QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

domingo, 15 de outubro de 2017

OFICINAS DO SESC PELO BRASIL EM BUÍQUE


     Estou fazendo mais uma oficina patrocinada pelo SESC-LER de Buíque, dessa vez, sobre dramaturgia. Tendo sempre participado desses eventos de ensinamentos culturais promovidos por essa instituição privada, mantida pelo comércio nacional, que de certa forma, embora de curta duração, cada uma dessas oficinas sempre deixa algo a mais no aprendizado de cada um dos participantes, o que é deveras gratificante.
     Acredito que já participei de umas cinco dessas oficinas, que vem desde literatura, cordel, leitura, como escrever um livro e agora, sobre dramaturgia, iniciado no dia de ontem (sábado à noite), a partir das sete horas. Veio um professor da área, escritor, dramaturgo e roteirista, especialmente para proferir a oficina que vai se prolongar até o dia 17 deste mês (terça-feira), em que nos dará algumas dicas de como formar uma dramaturgia através de um roteiro escrito, encenação e interpretação. É mais um nicho, com toda certeza, de aprendizado para minha pessoa.
       Infelizmente, não só aqui em nossa terra, mas em praticamente todos os lugares, as pessoas, apesar de se ter uma oportunidade, mesmo mínima que seja, de aumentar ainda mais o conhecimento da gente e isso, não sensibiliza nem parte da população, tampouco da estudantada e se fica limitado a menos de dez pessoas cada uma dessas oficinas das quais tenho participado, o que é lamentável do ponto de vista da falta de interesse de nosso povo em querer aumentar um pouco mais os seus conhecimentos em algumas áreas de saber da humanidade, daí que, hoje temos cada vez mais uma multiplicação de mentalidades distorcidas, que sequer aprender a interpretar e perceber o que está acontecendo ao seu derredor, o que é intrigante, sobretudo no estágio político deplorável com o qual nos defrontamos no momento atual.
     Mesmo assim estamos lá. Eu e mais umas seis pessoas e vou até o fim, como tenho feito nas demais oficinas das quais participei. É lamentável que não tenha mais pessoas interessadas e participantes, até porque, o SESC dispõe de uma professor de artes, que veio do estado de São Paulo, a exemplo de uma outra escritora, alguns meses passados, que veio do Rio Grande do Sul, para ministrar uma oficina de como se estruturar uma escrita, um conto, uma prosa, uma poesia.

    Por isso mesmo é que não vamos deixar de ser eternos alienados e muitos de nossos compatriotas por isso mesmo, tem que bater panelas pela ditadura militar, por ou um de seus títeres nazi-fascistas da vida, que possam vir a representá-los e afundar ainda mais o Brasil, ou por um almofadinha qualquer que nunca fez nada na vida, a não ser gozar a vida em Paris, Estados Unidos, especialmente nos cassinos de jogatina, em Las Vegas, os “dórias” da vida mundana, que sequer sabem ser prefeito da maior cidade da América do Sul e quer se tornar presidente. Então minha gente, enquanto estivermos alheios a tudo e a todos os movimentos cultuais, nunca se vai sair desse atoleiro de areia movediça em que o Brasil se encontra. E viva o SESC pelas suas iniciativas culturais!

Nenhum comentário: