QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

AS PEDRAS DO JOGO DA POLÍTICA DE BUÍQUE JÁ COMEÇAM A SE MOVIMENTAR


     Como a gente que vive na política (não confundir com viver de política), sabe perfeitamente, que as pedras do jogo político de Buíque, sempre começam a se mexer desde que termina um palanque, já se dando início a outro. Pelo menos em discussões de quem foi derrotado ou dos que não concordam de jeito nenhum com o vencedor, se bem que, as definições de candidaturas mesmas, só aparecem de verdade, bem próximas das eleições, ou até mesmo no carnaval de cada ano político.
   A praxe de nossa política sempre foi assim, e acredito piamente, que não mudou e não mudará por muito tempo ainda. Candidatura oficial, não se tem ainda, mas evidentemente que não deixará de ter. Simplesmente o lado oficial do poder, que não tem grupo ainda formado até o momento, entretanto vem estimulando através de seus prepostos, à candidatura de sua vice, a quem no mês de outubro do ano passado, foi vilmente defenestrada a partir do momento, que a exonerou de um cargo público, do qual ela vinha se saindo muito bem na foto, à frente da Secretaria de Transportes e Obras do Município, pelo menos na época dela, era a única que ainda funcionava. Pior é que os seus asseclas e vassalos, ficaram a festejar, soltar foguetões e fazer chacotas com ela e ufanando-se de que tinham colocado para fora, “a corja de Miriam Briana e esmagado à gata”, justamente, àquela que foi o divisor de águas para sua vitória em 2012, sem a qual ele estaria morando embaixo de uma ponte. Bem, detalhes à parte, mas essa é a realidade passada e carimbada. Agora o que ninguém sabe é o fato de ao se referir “à gata”, seja com relação ao criatório de gatos e gatas do secretário de finanças, mas acredito que era com Miriam mesmo.
  A questão a ser discutida, é que por trás desse suposto apoio, estão querendo montar uma peça no jogo do xadrez político de Buíque, e nisso o “menino” é maquiavélico, ele está esticando à corda, esticando, até que chegue um determinado momento, em que ele venha a puxá-la com a intenção de enforcar esse apoio e a suposta candidatura pelo lado oficial e aí, enforcada, puxa o seu tapete e joga um candidato pronto que está em suas mangas, que é seu compadre e parente distante, Sossó, é essa a jogada política que está sendo montada na peça de nosso xadrez político do lado oficial. Rômulo, seu tio, nem imagine, que não será o escolhido pelo sobrinho. Bem, puxada à corda de Miriam Briano, que ainda espera o apoio oficial, ela com certeza, numa candidatura solo, não logrará êxito em sua empreitada, apesar de ser um peso importante para onde pender, há de se reconhecer como o fiel da balança, como também o será, o ex-prefeito, por pior que tenha sido, Arquimedes Valença, que tendo declarado que não é mais candidato, mas de que apoiará uma candidatura da oposição, está então se montado o xadrez político de Buíque, que sempre circulou em duas mãos bipolares e, uma terceira via, historicamente, nunca chegou a quebrar essa polaridade.
  E aí se assim forem montadas as peças de xadrez, como ficará a situação de Miriam Briano sem o apoio oficial e sem o da oposição, que poderá até vir a aceitar o seu apoio, menos que ela venha a encabeçar à chapa e com certeza, a candidatura Sossó, de quem mutuamente são como dois bicudos, pelo que conheço não tem jeito de se beijarem, então a situação de Miriam, ficará difícil, para quem acalenta o sonho de vir a ser a primeira mulher a governar o nosso município, o que seria uma novidade. Reconheço o potencial dela como candidata de um grupo, porém sem esse, não terá como chegar até o topo do poder. Com um grupo ela é uma candidata pesada, há de se reconhecer, porém sem esse, dificilmente chegará a vencer uma eleição na cabeça de chapa em uma eleição em Buíque. E que se duvide de o apoio do atual gestor vir a beneficiá-la ou a prejudicar ainda mais, o que é discutível.
  O desgaste político do atual gestor é muito grande, mas como ele sempre disse, “que para se ganhar uma eleição em Buíque, basta fazer umas gambiarras no último ano de governo, engabelar o povo, que é besta e pronto,está ganha a eleição”. É isso que sei dele e é assim que agiu na última eleição, sem deixar de reconhecer que ele só foi eleito, repito, por causa de Miriam Briano, de quem nessa eleição que se avizinha, ele vai de última hora, puxar o tapete e isso são favas contadas. Ele não abre o jogo, porque da política maquiavélica, reconheço, ele é bom articulista, até mesmo para inventar o que não aconteceu ou o que não existe para ganhar uma política, disso sei que ele é capaz. A frieza dele é tamanha, que é capaz de tomar sem que ninguém saiba, medidas como as que tomou no outubro negro do ano passado, quando por um meio indevido, um decreto, eliminou de uma só vez, toda a sua equipe, se é que existiu equipe de governo nesses seus dois mandatos, de uma canetada só, mas o alvo principal, era justamente a “corja de Miriam Briano”, esta é a verdade. Por que essa de exonerar, demitir contratados irregularmente e depois, vir a readmitir, isso não é papel de lealdade de gestor público nenhum.
  Eleito para mais um mandato, ele se reservou no direito de fazer o que bem entendesse, como sempre foi do seu feitio e, agora como Miriam Briano já é carta fora do baralho, uma peça do xadrez descartável, então pouco importa apoiá-la ou não e com certeza, vai apoiar justamente quem ele quiser, por achar que quem ele indicar será eleito, com o que vai quebrar à cara. Novamente, pela movimentação das peças, aqui vai se travar mais uma vez uma política bipolarizada, com duas candidaturas com chances de concorrer e talvez, uma terceira via, figurativa, como sempre tem ocorrido, a não ser que o povo venha a querer mudar de verdade, o que não há sinais visíveis para que isso venha a acontecer. Pode nesse jogo, aparecer também uma quarta via e quem sabe, surpresas poderão aparecer. Tudo é mistério no momento. Então vamos mais uma vez, o que é mais provável, ver uma disputa na arena entre dois gladiadores, um pela situação e outro, pela oposição, como sempre foi. Resta à oposição, ser inteligente o bastante, para desconstruir e desmanchar a imagem de papel que o atual gestor construiu em torno de si mesmo, e que não é muito difícil de se queimar e se desconstruir, porque essa imagem já está manchada até à medula, ou não! - É só fazer uma campanha inteligente, mostrar os podres, o falsário e enganador que existe dentro do político que é o representante do lado oficial é, que com certeza, destronará quem estiver no poder de mando e seu grupelho, que na verdade, nem isso tem, mas como a política de Buíque é o jogo das pedras do imprevisível, tudo pode acontecer e nada que vier pela frente será novidade para ninguém.

Nenhum comentário: