QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

QUEM SE SUBMETE A SER BABÃO, BAJULADOR, PUXA-SACO OU SEJA LÁ O QUE FOR DE ALGUÉM, É PORQUE NÃO TEM RESPEITO PRÓPRIO E É INCAPAZ DE VENCER OS SEUS PRÓPRIOS CONFLITOS DE SUA MEDÍOCRE VIDA DE NUNCA PASSAR DOS LIMITES DE SEMPRE SER UM MERO BAJULADOR DE CARTEIRINHA.

QUEM NASCE PARA SER BABÃO, NUNCA SE ESTABELECE NA VIDA


       Essa questão de bajulação, esse ofício, vem desde a época dos antigos reis persas, egípcios, romanos e se estendeu mundo afora à medida que este foi se protraindo e se desenvolvendo no tempo. Mas a questão de bajulação na se limitava aos reis, mas também aos seus auxiliares mais ligados e os que também detinham algum poder de dominação. Na verdade a vassalagem era própria e bem visível durante esses períodos, mas nunca deixou de existir, apenas se modificaram as pessoas, mas os bajuladores de sempre tem a mesma insignificância na sua utilidade na base da graciosa servilidade histórica.
   Os modos de vida, claro, se modificaram, avançaram com a adoção de novos costumes, que sempre vem mudando no crescimento da humanidade e no surgimento de novas denominações sociais na vida das pessoas. O que acho repugnante é a simples bajulação, servilidade ou vassalagem, puramente graciosa, para simplesmente se achar amigo do rei, de quem manda no pedaço, ou de quem ocupa uma posição de destaque no estamento social e isso, é ridículo e próprio dos que considero, com toda sinceridade, de incapazes de galgarem seus próprios caminhos e se tornarem independentes, e de virem a caminhar com as suas próprias pernas. Acho absurdo e humilhante, quando alguém chega ao ponto de ser tão idiota, de não perceber que nem o bajulado, gosta de bajulação e odeia esse tipo de coisa. É assim mesmo que acontece. Prefiro ter pessoas amigas, leais e sinceras à minha volta, do que uma leva de bajuladores, que sempre execrei e menosprezei por toda à minha vida.
   Nunca foi do meu feitio, bajular ninguém, quer na iniciativa privada, quer na pública, porque acredito ser essa uma atitude humana, própria dos incapazes e menosprezíveis seres humanos, que não merecem a minha menor atenção ou respeito. Bajulador, puxa-saco, vassalo, serviçal, ou seja lá qual venha a ser a denominação, não dou o menor valor. Muito pelo contrário, tenho mesmo é menosprezo. Pior é que existe muita gente que se percebe não necessitar se passar para esse tipo de coisa, no entretanto, é o que mais a gente vê e percebe, principalmente no ambiente de trabalho, nos pequenos lugarzinhos onde moramos, em que se o sujeito expele uma flatulência de uma banda da cidade, em questões de segundos, do lado oposto, já está se sentido o fedor. É incrível esse tipo de coisa, principalmente no monturo em que vivemos, que são as nossas cidadezinhas.
    Digo isso com propriedade de quem bem conhece sobre à matéria e do que tenho observado em minha própria cidade por toda a minha vida, principalmente quando alguém está tronado no poder de mando. Aparece bajulador de todas as raças, credos religiosos e convicção políticas, que na verdade, isso de convicção política, é coisa rara em cidade pequena, porque quem estiver no poder de mando, é quem na verdade é a ideologia manipuladora de cada vertente política existente em algum partideco, que em muitos casos, só se presta mesmo para sigla de aluguel e isso é o que mais ocorre, principalmente em época de eleições.
   Por falar em partidos políticos que a gente forma, estrutura e implanta em municípios pequenos, aí sim, é que não tem valor mesmo, porque quem está no poder busca manipular o seu séquito de serviçais, para fazer de tudo para dominar e cooptar tudo quanto é partido. Quando isso não acontece por gravidade, vem o outro lado da rasteira de bastidores, da matreirice, aonde quem se acha no poder transitório de mando, acredita tudo poder e faz de tudo, através de seus leais bajuladores, também ocasionais, para dar rasteira em seus opositores e isso vem acontecendo em nossa cidade, o que só envergonha ainda mais essa classe política de merda, que sempre busquei levar à cabo de outra forma, através de outra visão, algum projeto político de vida, que sempre tive com relação a minha terra, mas que nunca cheguei a concretizar, justamente por causa da nojeira e aves de rapinas pelas quais estamos rodeados na política. Na verdade, isso não passa mesmo de ladroagem de consciências, quando sem que se saiba, quem está num determinado partido, sem ao menos esperar, leva uma rasteira, através de artimanhas da malandragem política, mancomunados com os órgãos diretivos estaduais e aí, quando menos se espera, a rasteira está dada e depois, os de lá dos órgãos mandantes, se fazem de besta e dão explicações querendo explicar e justiçar o golpismo indisfarçável em que existiu uma trapaça de jogo de poder pelo poder, mas isso é o de menos.
    Não é a primeira vez que isso acontece em nossa terra, tampouco será a última, mas como o poder é efêmero, ocasional, passageiro, as órbitas de bajulações mudam muito de lugar. Já vi muitos desses filmes aqui mesmo por toda a minha vida, mas da mesma forma que alguém está no poder, chega determinado momento, que leva uma rasteira sem ao menos esperar, agora não mais de apenas surrupiar, cooptar um mero partideco político, mas quando vem a ser cassado pelo voto popular da própria população, por ter se tornado em lacaio inservível. Então quando a tocha do poder se apaga, o bajulador ou bajuladora momentânea, vai buscar uma outra árvore para buscar uma sombra ou uma outra luz para se aquecer e aí, já poderá ser tardia essa busca, porque em política também, muitos só colhem o que plantam e há o dia de plantar e dar certo, mas é chegado o dia em que se planta e a semente não mais nasce, esta é a mais pura realidade. É o jogo sujo da política, do qual sempre tive conhecimento, porém nunca fui de ser um partícipe de processos espúrios desse jogo político podre da busca do poder pelo poder. Embora estejamos envoltos nessa podridão imunda, haverá de chegar um dia em que ainda poderemos vir a ter de volta a nossa autoestima, a nossa honradez, a honestidade, princípios éticos e morais na condução de nossa política, mesmo que seja somente por um certo período, mas esse tempo ainda poderá chegar. Acredito que quem viver e souber votar em quem tiver sinceridade nas suas pregações, com toda certeza ainda verá isso acontecer em nossa terra, porque a continuar nessa bandalheira, melhor desistir de tudo e colocar uma pá de cal nessa política suja que se pratica aqui em nossa cidade e alhures, se bem que, para nós, o que interessa mesmo, é o nosso monturo, que o dos outros, tem quem os cuidem. Aos bajuladores de carteirinha, deveriam era procurar o que fazer, porque a profissão de bajulador, não é nada edificando para quem quer ser honrado e respeitado, valendo tanto para homem, quanto para mulher.

Nenhum comentário: