Nosso município, a bem da
verdade, nunca foi bem gerido, nem pelos que foram, tampouco pelo atual governo,
que bem poderia cortar alguns gastos supérfluos e desnecessários na gordura que
tem em na emperrada máquina administrativa, para fazer caixa, já que está vem sendo
repassado uma média 2% a menos do FPM, principal fonte de renda de
sobrevivência de nossa terra, e ao invés de ficarem reclamando, seria bom
começar a economizar tanto desperdício sem causa, a começar por um sério
enxugamento nesse momento de uma crise crucial.
Em primeiro lugar, o momento atual seria propício para se
promover uma série de cortes pela proa, de cargos administrativos de confiança
e em comissão, que só se prestam para ensacar fumaça, encantar grilos e coçar
os ovos, vindo do primeiro ao terceiro escalões. Lembro bem, quando fui
Coordenador da Comissão de Transição em final de 2008, e Primeiro Secretário de
Governo por três meses a partir de janeiro de 2009, que a gestão atual, que já
vem se arrastando muito mal das pernas desde então, contava com 104 cargos
comissionados, entres estes, os de confiança e só estavam ocupados em torno de
94 cargos. Hoje esses cargos mais que duplicaram e se tem em média 240 cargos
desse naipe, sem a menor justificativa, isso só para beneficiar a parentada, os
amigos do peito e alguns políticos do legislativo nas famosas negociatas da
insaciável briga sempre por mais cargos, sem que ninguém praticamente dê um
mínimo prego numa barra de sabão, o que é bem pior e grave, porque a coisa
pública, não é de brincadeira, na fria letra da lei. Dá até para se indagar,
quantos ocupantes de cargos de confiança e comissionados, verdadeiramente dão
expediente e trabalham de verdade, hem?
Pois bem, de uma média de 12 a 14 secretarias com igual número
de secretários e idêntico número de secretários-adjuntos, bem que se poderia
começar a cortar a gordura a mais, por aí. Cada secretário, pelo menos até o
ano de 2012, ganhava salário de 3,5 mil reais e o adjunto, 1,5 mil reais. Tem
secretário e adjunto, que por cima dos vencimentos, ainda pode receber uma
gratificação de 50 a 200%, isso porque uma lei de 2001, assim o permite, então
digamos que se gasta só com esses cargos de primeiro escalão, em torno de em
torno de 60 mil reais no mínimo, sem contar com as obrigações sociais (INSS,
IR, PASEP, entre outras), que poderia chegar à casa dos mais de 100 mil reais
por mês. Pois bem, eliminando-se a figura do secretário adjunto que só serve
para barganha política e nada mais, e a metade dos secretários, só aí se
poderia economizar em torno de 50 mil reais por mês e 600 mil reais por ano,
que daria para investir noutras necessidades mais prementes e inadiáveis do
município. Acredito que Secretaria de Finanças, Educação, Obras, Administração
e Ação Social, pela imobilidade da atual gestão, seriam o bastante e suficiente
para o município funcionar, porque as demais só existem mesmo no papel e nada
fazem. É só reparar para confirmar o que estou dizendo, sem falar que algumas
dessas secretarias mencionadas, também não funcionam como deveria,
principalmente a de obras, em que nada está fazendo, só mesmo encantando grilos
quem vai dar expediente. Na saúde, o único nosocômio existente, deveria se
encontrar fechado, por impossibilidade de funcionamento, por falta de as
mínimas condições de higienização para um setor hospitalar, para isso, a
Vigilância Sanitária, está fazendo ouvidos de mercador e olhos de uma deusa
cega.
Dos atuais cargos de segundo e terceiro escalões, dos 240
existentes, se bem estudados, só bastariam permanecer uns cinquenta, digamos
que se pagos mil reais um pelo outro, poderia se economizar em média 190 mil reais
por mês ou 2,28 milhões de reais por ano. Sem falar no quadro de advogados, que
existem 04 vagas, estranhamente vinculados à Secretaria de Ação Social, ninguém
vê uma viva alma defendendo o município, a ponto de virem até mesmo a perder
audiências, prejudicando a boa defesa que se deve fazer da municipalidade, sem
contar com um Procurador Geral. Os advogados ganham em média 2,5 mil reais por
mês e o procurador, 5,5 mil reais, o que sem contar com alguma espécie de
gratificação, chegaria a uma despesa mensal, só nessa área de 15,5 mil reais
por mês e, diga-se de passagem, o procurador não dá expediente e permanece no
Recife ou Caruaru, ninguém sabe bem, só para defender causas particulares da
chefia da edilidade no TCE-PE e noutras instâncias de outros órgãos
jurisdicionais, menos na defesa do município, que seria primordialmente o papel
de um procurador do município. Digo com toda sinceridade, que bastaria dois
profissionais do direito para dar conta de toda demanda jurídica e
administrativa da municipalidade e uma Procuradoria Geral, para representar o
prefeito, em suas constantes ausências, isso do ponto de vista jurídico. Aí no
setor jurídico, poderia se tirar uma gordurinha de 5 mil reais por mês ou 60
mil por ano.
Então minha gente, cortando gorduras desnecessárias e
supérfluas só no primeiro escalão, sem contar com as inúmeras contratações
irregulares, com toda certeza se poderia economizar em tese, no mínimo, em
torno de 3 milhões de reais por ano, só se cortando cargos de confiança e
comissionados, o que daria para se investir em muitas outras necessidades e
exigências da municipalidade e acabar com todo esse choramingar de crocodilo,
porque se sabendo administrar de verdade, como manda o princípio da legalidade
constitucional, muita sobraria para se fazer em favor do povo e acabar com essa
farra de gastos desnecessários. Se acaso assim não puder, então que se
demonstre publicamente quanto se gasta só com o pessoal ocupante de cargo de
confiança e em comissão, nesses últimos mais de seis anos de governo, hem? –
Deixei de falar também, no cargo especial de Assessor do Prefeito, que embolsa
4 mil reais por mês, para assessorar ninguém sabe a quem. Cargo também
emblemático e sem nenhuma valia, porque esse papel seria do Secretário de
Governo. Tem mais, se acabasse também com essa farra de licitações fraudulentas
com empresas fantasmas, de faixada, laranjas ou coisas que o valha, também
haveria com certeza muita economia para se investir nas necessidades de nossa
gente.
A questão de muitos municípios, apesar de reclamarem tanto de
que estão de pires nas mãos e colocando sempre a culpa no governo federal, é
bom primeiro, fazer um estudo detalhado, apurar devidamente como está funcionando
a máquina administrativa, cortar o supérfluo, que garanto com toda certeza que
se dará para administrar bem e fazer muita coisa, o que não vem ocorrendo com a
atual gestão, que não está nem aí para absolutamente nada e tudo está correndo
como o deus-dará, faltando tudo, desde o mínimo de assistência ao nosso povo,
principalmente o da zona rural, a cidade completamente abandonada, mas como ano
que vem é tempo de eleição, poderá perfeitamente modificar o visual, terminando
os inúmeros esqueletos de obrinhas que tem para terminar, fazer algumas
gambiarras nos inúmeros buracos em todas as ruas da cidade, e tentar mais uma
vez engabelar nosso povo, na tentativa de emplacar mais uma mentira, uma farsa,
um engodo ao nosso povo buiquense, para emplacar a quem ele apresentar, esta é
a verdade, doa em quem doer e se do contrário for, que procurem provar o que
ora afirmo.
Aliás, o que estou levantado aqui, o faço na condição de
cidadão que não é omisso, mas sim, que quer o melhor para o nosso município e
vê-lo de uma vez por todas nos eixos, não nessa administração sem rumo, mas
pelo menos numa outra, que busque ser o diferencial. Esse papel que estou
fazendo, caberia principalmente, aos 13 cordeirinhos da câmara de vereadores,
que o bem que fazem ao povo de Buíque, é aumentar de 13 para 15 vagas o número
de cadeiras para nossa câmara, só pensando mesmo em seus próprios interesses,
menos nos do nosso sofrido povo, esta é a verdade.
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