QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

POR QUE O POVO É OMISSO E NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA NADA, HEM?


    As coisas só podem acontecer, se o povo realmente quiser e se organizar. Esse negócio de ficar parado, calado, nada dizer, buscando não ouvir nada e ter medo de botar à boca no trombone, minha gente, é coisa do passado. Mas vejo que muita gente do próprio povo, é mofino, covarde e não quer saber do problema dos outros, de seu vizinho, por que enquanto não pisarem no seu calo, ninguém está nem aí. Não é por aí que se vive em sociedade minha gente! – Tem que se organizar e ir à luta, senão essa mesma bandalheira de dominação da pilantragem sobre os mais humildes, os mais fracos e oprimidos, vai continuar até quando, hem, é minha indagação de ordem?
 Minha gente, ninguém nasceu para ser presa fácil de ninguém, muito menos de político picareta, cabra safado, corrupto e ladrão e é isso, infelizmente, que mais tenho visto, principalmente aqui em Buíque, que é o meu torrão e de onde posso falar com conhecimento e propriedade e, se possível, posso sim observar as demais localidades, porque a minha filosofia de vida, além de ser local, é universal e ninguém volta o olhar tão-somente para uma coletividade que seja, mas sim, quer ver a mudança chegando de verdade em todos os recônditos do mundo, mas como estamos aqui em nosso mísero e maltratado solo , então temos que nos voltar para nossos próprios umbigos, que é justamente o lugar onde o calo mais aperta.
 Gente nosso povo precisa ter iniciativa. Não é possível se vir falando no deserto, praticamente por toda minha vida e nunca ser ouvido, pô! – Pergunto-me até: estou falando para as paredes? – Estou pregando no deserto? – Estou fazendo papel de besta, de palhaço, é isso? – Gente, não é só preciso ação e reação, mas necessário também, que cada um de vocês tome a devida consciência de que ninguém pode ser mais manipulado por quem quer que seja, principalmente quanto todo mundo está vendo, tem conhecimento de visão própria, de que está sendo usurpado, para não dizer roubado à olhos vistos, em plena luz do dia, por quem está no poder de mando, seja através de um legislativo leniente, preguiçoso, ineficaz, que ao invés de fiscalizar o executivo, não está nem aí para absolutamente nada, muito pelo contrário, eleitos seus integrantes para defender o povo, o que fazem mesmo, é lutar pelos seus próprios interesses, enganar o povo pagando uma conta de luz atrasada, dando uma moeda à contragosto, fazendo requerimento à chefia da edilidade para fazer uma gambiarra quando de aliado, isso quando faz, e sequer lendo requerimento de opositor, então o povo está afinal, nas mãos de quem? – De Deus? – É isso, deve ser! – Só que, Deus pode até fazer a sua parte, mas só poderá fazê-lo com a luta do povo. Nada cai do céu sem à luta do povo.
  Recentemente, duas cidadezinhas, mais ou menos como a nossa, fizeram movimentos de massa e obrigaram os seus vereadores e procederem mudanças radicais em seus vencimentos e de certa forma, fizeram história, porque o poder deles emana do povo e em seu nome deverá ser exercido e esse povo, não fez nada mais nada menos, do que exercitar ao pé da letra à sua cidadania, como manda a Constituição Federal, é o que está faltando em nosso povo de Buíque. Falar em política nova, sem mobilizar o povo, isso não é novidade nenhum, porque já todo mundo tem conhecimento de mobilizações que já se fizeram aqui mesmo, mas somente com a intenção de chegar ao poder, deste usufruir como bem querer, tirar indevidamente o que é do povo, comprar fazendas e bens fora de nossa terra e até aqui mesmo, construir mansões, adquirir ninguém sabe como, carrões de última geração e modelos, mas só com um detalhe, com o dinheiro do povo que deveria ser investido em melhorias sociais, em educação, saúde, saneamento básico de qualidade, estradas, programas de voltados para o agronegócio, para os micro-empreendimentos, mas nada disso vem acontecendo e o pior e que muitos até acham que eles, os descarados surrupiadores, estão corretos! – Quanta visão jumentóide perdida hem minha gente! – Está na hora de colocar a cabeça de jumento de lado e colocar a inteligência dotada pela natureza, para funcionar minha gente e perceber, que não podem ser usurpados, menosprezados, usados como massa de manobra por muito tempo e o tempo todo. Até quando tenho que pregar no deserto, é esta a pergunta que tenho feito e que nunca vai calar? – Mesmo isolado e sozinho na minha luta, vou continuar! – Até carreiras e ameaças de morte já enfrentei, mesmo assim, nunca parei, porque luto contra os desmandos que muitos praticaram e os que estão continuam do mesmo jeito ou ainda mais piorados.
  Então quando lancei dia desses um desafio para fazermos o mesmo que nas duas cidadezinhas do Paraná, aqui mesmo em Buíque, não senti receptividade nenhuma, o que fiquei a matutar, gente, será que sou de outro Planeta? – Será que esse povo não é o meu povo? – A que ponto o buiquense chegou para aceitar tudo passivamente e nada fazer, nada dizer, todo mundo se calar e fazer de conta que nada vê, hem? – É lamentável minha gente, mas isso é decepcionante ver um povo passivamente omisso em tudo, aceitar práticas criminosas contras os seus próprios interesses, muitos passando necessidade, mas por ninguém ter pisado no seu calo, então tudo bem, nada feito, ninguém está nem aí! – Não é assim minha gente! – Temos que nos levantar, acordar de vez, não meramente quando chamados a acordar “meu Buíque”, de enganação, mas sim, ACORDAR de verdade para a triste realidade de reagirmos e termos a nossa autoestima e orgulho de sermos buiquenses, barrigas-pretas de verdade, de volta, é isso que mais almejo para nossa terra. Que cada qual, cada um, dê o seu grito de liberdade, minha gente! – Tirem as peias, as marras e se liberta dessa corja de malfeitores de nossa terra que só querem mesmo o mal e o pior para o nosso povo, esta é a verdade!

Nenhum comentário: