QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

PROMESSA DE CAMPANHA É DÍVIDA? – EM BUÍQUE, O PROMETIDO EM CAMPANHA FOI CUMPRIDO?

Unidade de Saúde da Vila do Posto, que na realidade está sendo contruída no Centro da cidade, bem próximo à caótica Casa de Saúde Senador Antônio Farias.

     Não é nada fácil para qualquer candidato a um mandato eletivo, buscar mostrar uma coisa na campanha política, um programa mirabolante de intenção de realizações, principalmente quem vai concorrer a cargos majoritários, quando na verdade, as coisas não estão como se diz e, quando se chega ao poder, não cumpre o que prometeu. Isso já se tornou comum na política brasileira e motivo de piada e de se levar na base da não seriedade pela população, quando o candidato fala muito, diz muito sobre fatos, promete muito e nada faz. Dilma Rousseff, se pode até reconhecer, está meio perdida, porque buscou mostrar na eleição, um país numa linha de equilíbrio que não existia, mas o foco desta matéria não é propriamente a presidente, por isso mesmo, só se vai focar mesmo, em questões de nossa própria cozinha.
  O problema em si mesmo, é aqui em baixo, na planície, onde todo candidato sempre promete mundos e fundos, tira um a dois mandatos, com essa tal de indevida reeleição e termina não cumprindo nem sequer metade do que prometeu ao povo. Primeiro, porque muitos desconhecem em muitos casos, de como se encontram as finanças do município e também, de se executar uma administração pública com seriedade e outra, a mentalidade de muitos mandarins, é imaginar maquiavelicamente, dolosa e intencionalmente, fórmulas mirabolantes para buscar enganar, enrolar o povo com promessas impossíveis de virem a ser cumpridas, com o fito tão-somente de se ganhar uma eleição e no final de contas, nada cumprir, nem mesmo o básico, e muitos até, sequer expediente dão no município para o qual foram eleitos, fazendo do mandato um manjar dos deus e da prefeitura, uma casa de noca.
  Exemplo maior é o nosso município, que volta e meia, a gente termina por falar em nosso próprio monturo, que é de onde se sabe mais em termos do que acontece por aqui mesmo, porque aqui é o nosso lar e onde a gente vive. Lembro bem que muitas promessas foram feitas nas campanhas do atual prefeito, inclusive que o povo iria sempre encontrá-lo no gabinete da prefeitura dando expediente e que não seria um prefeito desaparecido, sempre escondido, feito o anterior, que na verdade também, sempre esteve ausente do povo e de Buíque. Mal assumiu o poder em janeiro de 2009, que nem secretário ele atendia para despachar sobre os próprios interesses do povo, da municipalidade e se fazer algum cronograma de inversão de investimentos a serem executados no município. Nem sequer um telefonema chegava a atender, a não ser de um “grupelho” de privilegiados que ele elegeu para fazer parte de uma espécie de “amigos do peito”, não para estudar estratégias de auferir, lutar por benefícios para o município, mas sim, de como se fazer transações e dar golpes contra os interesses de Buíque, através de métodos pouco ortodoxos de se dirigir uma administração pública.
  Lembro bem que uma das promessas que dista desde o primeiro mandato, foi o tão decantado Hospital Zé Camêlo, como forma de homenagear o pai, ex-prefeito de Buíque, mas faltando pouco mais de ano para o término de seu segundo mandato, nada de hospital, nada de saúde de qualidade e o que se vê mesmo, é uma casa de saúde em frangalhos, uma sucata, em que até mesmo os equipamentos de uso corrente como para se fazer pequenos curativos, estão sendo esterilizados na Maternidade Alcides Cursino e, a bem da verdade, se a vigilância sanitária fosse séria, a Casa de Saúde Senador Antônio Farias, era para estar com as suas portas lacradas, porque a falta de cuidados com a higienização é de saltar aos olhos de qualquer ser humano que precise de pelo menos, fazer um curativo ou passar algum tempo sendo medicado em uma de suas dependências, por que não é possível sequer se suportar à fedentina que dominar o seu interior, sem falar na completa falta de condições de funcionamento. A salvação de Buíque, verdade seja dita, ainda é a Maternidade Alcides Cursino, que apesar de ser uma entidade associativa sem fins lucrativos, ainda é quem vem salvando à saúde de nosso povo, pelo menos em parte, da caótica saúde pública de Buíque. Dizer que tudo é culpa da presidente Dilma? – Isso só uma saída esfarrapada para se colocar a culpa em quem nada tem a ver! – Não dá para se acreditar, por que basta ir até Sumé, pequeno município de pouco mais de 20 mil habitantes, na Paraíba, depois de Sertânia, que se pode deparar com um grande hospital e uma saúde de qualidade e outra, o prefeito não recebe salário pelo exercício do mandato de chefe da edilidade sumeense, é médico e seu salário é doado a uma instituição de caridade e outra, todos os dias ele dá expediente na prefeitura municipal. Quer dizer, quem quer ser um bom administrador, tem que dar o exemplo e não desaparecer do município ou só vir a aparecer quando de mais uma campanha política, em ano eleitoral.
  Agora se pode indagar, se a saúde do município de Buíque está só os cacos, como se poderia ter construído o Hospital Zé Camêlo? – Bem, não é lá muito difícil de explicar. Primeiro existem quatro esqueletos de unidades de saúde, completamente desnecessários, porém destes, talvez o único que merecesse ser concluído, seria o do Povoado do Riachão, por que dos demais, não há a menor necessidade, porque ficam localizados aqui mesmo na cidade e se nem a casa de saúde funciona, como funcionar mais postos de saúde. Voltando ao hospital, bastava desde o início, ter elaborado um projeto muito bem feito e ido à luta em busca de recursos para construir um grande hospital que fosse o bastante e suficiente para vir a atender a demanda dos que precisam se acudir de um tratamento medico-hospitalar com um mínimo de dignidade humana, uma vez que, juntando o dinheiro das quatro unidades, em que três delas estão orçadas em 470 mil reais cada uma, e a outra, que fica na Academia das Cidades, em 290 mil, e somando-se os quatro orçamentos, se chegaria a um valor em torno de 1,6 milhões de reais, que com certeza seria o bastante e suficiente para construção de um hospital de qualidade para vir a atender como merece o nosso povo, mas como não existem cabeças pensantes nessa administração, se leva as coisas na base do banho-maria, do jogo de se administrar com a barriga, construindo-se o que não há necessidade e a saúde, está completamente falida em nosso município, além de que, pelo que se sabe, vez por outra está faltando até mesmo veículo para fazer o transporte de doentes para à cidade do Recife, além de já ser de costume, falta médicos plantonistas na infecta casa de saúde de Buíque. Acaso houvesse criatividade, empenho e responsabilidade, com o dinheiro que vem para Buíque, afora a busca sempre por mais recurso e melhorias, a coisa seria bem diferente, se o administrador público tivesse visão, mas como sequer expediente dar para fazer jus aos 25 mil reais que ganha, sempre se encontra fora do município, como atualmente, está no Maranhão, que não é de nosso interesse e pelos informes só voltará nesses oito dias, ficando fora, por mais de quinze dias, o que pela Lei Orgânica do Município, a Câmara de Vereadores poderia dar posse à vice por abandono do cargo e do município por mais de quinze dias, mas como não temos uma câmara de vereadores vigilante, mas sim, sempre apeada ao executivo, isso jamais vai acontecer, por isso mesmo, é que tudo deve ser mudado de cabo à rabo, sem dó nem piedade, esta é a questão. Além do casos de nossa saúde, para completar, a ambulância do SAMU está enferrujando há mais de dois anos; a prometida casa de apoio em Recife, nunca saiu do papel, além da prometida Casa do Estudante. Então minha gente, para que enganar o povo com promessas que sabe jamais ser objeto de cumprimento com o que diz e fala publicamente!
  Na verdade, sempre encaro um plano de governo, uma promessa de campanha como dívida e se o gestor público não vier a realizar, então que dê as devidas explicações à população e não ficar enrolando e colocando a culpa indevidamente em quem não deve, por que na verdade, quem está à frente de uma administração como a nossa, foi leniente, preguiçoso, e nada quis saber de verdade, a não ser se beneficiar do cargo, cuidar de seus interesses particulares no Maranhão, João Pessoa ou Recife, menos do município para o qual foi eleito, esta é a verdade, se diferente for, que mostre o contrário, mas das promessas realizadas em palanque e dentro do que foi colocado no seu programa de governo, que breve estarei divulgando, praticamente quase nada foi cumprido, esta é a verdade nua e crua, doa em quem doer.

Nenhum comentário: