Países Produtores de Petróleo, liderados pela Arábia Saudita e os Emirados Árabes, só que, perderam fôlego e os americanos, com uma nova fonte de energia mais barata que descobriram ou surrupiaram o invento de algum outro país, são quem estão dando as cartas no preço do petróleo porque não são mais dependentes de outros países na questão energética, pelo menos na energia de origem fóssil.
    No caso brasileiro, que se diz autosuficiente em petróleo, e via de consequência, em energia motora veicular e, como toda nossa economia depende em sua maioria de transporte terrestre, a tendência a se chegar era essa triste realidade que estamos vivendo nos dias atuais. O nosso petróleo não é mais barato, por conta da econômica mundial, por que a principal empresa produtora de petróleo, no caso a PETROBRÁS, envolvida num monstruoso esquema de corrupção, teve grandes prejuízos e quem cota o preço dessa fonte energética, não é o Brasil, mas sim, os mercados financeiros internacionais, como as bolsas de valores de Nova Iorque e da Europa, então a gente diante dessa conjuntura mundial, não tem como praticar os nossos próprios preços, diante desse rolo compressor mundial que dita as regras da economia e não quer perder para ninguém. Quem é rico, é àquela velha história, sempre querendo ficar mais rico ainda, esta é a mais pura realidade.
  Aliada a tudo isso na conjuntura mundial, internamente, como tradicionalmente somos um país mais corrupto que muitos outros, imagina em cima disso tudo, governos federal, estaduais, prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, sendo um sorvedouro descarado, escancarado e vergonhosamente usando como bem entender, do dinheiro público, sem falar na sonegação, na corrupção e na lavagem de dinheiro da própria iniciativa privada, então como haver controle das finanças públicas e da economia num país que prima em primeiro lugar pela corrupção, sem que puna como se deve, a sua leva de corruptos tanto da iniciativa pública quanto da privada. Falar que existem somente políticos corruptos e ladrões, é pura idiotice e falta de conhecimento de quem emite uma opinião, porque a classe privada, é tão corrupta, sonegadora e surrupiadora, quanto a dos políticos, se não for bem maior, por que se tiver uma brechinha qualquer, só querem mesmo tirar vantagem, independentemente de antes se pensar ou não nos destinos do país e de seu povo. A mentalidade seja do pobre ao rico, já tem o vírus característico da corrupção, a começar por quem recebe uma bolsa-família como fonte de renda, em que diz, que não deve deixar de receber, por que é dinheiro do governo, sem imaginar, que se trata apenas de uma ajuda temporária, até que o beneficiário ou beneficiária venha a aprender a andar com os seus próprios pés, sem falar, em muitos(as) que usufruem dessa ajuda indevidamente, por questões de corrupção política que tanto a gente tem conhecimento em nossos próprios monturos.
    A decepção com o nosso Brasil, não é somente nos políticos não senhor, mas também, na iniciativa privada, que rouba escancaradamente, sonega, faz malabarismo, tanto quanto à classe política. Imagine o Brasil ser roubado escandalosamente por mais de cinco mil prefeitos, sem falar na outra leva de políticos, além de que, existem outras classes de privilegiados noutras esferas do poder, que não são muitos diferentes dos demais, afinal de contas, o bom brasileiro, pelo visto, tem que ser um bom corrupto de verdade, é esta a triste realidade com a qual nos deparamos no nosso dia a dia, independentemente de estamento social. É muito simples o cidadão comum perceber: basta fazer uma pequena compra e observar quem emite uma nota fiscal, por exemplo, só para ficar num simples ato comercial da compra de uma caixa de fósforos, que muitos imaginam estarem pagando impostos, quando na realidade, quem está sonegando, à falta da emissão de nota fiscal, é do mais simples ao mais alto comerciante ou empresário. É assim mesmo que acontece. Então minha gente, vamos deixar de hipocrisia e imaginar que todos os males do Brasil é coisa de hoje, somente dos políticos, porque na verdade é de todos nós, esta á a mais pura verdade. A corrupção não é uma invenção nove e pouco conhecida, mas vem desde o descobrimento da roda redonda.

Nenhum comentário: