QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 14 de novembro de 2015

DEGENERESCÊNCIA MORAL DA POLÍTICA

Platão e Aristóteles, na Escola de Atenas

    A política, no conceito aristotélico, seria o meio pelo qual, o ser humano, se voltaria para o bem coletivo, para moralmente, realizar os fins almejados em face do estado, que é formado individualmente por pessoas, sendo a político o meio pelo qual se deveria através da ética e da moral, se buscar os meios para se atingir os fins almejados em favor da coletividade.
  Seria essa em suma, a política do ponto de vista doutrinário e filosófico. Entretanto, desde a época do sábio Aristóteles, que a política jamais foi usada como ele a traçou no sento ponto de vista filosófico, mas sim, milenarmente vem sendo sempre deturpada no sentido de se atingir objetivos não desejados ou colimados em favor do bem da coletividade.
   Isso não significa em dizer, que tudo esteja perdido em termos de política, porque ainda sobra uma minoria, que pensa e age da mesma maneira como o sábio grego traçou a política do ponto de vista filosófico e social. Nem todo mundo calça quarenta, como se diz no jargão popular, mas fica difícil se acreditar em alguém que se diz diferente dos demais políticos, porque dificilmente alguém acreditará de que ainda existe político honesto e que se possa se dar um crédito de confiança.
   Quando alguém abre à boa e diz ser honesto, ninguém leva à sério, porque pelo descrédito que uma grande maioria levou à nossa política, se acreditar em político, realmente é algo difícil e coisa rara de se encontrar, mas na verdade, ainda existe pelo menos uma ínfima minoria que não pensa e age dessa forma.
   A questão maior a ser guerreada por alguém que pensa diferente dessa laia de políticos, é a de que, convencer o eleitorado fica deveras difícil, porém nem por isso, se deve desistir de buscar demonstrar que ainda existe uma minoria que seja, de pessoas que desejam entrar na política para ser de verdade o diferencial. Muitos podem até não acreditar, porque muitos que fazem esse tipo de promessa ou pregação, quando chegam ao topo do poder, mudam de opinião e passam a fazer a mesma coisa que os políticos picaretas vinham fazendo, daí a total falta de credibilidade de nossa população.
    Na verdade, o que tenho a dizer, é que, ninguém pode desanimar e se desiludir por completo, mas sim, deve buscar dar sempre um crédito de confiança em alguém e mudar a mentalidade de como se vê as pessoas, porque nem todas elas são iguais e, dentre estas, pode sim, ter alguém que poderá vir a ser o diferencial político para colocar a política no lutar imaginado pelo grande filósofo grego Aristóteles, que entre tantos ensinamentos, chegou a dizer que: “a grandeza não consiste em receber honras, mas merecê-las”. Por isso mesmo, é que sempre tenho dito, “que nem tudo está perdido, basta que se foque nas pessoas certas”, que embora não esteja escrito na testa de ninguém, mas pelo histórico de vida de cada cidadão ou cidadã, dá para se perceber quem pode dar certo e de quem pode não dar de jeito nenhum.

Nenhum comentário: