QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

BUÍQUE, 163 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA E 265 DE FUNDAÇÃO, BUSCANDDO FIRMAR A SUA HISTÓRIA


    O que me faz ter orgulho de ser buiquense, é pelo simples fato, de ter minha terra, uma  história rica, profícua, enternecedora e que tem muito a contribuir para o nosso presente e um futuro bem melhor que haverá de vir.
    O fundador de Buíque, foi um alagoano de Penedo, Félix Paes de Azevedo, um fazendo do período da colonização brasileira, que tinha uma imensidão de terras que adentrata até o estado de Alagoas, que na época, ainda fazia parte de uma só divisão com o nosso Estado de Pernambuco. Então por iniciativa desse fazendo, que doou mil braças de uma área quadrada, dentro de suas terras, para construção da capela de São Félix de Cantalice, foi que teve início a partir de 1752, a fundação do povoamente de nossa terra, em torno da capela, tendo na época a denominação de Campos de Buíque, vindo, ao ser emancipado em 12.05.1854, passou a ter o nome de Vila Nova de Buíque, desmembrando-se do município de Garanhuns, que também englobava a área de Águas Belas. Então nós temos uma rica história a ser mostrada, embora não se tenha registro em documentos, o que tem dificuldade a realmente se identificar com maior clareza os mais importantes fatos históricos de nossa terra.
   Na data de hoje Buíque completa 163 anos de emancipação, embora tenha 265 de fundação. A confusão históricão na questão de datas de Buíque, ainda hoje, tenho alguma dúvida, porém o mais crível é que sua emancipação se deu mesmo em 1854 e não em 26.05.1893 ou 1904, porque não teria a menor lógica, em Pedra tendo sido filha de Buíque, ter feito um centenário de emancipação, enquanto Buíque, à época, ainda não chegara a issok, embora tenha sido a terra-mãe do município da Pedra, que ainda hoje é conhecida como Pedra de Buíque. Então a firmação da data de emencipação de Buíque em 12.05.1854, pela Lei Provincial nº 337, é realmente e versão mais crível a ser delimitada para justamente se firma como data de aniversário de nossa terra.
     Outro fator que pouco se sabe também, é sobre o seu fundador, Félix Paes de Azevedo, a não ser, o de ele ter doado mil braças quadras de terras, para a construção da capela de São Félix de Cantalice, mas sequer um foto dele se tem, o que deveria ser motivo de estudo para se saber mais sobre o nosso fundador, de sua vida, sua história e claro, se homenagear com mais reconhecimento, não se limitando apenas com um nome de rua, que é muito pouco para quem deu origem a um município há 265 anos. Então minha gente, Parabéns Buíque pelos seus 163 anos de emancipação política e os 265 de fundação. Hoje estamos de festa, e a história, nosso passado é muito importante para nos firmarmos no presente e delinearmos o futuro de nossa terra e de sua gente.      

Nenhum comentário: