QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 5 de dezembro de 2015

ADVOGADO E ESCRITOR MANOEL MODESTO, DIZ SER O ÚNICO DE CORAGEM PARA ENCARNAR A OPOSIÇÃO AUTÊNTICA BUIQUENSE NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES



Veja na íntegra, entrevista concedida nesta última terça-feira (30.11.2015, ao BLOG BUÍQUE DA GENTE, tendo como entrevistador o radialista e blogueiro, Laelson Bony, em que o Advogado e Escritor Manoel Modesto, buscou colocar os pontos nos is na política de Buíque, no momento atual.

Pessoal! Foi uma conversa informal em minha casa, o advogado e escritor, Dr. Manoel Modesto, me concedeu uma entrevista, para o Blog BUÍQUE DA GENTE, em que afirmou sem meias palavras, que “é a única pessoa que pode encarar a oposição autêntica de Buíque”, porque não tem, segundo ele, rabo preso com lado nenhum e que, “para administrar nossa terra e colocar ordem em toda a bagunça que os buiquenses enfrentam há muito tempo. Um novo administrador não pode vir nem de um lado, nem do outro”.
      Um administrador autêntico tem e deve ser independente, pois se assim convier, conforme nossa conversa ganhou proporção, apoiado por um dos dois lados existentes hoje, ficará sempre ligado a uma das duas correntes políticas, ou melhor, “cordões umbilicais”.
       Desta forma, não se pode jamais falar que algo diferente dos descasos de quem já foi e de quem está no poder, possa ser feito no município de Buíque, pois não terá independência para ser diferente de nenhum deles.
       Conversamos de forma descontraída, sem que houvessem papas na língua, foi um super papo descontraído, porém sério, ao cair da tarde desta segunda-feira, dia 30 de novembro de 2015.
Acompanhem abaixo tudo o que disse nosso entrevistado quando o saudamos e perguntamos:

Blog BUÍQUE DA GENTE: Boa tarde ou boa noite, Dr. Manoel Modesto.
Como o senhor sabe, já existem muitas candidaturas colocadas para o próximo pleito eleitoral e outras ainda estão na moita, ou seja, algumas que ainda esperam um possível apoio, mas algumas já estão definidas como todos já sabemos e temos conhecimento. O senhor também pretende ser candidato ao cargo mais cobiçado de nosso município, o de prefeito, já que não se vê nenhuma estrutura política de seu lado a lhe favorecer. Seria o caso de uma candidatura isolada, independente, é isso Dr. Manoel Modesto?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Acho que já deve ser boa noite. (risos!). Já está começando a escurecer.
Amigo Laelson Bony, gostaria de início, lhe agradecer pela oportunidade de ouro que você me abriu em seu Blog e em suas redes sociais, para que o povo buiquense possa sentir e ver de perto o que penso, não através de meu próprio Blog, mas de um outro veículo de comunicação, já que os demais blogs são praticamente partidários e jamais me abririam um canal de conversa, de diálogo, um breve espaço. Então só posso dizer obrigado pela sua independência, para que eu possa dizer o que penso e falar um pouco de mim. Primeiramente, gostaria de lhe dizer, que todo cidadão de Buíque ou de qualquer município, desde que no pleno exercício de sua cidadania, pode ser candidato a qualquer mandato eletivo e por isso mesmo, nunca fui diferente de ninguém. Se existem outras pessoas possivelmente são candidatos, nada tenho contra.
Só existe um diferencial, eu posso ser o único buiquense no momento, a ter a coragem de encarnar a verdadeira oposição de nossa terra, por que tanto de um lado, quando de outro, por qualquer um dos que venham a ser apoiados, está de certa maneira comprometido com os vícios de governantes passados e de quem no momento transformou nossa terra nesse desmantelo que todos estamos presenciando. Por isso mesmo, não tenho medo, ainda me sobra muita coragem e sei dos podres de cada um deles, não tenho nenhuma cerimônia de colocar a boca no trombone, como sempre fiz.
Blog BUÍQUE DA GENTE: Mas Dr. Manoel Modesto, o senhor acredita que pode e tem condições de enfrentar os fortes grupos que estão se formando, principalmente do prefeito que está no poder e do outro lado, de Arquimedes, que foi ex-prefeito e tem também Miriam Briano? Como é que o senhor acredita que pode enfrentar essas esferas políticas?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Sei perfeitamente do poder de fogo de cada um deles, mas nem por isso, me sinto incapaz de não poder enfrentá-los, se assim tiver a oportunidade, buscando sempre mostrar o melhor caminho para minha terra. Embora eles tenham dinheiro aos montes para gastar até o limite que quiserem, eu tenho a verdade e as boas intenções comigo, além, evidentemente, do devido conhecimento de como funciona a máquina pública. Claro que diz o dito popular, “que ninguém vive de boas intenções”, é verdade! Mas haverá o dia em que o povo de Buíque tem de acordar para o fato de que, quem já foi só fez tirar de nossa terra, sem nenhum retorno para a nossa população. Mostre-me uma obra social ou física levada a efeito na época do Sr. Arquimedes Valença? - Mostre alguma marca efetiva e que ficará na história de quem está atualmente no poder, a não ser a falta de compromisso, fama de mentiroso, de fanfarrão, do descaso com que tem tratado a nossa terra, a nossa gente e todos eles, sempre tiveram como único objetivo em comum mesmo foi o enriquecimento ilicitamente, tirando assim, o dinheiro do povo, em benefício deles mesmos. Enquanto isso a nossa terra, nesses últimos trinta anos, andou para trás como caranguejo, o buiquense vem sendo maltratado pela irresponsabilidade e o descaso com que vem sendo tratada a nossa querida e amada terra. Então o apoio desses governantes, servirá para que? A quem eles apoiarem, senão para tirarem mais ainda de Buíque? – Por isso mesmo é que, colocando meu nome como um pré-candidato com a coragem de dizer o que eu penso, com a determinação de mudar os hábitos administrativos e os rumos de nossa política, com certeza nosso município com quatro anos terá outra visão, outra mentalidade, quando tiver seu primeiro governante responsável, honesto e sempre presente junto de seu povo, coisa que não vem, acontecendo com quem já foi, nem com quem está no poder. O atual prefeito, que se imaginava o novo, se nivelou em descasos e zombaria com o nosso povo, como o anterior. Então, ambos são imprestáveis para servir a nossa terra e a nossa gente, na verdade o que fizeram sempre foi se servirem e apropriarem-se do que é de fato do povo!
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Conhecemos seus conceitos e sabemos de sua postura nos últimos anos, mas como é que o senhor, Dr. Manoel Modesto, poderia fazer para mudar tudo isso? Será que é coisa fácil modificar o cenário e modificar a maneira de como o povo está tão viciado na nossa política?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Obrigado! Em primeiro lugar, se a gente conseguir formar um número possível de pessoas, em volta de nós mesmos, que tenham os mesmos ideais que eu tenho, a gente pode mudar sim a forma de governar sem precisar roubar o que é do povo, buscando se voltar com a implementação, de programas assistenciais, sociais e econômicos, voltados para os mais carentes, fazendo com que o nosso povo se sinta cada vez mais valorizado; Em segundo lugar, a gente tem que acabar de uma vez por todas com essa roubalheira em licitações, por que não se admite que toda obra tocada pelo município, todo serviço terceirizado, seja qual for, tenha seus orçamentos fraudados ou simplesmente à frente empresas fantasmas, laranjas, de fachadas, entre outras. Se a gente conseguir acabar com essa corrupção, já teremos um bom começo e meu compromisso é que o cumprimento da legalidade, daí partindo para a honestidade, quem for pego roubando do município, será punido como manda a lei, afinal de contas, dinheiro público não é para benefício de pessoas particulares, de forma alguma, muito menos de político nenhum, seja ele quem for; Em terceiro lugar, devemos formar uma equipe de pessoas capazes de auxiliar quem está no comando do governo, dando poderes para cada um trabalhar e executar fielmente as linhas traçadas por um plano bem elaborado de governo e isso, claro, com a presença do gestor, para que cada um, cada obra tocada, venha a ser fiscalizada e cobrada pelo ordenador de despesas, para impedir que as regras da administração pública venham a ser quebradas. E lhe digo mais, isso só será possível, com o total respeitando aos princípios da legalidade constitucional.

BLOG BUÍQUE DA GENTE: Dr. Manoel, nos tempos em que vivemos atualmente, não se vê político sério e honesto em muitos lugares, principalmente aqui em nossa terra Buíque! O senhor acha que realmente é possível que se faça um governo sem roubar?

ADVOGADO MANOEL MODESTO: Pode até ser que ninguém acredite em mim por dizer que sou honesto!
Bem! Não quero que ninguém acredite não! Só gostaria que cada um procurasse saber de minha história, porque assim, viriam a conhecer um pouco da minha vida, que na verdade, entre erros e acerto cometidos, isto porque ninguém é infalível. Mas, minha vida sempre foi um livro aberto. Só a título de exemplo, trabalhei por dezesseis anos no BANDEPE e fui demitido do banco, porque os políticos da época, que usaram e abusaram da entidade estatal financeira, politicamente, terminando por quebrá-la, mas durante todo esse tempo em que trabalhei no banco, entrei limpo e saí com uma ficha impecável. Naquele tempo, tinha o poder de com minha assinatura liberar milhões em dinheiro da época para muita gente. Cheguei a receber várias propostas indecorosas de propinas para liberar créditos de muita gente até mesmo de Buíque, mas nunca me deixei levar na lábia e sempre tinha uma resposta pronta na ponta da língua: “de que estava ali, ganhando do banco para fazer o certo e não tinha dinheiro que me comprasse”. Naquela época, alguns colegas chegaram ao ponto de cair, serem demitidos do banco, por práticas indecorosas, mas eu permaneci e fiquei até quando fecharam mais de 90 agências do banco e uma delas, era onde eu estava trabalhando em 1991. Também trabalhei no poder público, nas prefeituras de Tupantinga por 12(doze) anos e em Buíque, em torno de uns 08(oito) anos, quase seis destes, no atual governo, com quem rompi porque não mais quis fazer parte de um governo relapso, irresponsável e corrupto. E tem mais! Quando fui procurador de Tupanatinga, além das diversas defesas que fiz em favor daquele município, resolvi um débito trabalhista de mais de 1 milhão de reais, que foi encontrado em 2001, quando Mané Roque assumiu. Hoje Tupanatinga não deve nada a título de dívida trabalhista. Aqui em Buíque, resolvi várias questões em favor de meu município, uma delas, foi garantir o prédio do Museu Municipal, em nome do município e outro feito importante, foi ter ganho de uma só vez, 97 ações trabalhistas em favor da municipalidade, que chegou a ir até Brasília, mas como advogado de defesa de Buíque, não medi esforços em defender nosso município, além de várias outras defesas tanto na esfera administrativa, quanto no Judiciário, quer estadual, trabalhista e federal. Na Justiça do Trabalho, aqui em Buíque, ainda existe uma dívida trabalhista, herdada do governante anterior a 2008, equivalente a meio milhão de reais, fruto de lavagem de dinheiro da R.R Galvão, que está pendente de solução.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Já que o senhor falou e tocou no assunto justiça, por falar, Dr. Manoel Modesto, o concurso público tão falado e almejado de Buíque, sai ou não sai?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: A votação da lei do concurso público foi só uma forma encontrada pelo atual prefeito, para burlar mais uma vez a Justiça do Trabalho, em face de uma Ação Civil Público que vem rolando desde o ano de 2006 para que se realize concurso público em Buíque. Para quem não tem conhecimento essa lei foi para não aumentar ainda mais a multa pela não realização desse concurso. Ainda mais que se tomem conhecimento, em abril deste ano, já ia, na casa de 2,38 milhões de reais, já na fase de precatório, que quem vai pagar certamente é o povo buiquense, pela irresponsabilidade de um governante ocasional que nunca quis nada com nada, esta é a verdade nua e crua desta situação. Então, quem acredita em história da carochinha, certamente vai apostar que o concurso ainda vai acontecer. Mesmo se quisesse, a dez meses de uma eleição, como fazer um concurso público a essa altura do campeonato, hein? Contratar irregularmente as pessoas, não que ninguém precise ganhar uns trocados, porém é mais vantajoso para quem está no poder e numa época de eleição, porque de cada contratado irregularmente, pode se gerar em torno de três a quatro votos. Na eleição de 2012, eu vi um monte de contratos irregulares, na Secretaria de Administração, que chegava em torno de uns mil contratos. Veja bem, compreenda, com o uso da máquina administrativa indiscriminadamente, só aí já se teria cerca, de 03 Mil votos garantidos, o que poderá definir uma eleição. Lembro bem que na eleição de 2008, não se gastou nem 500 Mil Reais, mas nessa de 2012, como a coisa era diferente, não fosse o acordo torto feito com Miriam Briano, o uso da máquina e gasto de dinheiro público, esse menino jamais teria ganhado a eleição. Mas como não era mais um novato na praxe política, usou e abusou de todos os meios para ganhar a qualquer custo, até mesmo a ponto de ensaiar uma mentira de renúncia, só para atrair o apoio da mesma e o danado é que, o povo engoliu a mentira! Como àquela de um atentado forjado na campanha de 2008, que nunca existiu de verdade e se praticou uma conduta criminosa, sem que ninguém tenha sido punido até os dias atuais. Tem mais, dos 13 vereadores, doze deles não querem o concurso de jeito nenhum, e isso porque, vão ser prejudicados nas indicações de seus eleitores, que parte deles é contratada irregularmente. Mas o pior mesmo é o fato de que, a maioria absoluta destas pessoas contratadas irregularmente não moram aqui, não trabalham, não dão um prego numa barra de sabão. Porém, de qualquer forma, ganham um salário, muitos até com gratificação, o que é um absurdo. A notícia que rola é que serão demitidos e muitos não recebem seus salários há em torno de três a quatro meses.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Dr. Manoel Modesto, de que forma o senhor vê as pré-candidaturas já colocadas de Miriam Briano e Sérgio Freire como já conhecemos popularmente, e será que existe mais alguém no alvo?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Miriam Briano a conheço de perto. Sei de sua história na condição de política buiquense. Sempre foi uma pessoa honrada, concordo, mas tenho minhas observações a fazer. A questão dela, é ter tomado rumos diversos na política, que iniciou com Blésman Modesto, depois passou para o arquiinimigo de Blésman, Arquimedes, chegando a ser sua vice por duas vezes e, depois, num acordo acochambrado de última hora, veio a se tornar vice de Jonas, candidato à reeleição em 2012, e que sem a qual, ele não teria sido reeleito de jeito nenhum. Bem, sem entrar no mérito, Miriam é tida como traidora, não tanto mais por Blésman, mas por Arquimedes e é um fator significativo, pois a briga política toma outros rumos se bem observarmos. Em verdade o atual Jonas, nunca digeriu bem Miriam Briano, que sendo sua adversária em 2008, disse cobras e lagartos contra ele e vice-versa, porém numa jogada política de mestre, ele a trouxe para ser sua vice, com um acordo firmado de apoiá-la em 2016. Reeleito em 2012, a colocou como sua Secretária de Obras, só que, jamais foi bem aceita por ele mesmo e seu “grupelho”, a ponto de forma vexatória e deselegante (coisa de menino buchudo), ele a demitiu do cargo em outubro de 2014. Demitida e humilhada publicamente por Jonas e seus “aliados do peito”, a ponto de até soltarem foguetório, Miriam permaneceu calada até hoje. Nada disse, nem se posicionou contraditória ao feito, que na verdade foi outra jogada, certamente política. Bem! É justamente aí que quero chegar: quando foi humilhada com a demissão, enxovalhada pelos de Jonas, que chegou até a chamar de “corja de Miriam”, ela deveria ter tomado uma posição contra o titular de sua chapa, fazendo a partir daquela ocasião, oposição cerrada e ferrenha, o que não ocorreu, pois mesmo assim, ele ainda afirma seu apoio à candidatura dela. Mantendo-a presa pelo cordão umbilical da situação. Com isso, ela perdeu uma boa oportunidade de se firmar oposição a esse desgoverno está aí! Por essa razão, ela perdeu ponto com o povo buiquense, além de que, ela com algumas tiradas, acredito eu que, até sem maldade no que diz, e ficou conhecida como “a mulher das piadinhas”, o que poderá ser um fator extremamente negativo na sua pretensão política, já que todos sabem de onde começou este “bulling” político.De dentro da própria situação a qual faz parte e permanece! Quanto a Sérgio Freire, melhor seria que ele corresse por um caminho próprio, longe de Arquimedes, porque também, apesar de ter voto, o que é uma tristeza para quem tem consciência política, foi uma calamidade para Buíque como administrador. Como que se pode ficar do lado de uma pessoa destas sendo que você quer ser o novo? Nada poderá dizer, sendo obrigado a ficar de língua presa! Então como se pode dizer que será a mudança? – Conheço os valores de Sérgio Freire. Empresário bem sucedido, homem de berço! Mas se tiver que ficar de rabo preso a esse grupo, não terá muito futuro político em Buíque não senhor! No tocante a uma terceira opção dessa roda-viva política de Buíque, se Jonas optar em apoiar Sosó, será uma terceira via que não terá a menor chance, digo isso porque apesar de estarem de mãos dadas na atualidade, foi ele que na campanha de 2012 disse cobras e lagartos desse menino. Então no caso da situação, melhor seria, ninguém ter o apoio dele, porque a imagem de quem receber o seu apoio, pode até piorar, mesmo que ele cubra Buíque de ouro. Então qual o diferencial que alguns desses por mim citados poderão ser para Buíque, em termos de inovação? -Nenhum! Por isso mesmo, é que o único que poderá se tornar o novo sou eu mesmo, que não tenho rabo preso nem vínculos políticos com quem quer que seja.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Dr. Manoel Modesto, todos nós sabemos que o senhor já fez parte deste governo que está aí como o senhor mesmo diz! Como é que só agora pode falar dele e mostrar os seus podres?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Bem, camarada Laelson Bony, a gente tem todo o direito de errar. Eu errei uma vez, errei duas vezes, mas não estou obrigado a errar para sempre. Nunca tive rabo preso com Jonas, nem devo nada a ele. Muito pelo contrário, se formos fazer as contas, ele é quem me deve e jamais poderá me pagar de forma alguma. Eu o apoiei, apesar de jovem, relapso e irresponsável, porque o conhecia de perto, esperando que sendo eleito, ele viesse a ser colocado nos trilhos. Depois de poucos meses eleito, a primeira coisa que fez foi usar salto alto e a partir de então, mesmo antes de assumir em 2008, quando o vi já adquirindo carrões top de linha e reformando a casa de sua família gastando milhares de reais, que passei a desacreditar nele. Depois ao assumir a Secretaria de Governo, quando vim a perceber que não passava de um boneco e que ele não tinha comando ou não administrava absolutamente nada, pedi, numa das poucas vezes que cheguei a me encontrar com ele, para me colocar como advogado do município, ficando até outubro de 2014, quando junto com Miriam Briano, fui também demitido. No meu caso particular, soube depois por alguém de lá de dentro, que minha portaria já estava pronta para eu voltar, mas não mais quis apoiá-lo, partindo daí então, a delimitar meu campo de atuação fazendo oposição ferrenha como todos já sabem coisa que venho fazendo até o presente momento. Tenho mais a dizer, sempre fui um crítico ferrenho dele e de seu descaso administrativo, desde o momento que assumiu o poder em Buíque. Nunca fui de alisar a cabeça de irresponsáveis, principalmente de uma pessoa que eu esperava poder vir a ser uma grande liderança política de Buíque e até, imaginava, nosso primeiro deputado estadual, mas hoje percebi que o futuro político dele é negro, azedo e sombrio como breu. O que espero dele, é manter distância regulamentar. E meu objetivo é derrotá-lo politicamente em Buíque ou contribuir para que isso venha a acontecer com a minha própria pretensão, quer com a de outra pessoa que possa vir a fazer isso, desde que, não vinculado a nenhum dos lados do sujo ou do mal lavado.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: E a questão de seu M.L.B - Movimento Liberta Buíque, acabou ou o senhor ainda continua tentando conseguir as assinaturas para apresentação de projeto de lei de iniciativa popular para diminuir o número de vagas e os salários dos vereadores?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Não! O movimento não parou!
Apenas tive que dar uma parada regulamentar, em face de doença em minha família e pelo motivo de trabalhar o lançamento de meu primeiro livro de poesias. O Movimento Liberta Buíque vai continuar e ano que vem, o projeto será apresentado. Não é possível que nosso povo engula essa de por interesse de alguns vereadores, que não mais teriam condições de se elegerem, aumentaram o número de vagas da câmara, quando se sabe, que quando se tinha nove vagas, era a mesma porcaria que é hoje com as treze que se criou.Para eleger algum que não tinha mais votos e agora, com mais uma manobra que ninguém sabia, se aumentou de 13(treze) para 15(quinze), com a mesma finalidade. Pior é que ainda tem gente de Buíque que não acredita que para o ano vai votar em 15 vagas de vereador. A questão de aumento de número de vereadores se fosse para beneficiar o município e democratizar a representatividade, até que seria positivo, mas na verdade, o que se elege é um bando de irresponsáveis, que antes de lutarem pelo interesse de suas comunidades, o que fazem mesmo, é receberem propina para aprovarem projetos orçamentários e de leis de interesse do mandante ocasional buscando assim de alguma forma, dividirem o duodécimo da câmara como bem entendem. Se com 09(nove) vereadores já era difícil, de se governar, com 15 (quinze) quem chegar ao poder, vai ser bem pior, pois só visam mesmo é vantagens para eles mesmos e o povo que se atole, se afunde, esta é a verdade.  Pior é que os bons que se candidatam, terminam por ficar de fora, e só entra mesmo, a cambada de picaretas. Briga de foice é a eleição da Mesa Diretora. A corrupção entre eles é tamanha, que o dinheiro rola solto. Ser presidente se tem a regalia de se contratar uma empresa de contabilidade que cobra um preço e recebe à metade ou menos; o procurador jurídico, o que se paga, também é rachado, fora outras falcatruas, além de verba de representação do presidente, que dobra o seu salário, que pula de 8.019 reais, para 16.038, o que é uma vergonha! Em quanto isso, muita gente hoje em dia está passando necessidades. São por essas e outras, que essas 15(quinze) vagas não podem permanecer. O nosso povo tem que se mobilizar. Na realidade, o que vemos mesmo em nosso município hoje, é um verdadeiro mar de lama estorricada.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Mas, Dr. Manoel Modesto nesta sua luta, isolada e praticamente sozinho, como o senhor pretende chegar ao poder? Mudar assim uma administração viciada e a mentalidade do povo?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Amigo, Laelson Bony eu fui forjado na luta do bom combate. Em momento algum de minha vida precisei fazer uso de artimanhas para conquistar o pouco que tenho. Trabalhei muito. Virei noites estudando e nunca pisei ninguém para chegar aonde quis. Vai ser assim, acaso tenha a honra de vir a governar a minha terra, a nossa cidade e para a nossa gente. Para se mudar o que está aí, basta que se busquem as ferramentas legais, o que está na administração pública, sem fazer uso de ilegalidades, mas com trabalho, honestidade, sempre presente com o povo, acredito que com isso, teremos sem sombra de dúvidas o apoio necessário, já que a gente vem sendo massacrado pela irresponsabilidade há tanto tempo, com certeza o caminho para as mudanças se abrirão e a mentalidade do povo vai mudando à medida que a gente vai colocando as peças nos seus devidos lugares, eliminando vícios negativos e nocivos e se trabalhando com dedicação e afinco, em favor do município, de seu povo e de sua gente. Só assim seremos capazes de mudar. Não é na continuidade dessa mesma mentalidade de sempre se tirar do que é do povo, que se vai mudar não! Temos que dar o exemplo, e que seja o bastante suficiente, o de ser honesto e trabalhar muito em favor do povo, principalmente os mais necessitados e sofridos. Esta é a minha visão de mundo e não é agora que vou mudar de forma alguma, afinal, ninguém muda da água para o vinho, porque o vinho não deixa de ser vinho mesmo misturado com a água, pois ainda assim, será vinho. A porta da abertura da corrupção de uma prefeitura está nos procedimentos licitatórios. Se fecharmos essa porta, com certeza grande parte da corrupção acabará. Temos que tomar medidas preventivas e coercitivas, na condição de administrador público, para que a coisa possa funcionar como manda a lei. A administração pública tem que ser vista como um todo e não apenas isoladamente, os cofres públicos e o gasto desordenado do que pode e do que não pode. Tem que existir critérios, inclusive, cortar as roubalheiras pela raiz de uma vez por todas.
BLOG BUÍQUE DA GENTE: Dr. Manoel Modesto, para finalizar nossa entrevista, este nosso super-papo, já que a política e os políticos em si estão desacreditados, o que o senhor diria para os eleitores e principalmente para os mais jovens?
ADVOGADO MANOEL MODESTO: Eu digo para os eleitores, que a responsabilidade de escolha que se faz, é de cada um e principalmente de todos, e esta é a razão pela qual, os eleitos são de inteira responsabilidade de quem fez suas escolhas. Se a escolha foi correta, tudo bem, se errada, cabe a cada um fazer um exame de consciência. Reclamar depois! Acredito não adiantar muito, mas a gente pode fazer diferente. Ano que vem, daqui a praticamente dez meses, temos novas eleições e por isso mesmo, vamos nos focar em Buíque como um todo. Busquem o que se vem fazendo e não fazendo a nível de, executivo pelo prefeito, a nível de legislativo, pelos vereadores e façam uma análise se eles ou alguém por eles apoiado, tem direito a seu voto. Busquem fazer um exame de consciência e vejam bem quem é merecedor de seu voto. Procure não vender seu voto a troco de qualquer besteira, porque o sujeito em quem você vier a votar vai permanecer por quatro anos no poder e você, o que recebeu pelo seu voto, pode ter ser acabado naquele momento da negociata espúria. Então que cada um tenha a devida consciência de suas escolhas, porque só assim, é que poderemos mudar de verdade! Quanto aos jovens, que já herdam também a desesperança e as práticas corruptivas, passivas, parciais ou à longo prazo! O que tenho a dizer é que não desistam da política como a arte de fazer o bem sem olhar a quem, porque vendo dessa forma, é que poderemos mudar de verdade os rumos de nossa política. O importante é quanto mais gente honrada e honesta se candidatar, melhor será para se tirar a vez dos corruptos e picaretas, que devem ser varridos de uma vez por todas da nossa política, esta é a verdade. Mudança de verdade, só tirando todos que aí estão mamando no poder, farrando com o dinheiro público e fazendo cada um deles do nosso povo de besta e de trouxa.

Muitíssimo Obrigado, sou Dr. Manoel Modesto – Advogado é a minha profissão!

Nenhum comentário: