QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

UM DEPUTADO DE BUÍQUE, POR QUE NÃO!? - OU SÓ QUANDO AS GALINHAS CRIAREM DENTES?



     Gerou muita discussão uma frase que emplaquei na rede social Facebook, em minha página, de que “BUÍQUE SÓ IRIA TER UM DEPUTADO, QUANDO AS GALINHAS CRIASSEM DENTES”. O fiz, digo com sinceridade, de propósito, parafraseando minha mãe enquanto viva, eu criança de tenra idade, morando ainda, no Sítio Cigano, em Buíque, onde nasci e, falando de veículos automotores, costumava dizer minha mãe, lembro bem, comentar que “um carro só chegaria lá, no sítio em que vivíamos, quando as galinhas criassem dentes” e eu, na minha inocência, ficava abrindo os bicos das galinhas, para ver se já tinham criado dentes!  - Daí, a minha comparação, que de certa forma, tem um fundo de lógica. Na época, o comentário de minha mãe, se fazia sentir, porque o acesso onde a gente morava lá naquele sítio, era de enormes proporções de dificuldades, mas atualmente, um veículo consegue chegar até o sítio onde nasci, sem que as galinhas tenham criado dentes, mas com relação à política buiquense, resolvi fincar o pé, de que “aqui só terá um depurado da terra”, quando “as galinhas criarem dentes”.
    O trocadilho implica em dizer, que nunca iremos ter um deputado de nossa própria terra, isso porque, a natureza das galinhas, mesmo pelo princípio do evolucionismo de Charles Darwin, jamais permitirão que as galinhas venham a criar dentes, porque é a natureza dos galináceos. Então olhando por esse ângulo, jamais vamos ter um deputado eleito filho de nossa própria terra, o que é perfeitamente lógico, eis que, é costume os políticos locais, se dividirem e escolherem seus próprios candidatos e, ao invés de se eleger um daqui mesmo, preferem eleger os de fora, que pouco compromisso tem tido com a nossa terra, não querendo, claro, generalizar de forma alguma. Agora, para eleger qualquer um, é até melhor que se eleja alguém de fora mesmo, o foco é o fato de que, em municípios menores, existem deputados eleitos do próprio torrão, em alguns casos, à peso de ouro e quebrando o próprio erário do lugar, como ocorreu com um vizinho município, entre outros.
      Busco me tomar como exemplo, cidades tipo Alagoinha, bem menor do que Buíque, porém, já teve o seu deputado estadual, Nino Galindo; Itaíba, Claudiano pai e filho; Tupanatinga, com o Paulinho Tomé, embora tenha sido uma eleição caríssima e não esta tendo o retorno merecido, mas elegeu um deputado e vejam, que até 1964, essa última cidade era Santa Clara, distrito de Buíque. Então, se temos uma média de 38 mil eleitores, por qual razão não se elege um deputado de nossa própria terra, não apenas um deputado numa seara política que se tem, mas uma pessoa de responsabilidade e envergadura política para servir e lutar pelos nossos próprios interesses. A questão maior, é que certa feita, fiz questão de contar na folha de votação de Buíque, da Justiça Eleitoral, e pude perceber, que aqui já se chegou a ser votado, cerca de duzentos candidatos de fora e isso, é um tremendo absurdo.
     Olha gente, com a média de 38 mil eleitores inscritos que temos, numa legenda baixa e se acaso houvesse uma união de forças nesse sentido (não precisa ser todo mundo), a gente com toda certeza, elegeria um deputado, buscando alguma sobra noutros municípios. Se sempre tiraram os votos daqui para fora, por qual razão não buscar os votos que faltam para eleger um filho nosso, deputado estadual?

       Em Pesqueira mesmo, o ex-prefeito João Eudes, foi eleito com uma média de 22 mil votos, mas só de sua cidade, lhes foi destinado 18 mil votos, o restante veio de fora. Então o que falta para Buíque, se existe noutros municípios como Tupanatinga, Alagoinha e Itaíba, hein!? – Vamos nos dar uma chance a nós mesmos, minha gente! – Chega dessa ladainha de votar em alienígenas, se a gente tem condições de eleger nosso próprio deputado filho de Buíque, por que votar nos candidatos de fora? – Não estou com esse argumento, querendo mexer em vespeiro político nenhum. Longe de mim. Estou apenas questionando e levantando um problema que é nosso, uma questão do porquê Buíque, com sua história, seu valor regional, até agora não ter tido o seu deputado, ou será que isso só vai acontecer mesmo quando as galinhas criarem dentes, hein minha gente?

Nenhum comentário: