QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 23 de julho de 2015

PALESTRA DO ESCRITOR PEDRENSE, INALDO TENÓRIO, HOJE NA BIBLIOTECA GRACILIANO RAMOS, EM BUÍQUE




        Vim a conhecer Inaldo Tenório, nascido na vizinha cidade da Pedra, na zona rural, precisamente nas paginas do Facebook e através de Paulo Tarcíso (Paulo Cordel), quando ele estava lendo um livro desse escritor, “O Colecionador de Cavalos”. Depois que o leu, me emprestou para também o fazê-lo, o que fiz com a maior atenção, voltada principalmente para a criatividade, a versatilidade e o imaginário do autor na manipulação das palavras para criar personagens e ambientes, chegando desta feita, a conhecer mais de perto a verve literária desse pedrense de fibra, mas que desde os dezesseis anos de idade, vive na cidade do Recife, porém toda a sua família é da cidade da Pedra, onde ainda mora grande parte desta, a exemplo de um velho amigo e colega de profissão, Dr. João, que já chegou a ser candidato a prefeito desse vizinho município, porém não logrou êxito em seu intento. A Pedra, como muitos tem conhecimento, inclusive os mais velhos, já fez parte geograficamente da extensão da área de Buíque, daí o epíteto, “Pedra de Buíque”, que alguns gostam, outros viram os olhos e muitos acham que isso não é verdade, mas a realidade é que a Pedra já formou com Buíque e isso ninguém pode mudar os rumos de nossa história.
      Fiquei fascinado com a profundeza narrada na história refletida no livro O Colecionador de Cavalos, pelo que toca no ser humano, principalmente, quando vivenciando a fase da terceira idade, depois de muita luta na vida e vem a praticamente se redescobrir como ser humano. Sobre esse livro, tomei emprestado de sua página no face (de Inaldo), uma opinião de um crítico, que assim traduz a intelectualidade e o poder de alcance literário desse escritor pedrense: "Lendo O COLECIONADOR DE CAVALOS, do querido Inaldo Moura, percebo que ele preserva na sua prosa algo de fundamental denodo hodierno: a tendência pelo simples. Não tenta, como vários autores, persuadir o leitor maldosamente, fazendo com o que o admiremos a pretexto da sua eloquência desenfreada, tantas vezes desregrada no uso de adjetivos desnecessários e períodos longuíssimos. É como Henrik Ibsen, Ariano Suassuna ou, o meu preferido, Ernest Hemingway. Alcança todos os públicos, num realismo nuançado, austero e ao mesmo tempo sentimental, sem perder, claro, sua vertente poética, a qual enfeixa todo o texto de atributos louváveis." Logo abaixo dessa opinião de visão crítica, porém positivista, há uma colocação do autor em que ele expõe sobre esse seu último trabalho literário: “Mais uma crítica feita por Rafael Teixeira sobre mais um trabalho meu, desta feita o romance, e que eu exposto aqui com muito prazer e alegria por tratar-se de um jovem muito talentoso.”
      Inaldo Tenório de Moura Cavalcanti, não se limita tão-somente nesse seu profícuo trabalho literário, a um tema exclusivo no vasto campo das letras e das artes, mas também, fez incursões em várias outras vertentes literárias, já tendo publicado os seguintes livros: Poesias: “Assim Se Fez” e “O Recanto Sagrado da Luz”; Contos: “Meu Pai e Outros Contos” e Paisagens da Janela” e, na área de ficção, escreveu um Romance: “O Colecionador de Cavalos”. Por último, está em fase de nascer mais uma criança, intitulado “DE ONDE SE PODE VER O INVISÍVEL”, que segundo o escritor, nesses dias estará sendo lançado no mercado literário, para nossa felicitação em ver publicada mais uma importante obra desse autor.
     Convidado a fazer uma palestra em nome da nossa Academia Buiquense de Letras e das Artes – ABLA, não se fez de rogado, aceitou o convite de imediato, sem pestanejar. Explicamos a ele, da nossa condição de falta de ajuda, para custear sequer a sua estadia com despesas de hospedagem, deslocamento, cachê, entre outras, com o que, disse ele, que não teria problema e que viria com todo prazer proferir a palestra que hoje acontece na Biblioteca Graciliano Ramos, a partir da sete horas da noite, com a temática “A CULTURA NO MUNDO MODERNO E AS DIFICULDADES DO NOVO ESCRITOR”. Então minha gente, gostaria imensamente, em conunto com o pessoal que faz a ABLA, que todos comparecessem hoje na Biblioteca Pública Municipal Graciliano Ramos, para ouvir a palestra desse eminente escritor de nossa vizinha cidade da Pedra, mas que desde os dezesseis anos de idade vive no Recife e, uma das coisas interessantes que me deixou estupefato e boquiaberto, foi o fato de que ele deixou tudo na vida para se dedicar única e exclusivamente à leitura e ao trabalho literário. É realmente um Escritor e Poeta de verdade e que busca, mesmo diante até das intempéries que nós, que nos voltamos à literatura encontramos pela frente, temos que enfrentar, mesmo assim, como se fora um sacerdócio, continua no campo de luta, em favor de nossa cultura, da leitura e de escrever, como bem o fez o nosso primeiro convidado a proferir uma palestra em nome da ABLA, na nossa Biblioteca Pública, o que só vem mesmo a nos honrar. Por isso mesmo, é que, na qualidade de Presidente dessa instituição fundada em 23 de outubro do ano passado, que ainda está engatinhando, gostaria imensamente, juntamente com os demais membros da entidade, de contar com a presença de todos, para que com isso, a nossa cultura, nossos valores venham finalmente a se fortalecerem cada vez mais, porque só através de mais conhecimentos e da troca de valores culturais,  que poderemos vir a ser o diferencial, em busca de melhores dias de vida para o nosso povo, principalmente, no sentido de libertação.
     Infelizmente, não contamos com a ajuda de ninguém para promoção de um evento desse porte, razão pela qual, desde já, agradecemos de coração ao nosso amigo Escritor e Poeta Inaldo Tenório e a todos e todas que comparecerem a mais um evento cultural patrocinado pela nossa iniciante ACADEMIA BUIQUENSE DE LETRAS E DAS ARTES – ABLA. Vem aí também, dando continuidade a nossos eventos culturais, o PROJETO ACADEMIA NAS ESCOLAS.

Nenhum comentário: