QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

INDISCUTIVELMENTE, UM DOS MAIORES PROBLEMAS QUE ENFRENTAMOS, É A CORRUPÇÃO



     É mais do que evidente, que a crise da qual tanto se fala, não é só mérito do Brasil não senhor! – A questão, numa análise mais aprofundada e cosmopolita, atinge desde pequenos países até grandes potências, a exemplo da China, Estados Unidos e todo o Bloco Europeu e todos eles, em maior, menor grau, vem sentindo o peso de um fenômeno econômico próprio do capitalismo selvagem, que vem se alastrando em todo o mundo, inclusive os que não leem piamente pela cartilha do capitalismo puro. Mesmo que alguns desses países tentem se desligar, mas diante de uma economia globalizada, em que quem pode o mais, pode o menos, pelo visto se escaparem alguns, são bem poucos, isso se acaso conseguirem.
     O que mais puxa o descontrole do capital flutuante, é justamente a ganância dos grandes e dos ricos, sempre querendo mais, independentemente da condição humana ou não. Guerras, atos terroristas, fome e miséria que matam insensivelmente milhares de pessoas, pragas e doenças que se disseminam mundo afora, para esses conglomerados de países de um mínimo de ricos no mundo todo, pouco importa, porque o que está sempre na frente, é o dinheiro, riquezas e o lucro fácil. Quem dos ricos está pensando, nos que ainda em pleno século XXI, morrem de fome, de doenças que poderiam ser evitadas e controladas, diariamente, hem minha gente? – Alguém já chegou a se perguntar isso? – A questão mundial é mais complexa e grave do que podemos imaginar. Fazer ilações minimalistas, sem uma análise mais ampla dos mecanismos que giram no descontrole mundial, é o mesmo que não procurar se inteirar devidamente de como as coisas funcionam nesse mundo ganancioso que sempre quer tirar água de pedra em favor dos interesses de uma minoria sempre mais rica.
     A corrupção, em maior ou menor grau, não é só mérito do Brasil não senhor! – Quem assim imagina, está arredondamente enganado! – Essa praga nefasta e destrutiva, é mérito de praticamente todos os países do Planeta Terra, uns, a exemplo do nosso país, de forma mais escancarada e desavergonhada, diante de tanto mau-caratismo de grande parte de políticos salafrários e com a conivência de nosso próprio povo e da iniciativa privada associada à pública, porque se o povo quisesse de verdade, e fosse com força, à frente de luta, acabaria de vez com essa bandalheira. Basta o povo se organizar e dar um basta nessa praga, que certamente tudo isso virá à pique com toda certeza: ou pegando em armas, na base da marra mesmo, porque há de se duvidar se passivamente essa corrupção tem solução, por que na verdade não terá não senhor!
    Por mais que se criem leis e mais leis, que já as temos aos montes empilhadas ou acumuladas em programas de computador, ainda assim, não são o bastante e suficiente para ceifar de vez essa praga de gafanhotos dessa famigerada corrupção. E esta é disseminada de cabo à rabo em todos os recônditos do Brasil. Seja aqui em Buíque, ao mais longínquo município do Amazonas, não deixa de existir corrupção. Existem 5.570 municípios no Brasil. Pois bem, digamos que 70 deles, não existe corrupção, mas vá lá que ainda assim se suspeite da honestidade de quem esteja à frente administrativa de tais municípios; nesse raciocínio, digamos que 500 deles, haja leveza de corrupção e um olhar mais suspeito e, dos 5000 restantes, a corrupção é escancarada mesmo, sem dó nem piedade. Pior é que toda a população disso tem conhecimento, mas ninguém abre o bico, por omissão, medo ou porque alguns de seus familiares que fazem parte da municipalidade, de alguma forma estão sendo beneficiados, então melhor se calar para que a horda de sanguessugas e malfeitores continuem as suas práticas nefastas, do que abrir o bico e apontar com os dedos corrupto por corrupto e os seus malfeitos, o que infelizmente não acontece porque parte de nosso povo é covarde e omisso e isso a gente pode observar em cada município em que a gente vive com o fito de residência fixa, de buscar se desenvolver, educar, se fixar de vez, e criar nossa família, o que nem sempre acontece, porque a corrupção não deixa, impede que isso aconteça e muitos de debandam para outras plagas para fazer parte da corrupção ou serem humilhados e pisoteados, como meras coisas quaisquer.
    Ora, uma das maiores aberrações que tanto se faz alarde no Brasil, é a corrupção desenfreada, sem rumo, perdida na podridão, da PETROBRÁS, só que, se esquecem de vários outros focos de corrupção que pode atingir maior perplexidade do que acontece nessa grande empresa nacional. Há de se verificar também, que tais práticas corruptivas, embora alguns corruptos admitam ser um mal necessário, não é mérito tão-somente do Planalto de forma alguma. Acaso se venha a verter o olhar para os municípios, se somado tudo que é roubado descaradamente do povo, e disto todo ele tem conhecimento, se chegará a um rombo contábil e financeiro, bem maior do que o apurado chutometricamente falando, do apurado na Petrobrás. Infelizmente é nessa praga que estamos metidos e que se espera, que se chegue a um denominador comum para que os corruptos de todos os matizes, tanto os do Planalto quanto os da Planície, venham a amargar na cadeia, ver o sol nascer quadrado e pagarem pelos seus crimes, como qualquer ladrãozinho pé de chinelo que por uma quinquilharia qualquer está amargando uma pesada prisão arbitrada pela pesada mão de aplicabilidade da lei por um juiz de direito qualquer, que diz cumprir rigorosamente a lei penal, só que, ainda nesta mesma cantilena de sempre, sempre volta com maior peso, para o preto, pobre e prostituta! Diapasão antigo no jargão jurídico, mas bem atualizado em qualquer época em que se venha a viver, se acaso a coisa não mudar na marra, porque do jeito que vai, tudo vai sempre ficar na mesmice de sempre.

Nenhum comentário: