QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

DIA DE SEXTA-FEIRA É EXPLOSIVAMENTE O DIA DA COLUNA EXPLOSIVA - CUIDADO NOS LUGARES ONDE VOCÊ, CAMARADA, VAI PISAR!

COLUNA EXPLOSIVA!
“O OUTRO LADO DA MOEDA QUE POUCOS CONHECEM”

ACREDITAR EM QUEM? – Em se tratando de política, não dá para se acreditar em praticamente ninguém, por que quase todos eles fazem promessas do impossível, para, num segundo momento, nada do que prometeram chegar a cumprir ou realizar. É assim em praticamente todas as esferas do poder da política. Seja esta nacional, internacional, os escambau. Não interessa. Toda panela, como no dito popular, “tem o seu testo, e todo penico tem tampa”. Bem, é assim mesmo que acontece no meio da política. Não dá para acreditar em praticamente mais ninguém. A crise brasileira era previsível? – Claro que era, mas se resolveu colocar em panos mornos, por se tratar de eclodir praticamente em época de campanha política, daí se escondeu o que já vinha acontecendo e aí estamos metidos em mais uma crise e com esse desequilíbrio incontrolável da moeda, quando chega a mexer no bolso da população, principalmente dos mais abastados, aí sim, a coisa pode repercutir ferozmente até chegar na menos favorecida e as coisas podem passar a fugir do controle. Talvez a crise gerada no Brasil venha sendo consequência, pelo menos um dos principais motivos, seja mesmo a desenfreada corrupção que sempre foi praticada neste país de cabo à rabo, e pelo visto, com poucas chances de contenção, porque a corrupção faz parte da cultura de nosso povo, do mais alto ao mais alto escalão do estamento social, esta é a verdade. De outra parte, tem a questão dessa economia globalizada, que no desequilíbrio de uma peça do xadrez, outras podem vir a ser mexidas. Para debelar a crise, as famílias ricas contadas nos dedos das nossas mãos, poderia ser debelada, se estas abdicassem de seus ganhos fenomenais, corruptos pagassem pelos seus crimes, dos mais reles e rudes pés de chinelos em nossos próprios monturos, aos do mais alto escalão e que também, os ladrões e sonegadores da iniciativa privada, muitos dos quais podres de ricos, porém riquezas estas de origem duvidosa, então se todos ou pelo menos grande parte, vier a pagar pelos seus crimes, já é grande coisa. É por aí que certamente começaremos a domar a crise atual pela qual estamos passando, também por outra banda, a questão das peças do complicado xadrez da conjuntura econômica mundial.

FENOMENAL MÁGICA DE MR. M – Existem coisas no mundo de prestações de contas de prefeitos em suas gestões, que só mesmo o famoso mágico americano Mr. M, seria capaz de explicar, ou melhor, de nada explicar, porque ele não fala nada, além de se esconder por trás de uma máscara, que não dá para acreditar que Tribunais de Contas recomendem às Câmaras de Vereadores que aprovem essas ou àquelas contas de determinado exercício financeiro, desse ou daquele prefeito. A questão vem à tona, por que pelo que a gente vê se fazer acontecer aqui mesmo em Buíque, quando inexplicavelmente, o TCE-PE vem a recomendar a aprovação de contas de determinado exercício financeiro, é de se fazer arregalar nossos olhos, de sair de suas órbitas, porque não dá para acreditar. Ou o TCE-PE não está fazendo a sua lição como manda o figurino, ou então, algo de podre está acontecendo nesse reinadinho da Dinamarca. Impossível se passar uma declaração de idoneidade em prestação de contas em uma administração como essa de nossa terra, porque minha gente, ou esse pessoal contábil, pago à peso de ouro, dá nó em pingo d’água, a empresa contratada, ou então, só contrataram mesmo, foi o Mister M, o mágico, porque só ele mesmo para explicar ou não, tendo em vista que, ele só faz as mágicas, mas não as explica, como deve está acontecendo com a prestação de contas públicas do Município de Buíque, pelo menos algumas delas. Seria bom que essas contas fossem abertas à consulta pública, para o povo analisar como foi realmente gasto o seu dinheiro. Pior é que há mais de seis anos que a gente não tem sequer um representante do Ministério Público (Promotor de Justiça) titular, que ainda na gestão anterior, dava alguma vasculhada na administração pública, o que não está ocorrendo na atual, por que além de não ter Promotor, a Justiça não está nem aí para o que acontece, processos em andamento engavetados, e tudo é feito na base que só a mágica de Mr. M para explicar ou então Buíque está sendo governado pelo próprio Mr. M. Só se pode ter essa explicação, pois outra, camaradas, não dá para nos convencer não senhor!

DESCULPAS ESFARRAPADAS DOS BURACOS – Recentemente esteve em nosso município, reportagem da ABTV, de Caruaru, que chegou a fazer uma reportagem de parte dos absurdos do que vem acontecendo em Buíque, a começar pelos inúmeros buracos deixados pela empresa encarregada da execução do saneamento básico, que deixou nossa cidade praticamente remendada, feito tábua de pirulito, porém a explicação amarelada dada pelo principal assessor do prefeito, que gaguejou mais do que falou, disse, como sempre acontece nessas ocasiões, que a culpa era da empresa e de que já estavam tomando providências para outra vir terminar o que ineficiente trabalho que vinha sendo irresponsavelmente executado e que foi deixado para trás por essa empresa. A explicação não convence ou não convenceu ninguém de bom senso. Só se a pessoa for burra demais. Primeiramente, existem alagamentos lá na Vila Frei Damião e lá pelas Quarenta entre outras diversas localidades da cidade, que nada tem a ver com essa empresa e, em segundo lugar, a obrigação de fiscalização de execução da obra dentro do planejado, seria, como de fato é para qualquer outra obra ou serviço, obrigação da chefia da edilidade, mesmo que seja de recursos da origem de onde venha, pouco importa. Toda obra que se realiza em cada município, para quem não sabe, mesmo sem contrapartida da municipalidade, só se pode executar se fazendo um convênio com o município e a entidade seja qual for, financiadora, sem o qual obra alguma pode ser realizada. Essa obra foi mais uma delas. Pior é o fato de que, ao custo de mais de 11 milhões de reais, mais da metade desse saneamento ainda não foi realizado, apesar de toda periferia da cidade está praticamente arruinada pelos buracos e praticamente, em muitos ruas e trechos, até mesmo intransitável. Então gente, vamos deixar de desculpas esfarrapadas e fazer as coisas como elas devem ser feitas. Ser mais vigilante é obrigação da chefia da edilidade. Se desaparece do município, que seus prepostos, recebam ordens para fazê-lo. Quando Miriam Briano era Secretária de Obras, sempre ficava no pé de cada obra, fiscalizando, vigilante e cobrando. Por que não fazem o mesmo! – Será que os que estão no momento ocupando determinados cargos só servem mesmo para coçar o sacro escrotal, é isso mesmo?

E OS KITS IRRIGAÇÃO E POÇOS ARTESIANOS? –.As conversas que rolam pela cidade e região de Buíque, é que vieram para cá, num programa específico, diversos kits irrigação e em torno de 1,2 milhões de reais para perfuração de poços artesianos para amenizar a crise da seca, mas pelo que se comenta à boca pequena, é que os kits irrigação, foram distribuídas para algumas pessoas privilegiadas, amigas do peito e, os poços artesianos, que era para serem construídos em escolas públicas municipais, alguns foram construídos e outras localidades diversas de sua destinação, até em residências de alguns servidores públicos, foram construídos indevidamente com essa verba pública, o que constitui flagrante desvio de finalidade e escancarada improbidade administrativa, o que é passível de punibilidade tanto da chefia da edilidade, quando de quem indevidamente se beneficiou do que não se enquadrava na destinação dos kits e dos recursos. Seria de bom alvitre, que a nova Promotoria que está para vir para Buíque como titular, já iniciasse alguma ação nesse sentido, cobrando explicações da chefia da edilidade, para saber aonde e como foram destinados os kits irrigação e aonde foram perfurados os poços artesianos, pois nessa penumbra administrativa sem transparência de Buíque, está sendo feita muita maracutaia por baixo dos panos e o povo, besta como sempre foi feito, que se lasque.

FARRAS DAS PLACAS VERMELHAS – Outra coisa extremamente irregular até a medula que vem sendo cometida pela chefia da edilidade buiquense, é a distribuição escancarada de placas vermelhas, as chamadas placas de aluguel, para “amiguinhos” do peito, para aquisição de veículos novos, à preço de custo, não para servir de instrumento de trabalho, mas sim, como meio de transporte de passeio, o que se constitui em flagrante irregularidade e crime de improbidade administrativa da mesma forma. A questão de placas, não precisa nem de denúncia de ninguém, porque todo mundo percebe quem foi presenteado com uma concessão pública tão-somente para adquirir um veículo novo à preço de custo, e os que verdadeiramente trabalham com seus veículos como taxis, que é para que servem a concessão de placas vermelhas pelo município. Então minha gente, isso é mais uma escancarada falta de vergonha praticada neste nosso município. Enquanto isso, existem pais de família que precisavam de uma placa vermelha para ganhar o sustento da família e trabalhar decentemente e diante desse apadrinhamento indevido, não conseguem uma placa vermelha para ganhar honestamente o pão da família.

ASFALTO DA ESTRADA DO CATIMBAU – Como sempre tenho dito e, diante da crise do Estado deixado pelo defunto Eduardo Campos para o seu sucessor, que está praticamente perdido na governança do Estado, não sairá do papel por enquanto. Para os que alimentam esse desejo, podem esquecer, que por mais que se façam requerimentos, tragam deputados para tirar fotografia, façam essas tolices de audiências públicas, que nada disso vai adiantar, por que os cofres do estado estão vazios, a ponto de até o momento, não ter sido resolvido nem as questões da Polícia Civil, tampouco a dos professos estaduais. Então de onde vão se tirar os mais de 6 milhões para se executar a obra de asfaltamento dos quase 12 km da estrada de Buíque-Catimbau, hem? – Aliás, 6 milhões era em 2012, agora deve ser mais de 12, ou não? - Como muitos buiquenses, defensores do turismo como mola propulsora de nosso desenvolvimento econômico e social, torço para que esse início de infraestrutura venha realmente a ser realizado, mas do jeito que estou vendo as coisas, só acredito mesmo quando esta chegar a ser concluída e entregue à população. Por enquanto, vamos deixar de ser hipócritas de fazer promessas, discursos inúteis e idiotas de que a estrada vai ser concluída, que deputado tal ou qual agora está empenhado, que isso, camaradas, não vai acontecer de jeito nenhum. Melhor sermos realistas, ou não! – Chega de alguém querer se focar e de se promover, até gente daqui mesmo, com algo que a gente está vendo ser impossível de, à curto prazo, vir a ser realizado, mesmo que tenha sido uma mentira jogada desde a eleição do atual prefeito em 2012, quem não lembra?

Nenhum comentário: