QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 7 de junho de 2016

MINHA GENTE, QUE NÃO SE FAÇA DA POLÍTICA UM INSTRUMENTO DE GUERRA, DE IR ÀS VIAS DE FATO, COMO ESTÁ OCORRENDO EM BUÍQUE NA POLÍTICA ATUAL, PORQUE A POLÍTICA PASSA E AS AMIZADES DEVEM PERMANECER PARA SEMPRE.



      Estou no enfrentamento de mais uma política em Buíque. Conheço os melindres da política, melhor do que muita gente e do que muitos jovens imaginam, que sequer sabem de minha história e de minha vida. Por mim, já se passaram muitas pelejas políticas. Muitas inimizades ferrenhas se fizeram em nome da política e até se chegou a matar ou morrer por conta desta. A política é uma atividade inerente à propria sociedade, desde que se saiba conduzi-la de forma saudável e democraticamente, o que nem sempre acontece, porque existem os mais afoitos que buscam de certa forma, encarar uma opção política de alguém, como um ato de desagravo, porque não está apoiando o seu lado. 
       Nessa minha vivência política em Buíque, aprendi que o "amigo" de hoje, o que poder-se-ia dizer adversário, é o "inimigo" de amanhã, porque nessa volitilidade política buiquense, ora você está de um lado, ora de outro. Sempre foi assim desde que me entendo por gente. Fazer inimizades por causa de política, é coisa para desmiolado e gente burra. Sempre percebi, que os que lhe afagam hoje, como já aconteceu comigo em várias fases de minha vida, são os que logo mais na frente, vão lhes dar às costas e pior, ficarem seus inimigos de verdade. Muitos dos que hoje lhes afagam, dão um sorriso só para mostrar os dentes, logo mais, poderão estar de cara enfezada, sorriso cerrado, e é isto que mais acontece nesse meio. Então indago: vale à pena fazer inimizade por conta de política?
       Vejo no facebook ou no WatsApp, muitos jovens, me faltarem com o respeito e com muitas outras pessoas, só porque não estão apoiando o lado de uns ou de outros e isso, não é uma boa coisa para um preparo democrático de respeito mútuo para os mais jovens e alguns desavisados de minha própria idade, que não respeitam ninguém e isso, não se pode tolerar. Muitos sequer sabem da história de alguém, mas dizem todo tipo de xispas contra àquela pessoa, como se fora um marginalizado qualquer, mas não é assim que a banda toca do lado de cá. Os políticos no geral, logo que ganham, a primeira coisa que esquecem são daqueles que mais bajularam, que mais puxaram o saco e babaram ovos, com algumas exceções de políticos que cumprem com os compromissos assumidos com o seu grupo de apoio e com a administração pública, ao chegarem ao poder, que na verdade são raros, mas ainda existem políticos desse naipe.
          Nunca ganhei absolutamente nada com política. Sempre busquei fazer o que gosto, o que está dentro de minha vontade e de minha formação de vida. Faço política porque a tenho escorrendo dentro de minhas veias, o sangue vermelho da vida, que é o nutriente essencial de nosso viver. Então minha gente, que cada um possa fazer a sua festa, desde que dentro da lei e sem exageros, que tudo isto é extremamente saudável para a democracia. Agora, o que não vale, são as exacerbações exageradas, que a partir do momento que você escolhe um lado em Buíque, já passa a ser visto com outros olhares, com uma cara enfezada, como se o sujeito, o amigo, passasse a ser um inimigo figadal, e isso é coisa de gente completamente despreparada para a vida e para viver democraticamente respeitanto as escolhas, as opções de cada um de nós e isso, camaradas, é completamente inaceitável. Vejo até jovens e gente mais amadurecida, que sequer me conhecem, me desrespeitarem no facebook, por isso mesmo, trato logo de bloquear para não polemizar com certos imbecis que nem bem conheço ou do contrário, mesmo que tenha sido amigo de seus pais, eles, desrespeitosamente, nem isso levam em consideração e política não é isso. A boa discussão é saudável à toda e qualquer comunidade, qualquer meio social. Então vamos acabar com essa de fazer da política uma trincheira de guerra, porque no frigir dos ovos, não vai levar nada de saudável a ninguém. Filosoficamente, a política é a arte de se implementar as transformações sociais necessários ao povo, sempre se buscando fazer o bem, sem olhar a quem. Sei que é difícil se ver dessa forma, mas pelo menos, vamos tentar, minha gente! - Sei que a política de Buíque, sempre foi um jogo sujo, mas vamos ver se a gente tenta mudar isso, pelo menos pela primeira vez!

Nenhum comentário: