QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sábado, 16 de abril de 2016

ENFIM, APÓS DEZ ANOS, O CONCURSO PÚBLICO DE BUÍQUE VEM A SER REALIZADO



       Pelo que se comenta, mais de vinte mil pessoas se inscreveram para fazer esse concurso público de Buíque. Fui deixar minha filha esta manhã, na Vila do Carneiro e percebi a grande movimentação de veículos, tanto no sentido Buíque-Arcoverde e vice-versa, chegando ao ponto de praticamente em determinados trechos do percurso, haver até mostras de engarrafamentos isolados, mas a movimentação nesses dois dias de concurso, hoje e amanhã, com certeza vai ser grande. O interessante é que a concorrência gira em torno de apenas 352 vagas abertas, o que só vem a demonstrar o fantasma do desemprego que ronda o nosso país.
        Na realidade, esse concurso só veio mesmo a ser realizado, em função de uma Ação Civil Pública, de autoria de o Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho de Pesqueira e de lá para, depois de tanta resistência do atual gestor, de aplicação de uma multa pecuniária, que em abril de 2014, já em fase de precatório, já acumulava a cifra de 2,4 milhões de reais, foi que no final do ano passado, para ser preciso, em 31 de dezembro foi que veio a ser publicado o edital do prefalado concurso público, porque para determinados políticos sem visão, melhor contratar pessoal irregularmente que rende voto, do que promover o acesso ao serviço público através de concurso, que dá oportunidade igualitária a todos que estudam e, a depender da seriedade na condução do processo, só passa mesmo quem estudou e isto, é questão de mérito de quem se submete a um certame público dessa natureza, o que é perfeitamente justo. Pior é que os salários são modestos, sendo a maioria dos cargos a serem preenchidos, de apenas um salário mínimo, existindo também, uma minoria de cargos, que pode chegar até a 4,5 mil reais.
        Para quem fez o sacrifício de estudar e acreditar que vai ser um processo executado com lisura, é mais uma oportunidade de emprego com direito à estabilidade, porém se houve um jogo por trás de tudo isso, de cartas marcadas, aí sim, é covardia, como muito se tem suspeitado. Só espero, mais um grande número de pessoas e os concorrentes, que isso não venha a acontecer, porque estamos de olho em determinadas pessoas, que se por acaso vierem a passar nesse concurso, aí sim, terá sido na verdade um jogo de cartas marcadas e aí, para frustração de quem estudou, passou noites indormidas, não valeu à pena, porque mais de 20 mil pessoas passaram por uma fraude, um engodo, uma enganação.
      Quero acreditar que as suspeitas que pairam no ar quanto à lisura desse concurso público, não se concretizem, porque enganar mais de 20 mil pessoas, é uma tremenda irresponsabilidade das partes envolvidas na realização desse certame público, que é uma chance de se ter acesso ao serviço público, sem nada ficar devendo a ninguém, porque quando se contrata alguém irregularmente, como vem ocorrendo no momento, para ganhar um mísero salário mínimo e além do mais, ter o contratado por obrigação de votar em quem for o candidato ou candidata do prefeito, é uma grande humilhação, porque tem que ficar atrelada, muitas vezes em quem não se quer votar, não o pobre que foi contratado dessa forma, mas também, toda a sua família. Estou, juntamente com outras pessoas, atentos, para ver quem de Buíque vai ou não passar. Se determinadas cartas chegarem a passar, já poder-se-á concluir que na verdade o jogo foi de cartas marcadas e quem estudou perdeu seu tempo num concurso público que se espera seriedade em sua execução. Por isso mesmo é que espero que as coisas sejam realizadas dentro do que manda a lei, porque problemas jurídicos poderão advierem depois, acaso tudo não ocorra dentro dos ditames da lei, que tanto se burla em nosso país, só para se tirar indevidas vantagens em nome próprio ou de terceiras pessoas, esta é a verdade nua e crua.

Nenhum comentário: