QUEM REALMENTE SOU

Minha foto
BUÍQUE, NORDESTE/PERNAMBUCO, Brazil
A VERDADE SEMPRE FOI UMA CONSTANTE EM MINHA VIDA.

terça-feira, 3 de outubro de 2017

TEMOS QUE ATURAR MENTIRAS, ÀS VEZES, PARA NÃO PERDER A TERNURA, TAMPOUCO AS ESTRIBEIRAS


        Em nossa profissão de advogado, a gente sempre vai estar se deparando com farsas e mentiras no nosso dia a dia. Uns porque são mentirosos inveterados por formação; outros em face de quererem se manter no pedestal das vaidades e aí, é coisa para quem gosta de aparecer somente para ser foco dos holofotes, mas a realidade de cada um desses militantes do direito, a gente sabe que as suas condutas são aéticas, imorais e tortuosas.
        Quando a gente defende um lado processual, mesmo que seja mentira, mas aí é de nosso constituindo, ao abraçar a causa, se tem que defender a versão por ele apresentada, a não ser que seja extremamente cabeluda, então aí é hora de se dar um freio de arrumação, para que se possa levar adiante a conversa daquela parte que estamos a defender. Isso não significa em dizer, que estamos com a verdade absoluta, mesmo na Justiça, porque se pode transformar uma mentira em verdade e vice-versa e, claro, com a chancela do direito e da funcionalidade da Justiça, se pode perder ou ganhar uma causa. O que na verdade existe é muita manipulação e isso, mesmo aos olhos de advogados, de um juiz de direito e de um promotor de justiça, passa de qualquer jeito, contanto que esteja nos autos, afinal de contas, o que não está nos autos, já determinou o direito, não pode ser levado em consideração, porque não existe para o mundo jurídico, o que é um preceito correto, mas se fatos novos e notórios vierem a surgir, necessariamente, os rumos de um processo tem que ser mudados, senão ao invés de justiça e pacificação social, injustiça flagrante estará sendo feita.
        Nessa nossa área existem também profissionais, até por que a cada dia a tendência é se multiplicar em face de tanta gente nova se formando, vários cursos surgindo de qualquer forma e assim, com toda certeza, vai chegar um tempo, que certamente, vai ter mais advogados do que clientes e aí, não há como se viver única e exclusivamente da profissão. Eu mesmo, se o tempo retroagisse, não faria mais direito, não que odeie a minha profissão, isso não! – Entretanto, pelo que venho observando ao longo desses 27 anos de batente, não há como encarar com seriedade muitos profissionais da área e a profissão em si, que serve mais como suporte, para quem quiser queimar as pestanas durante uns quatro ou cinco anos estudando diuturnamente, para se submeter a um bom concurso público, que ainda é um dos grandes atrativos da profissão, senão, não mais faria direito se o tempo volvesse. Poderia fazer medicina, para salvar vidas, se bem que, é uma profissão também, muito estressante, e que pode deixar muitos desses profissionais, em depressão Crônica, mas isso também, é um mal do advogado, principalmente quando se depara com autoridades que ele tem que manter ligações no dia a dia, pode chegar a um desgaste e vir a passar por esses mesmos males do ser humano.

        No meu caso, não estou mais para brincadeiras, mas sim, agir com respeito, porém sempre combativo, como sempre fui, durante todo esse tempo e não tenho mais muito espaço na linha temporal para poder galgar novos espaços. Não sou daqueles que pode se ufanar em dizer: o que vier é lucro. De forma alguma. Daqui para a frente, não que se possa dizer que se vá viver num mar de calmaria, porque a vida em si mesma, é extremamente agitada, sobretudo para quem não se conforma em ver valores que deveriam ser respeitados, virem a ser vilmente violentados, encarados com leviandade e num mundo em que, mentirosos se tornam verdadeiros e estes, em mentirosos. À bem da verdade, muita coisa se inverteu neste mundo terreno, que ninguém viverá para semente, mas de minhas convicções, mesmo que venha a ser minoria, não posso jamais abrir mão. Vão comigo para aonde tiver que ir!

Nenhum comentário: